Como já deves ter percebido pelos últimos artigos do blog, eu gosto mesmo muito do Natal. A partir de meados de Setembro, início de Outubro, já começo a pensar no Natal e no que tenho de fazer e nos nossos hábitos natalícios. Mas, por norma, só começo a pôr tudo em prática depois dos anos do meu marido, que são a meio de Novembro. Depois do aniversário, ponho a 5ª mudança e entro em velocidade cruzeiro 😁
Podes pensar que é muito cedo para nessa altura começar já a comprar presentes ou mesmo fazer a árvore de Natal, mas todos gostamos muito do Natal e e vivemo-lo com bastante intensidade. Além de que gosto de fazer tudo com bastante antecedência (se queres uma ajuda para organizar o teu Natal, não deixes de ver o Kit Natal sem Stress). Talvez por sermos uma família pequena, gostamos mesmo muito de tudo o que envolve o Natal: decorar a casa, embrulhar os presentes, fazer a árvore… Enfim, posso dizer sem exagero que deliramos com esta época.
Ao longo do tempo, fomos criando alguns hábitos natalícios, que já não dispensamos a cada ano. Os miúdos já sabem que é altura de ler histórias de natal, tal como temos sempre bolachinhas feitas por nós e vamos sempre dar uma volta por Lisboa para ver as luzes.
Fazer a árvore em família
Em casa dos meus pais, como, provavelmente, em casa de muitos portugueses, a árvore era feita a 1 de Dezembro. No entanto, ainda antes de ter crianças, eu e o Hugo começamos a pensar que a podíamos fazer mais cedo. Se gostávamos tanto de ter a árvore na sala, porque não? E, assim, tornou-se um hábito nosso fazer a árvore antes de Dezembro começar. Tento que seja logo no fim de semana a seguir aos anos, umas vezes é mais cedo, outras vezes um pouco mais tarde, mas temos árvore e decorações antes do Dezembro começar. Ao fazer a árvore de Natal, tentamos sempre que seja uma atividade em família. Quando eram mais pequeninos, os miúdos adoravam colocar as bolas na árvore. Agora, o meu filho já acha que é uma tarefa um bocadinho enfadonha, mas continua a participar.
Calendário do Advento
O hábito de fazer o calendário do advento surgiu quando ainda os meus miúdos eram bem pequenos e vi que eles gostaram tanto que passei a fazer todos os anos. Todos os dias, ou quase todos, de Dezembro têm uma atividade diferente relacionada com o Natal, que culmina no dia 24 com a abertura das prendas. Torna os dias mais divertidos e as crianças gostam de tentar descobrir a atividade do dia seguinte.
Queres saber como criar um calendário para a tua família? Vê o artigo Calendário do Advento – Como criar um.
Fazer Bolachinhas de Natal
Eu gosto de chá e, consequentemente, gosto de bolachas. Se calhar não é bem assim. Gosto de bolachas porque sou gulosa 😂 E se qualquer motivo é bom para fazer bolachinhas, o Natal é uma ótima razão. Comecei a fazer bolachinhas de Natal quando a Sara era muito pequenina e tornou-se uma tradição nossa. Depois, o Miguel também começou a ajudar e sempre gostaram muito os dois de escolher a forma da bolacha e depois de as decorar com pintarolas coloridas.
As bolachinhas também podem ser uma boa prenda para oferecer às educadoras ou às professoras e auxiliares. Queres ideias de prendas? Vê 8 Ideias de Prendas Caseiras ou Sugestões de Prendas de Natal.
Sessão Fotográfica
Começamos com este hábito para ter uma recordação dos vários natais e também para registar o crescimento dos miúdos. Tornou-se mesmo uma atividade que está sempre presente no nosso calendário do advento. Quando falo em sessão fotográfica falo de uma sessão caseira, não de sessões com fotógrafos profissionais. É claro, que também pode ser uma experiência muito engraçada, mas mais dispendiosa.
Aqui a ideia é mesmo pegar na máquina fotográfica ou no telemóvel e tirar umas quantas fotos em família. Sempre tiramos em casa, junto da árvore de natal. Mas o ano passado resolvemos ir para o exterior e o resultado ficou muito bom. Fomos para um jardim perto de casa, que tem muitas árvores, bastante altas e cheias de musgo, levamos a máquina e o tripé e tiramos umas quantas fotos.
Não tínhamos roupas iguais, mas conseguimos conjugar uns vermelhos aqui e ali e ficaram umas fotos muito bonitas para oferecer à família.
Passeio para ver as luzes de Natal
Eu sou lisboeta e, para mim, as luzes de Natal sempre tiveram um significado especial. Adoro ver a cidade toda iluminada e quando era pequena ia sempre à Baixa ver as iluminações com os meus pais. Agora que moro um pouco mais longe, não deixo de lá ir para ver como são as iluminações a cada ano. É um ótimo passeio de fim de semana!
Mas não é só Lisboa que tem decorações bonitas. Há cada vez mais cidades que valem a pena visitar nesta altura.
Ler histórias de Natal
Ler sempre foi algo que gostamos de fazer com os miúdos antes de ir para a cama. Claro que hoje em dia, eles já lêem sozinhos os livros deles, mas, nesta altura, do ano ainda gosto de me sentar no sofá, escolher uma história de Natal e ficarmos os três juntinhos a ler. Há livros com histórias muito bonitas sobre esta altura do ano. Podes encontrar estas na Wook.
Quais são os hábitos natalícios da tua família? Conta-me tudo na caixa de comentários mais abaixo.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤