Qual a melhor plataforma para vender em 2ª mão?
Ao longo dos anos já vendi muitas coisas em segunda mão. Vendi, principalmente, artigos de bebe, brinquedos e mobiliário. Acredito mesmo que a economia pode ser circular e o que já não me serve a mim, pode servir a outra pessoa (desde que esteja em bom estado). Vendi sempre pelo OLX e com entrega em mão. No entanto, as novas aplicações que surgiram, como a Vinted e a Wallapop, trouxeram novas possibilidades e o mercado tornou-se mais vasto e mais dinâmico. Haverá uma plataforma melhor do que a outra? Mostro-te, de seguida, os pros e os contras de algumas das plataformas mais populares para vender em 2ª mão.
Há determinadas fases da nossa vida em que temos objetos que já não nos são úteis. Seja porque mudamos de casa ou mesmo de país, seja porque os filhos cresceram e todos os objetos antes tão necessários, agora são obsoletos. Se conseguirmos vender esses artigos será positivo tanto porque libertamos espaço, como porque conseguimos fazer algum dinheiro com a venda. E algum dinheiro extra é sempre bom. Por isso, considero estas plataformas de venda online muito úteis. Tanto para quem vende, como para quem compra, que, consegue por um preço muito mais simpático, artigos que de outra maneira seriam bastante mais dispendiosos.
Apesar de considerar que as vendas com entrega em mão têm mais condições para o sucesso, a verdade é que a possibilidade de enviar os artigos vendidos através de transportadora faz com que o nosso público se torne mais vasto. Conseguimos ter a segurança de que a peça é enviada corretamente, além de que o custo é calculado pela própria plataforma e fica sempre a cargo do comprador. Visto já existirem várias plataformas para vender em 2ª mão online, penso ser importante perceber quais as vantagens e desvantagens de cada uma, do ponto de vista de quem vende.
OLX
O OLX é uma das plataforma de venda online com mais tempo no nosso país. Acho que se pensarmos em vender algo, pensamos automaticamente no OLX. Infelizmente, com o passar do tempo foi começando a ser associado a burlas (não relacionadas diretamente com o OLX, mas feitas a partir de artigos à venda nele). No entanto, se tivermos atenção às mensagens que recebemos é uma plataforma bastante fácil de utilizar.
Vantagens:
- Não pagas comissão pela venda.
- Os artigos estão divididos por várias categorias, sendo que há muitas categorias disponíveis.
- É pesquisável por localização.
- Podes ser avaliado, enquanto vendedor.
Desvantagens:
- O feedback da avaliação não é quando o comprador a quiser fazer. Só pode ser feita depois de receber um email na caixa de correio. Este sistema pode levar a que muitas pessoas não avaliem o vendedor.
- As mensagens estão integradas no site ou aplicação e recebes um email com a notificação. No entanto, tens de entrar na aplicação/site para ler a mensagem.
- Apesar de já existir a Entrega OLX, através dos CTT, a entrega dos artigos é da total responsabilidade do vendedor.
- Os pagamentos também são extra plataforma, dependendo do acordo feito entre vendedor e comprador.
Vinted
A Vinted começou por ser uma plataforma para destralhar a roupa a mais no guarda-roupa, mas rapidamente passou também a ter artigos relacionados com crianças, artigos para a casa, entretenimento (jogos, livros, musica e vídeos) e artigos para animais. É também de bastante fácil utilização, como o são todas as plataformas.
Vantagens:
- Consegues pesquisar por marca.
- Consegues também personalizar a tua pesquisa através do teu tamanho, marca e categorias preferidas.
- O envio está relacionado com a plataforma, sendo a própria plataforma a calcular o valor final do artigo (com a entrega já incluída).
- O pagamento também é gerido pela plataforma. Podendo ser escolhida a opção transferência bancária ou cartão. No entanto, nem comprador nem vendedor têm acesso a esses dados.
- É possível avaliar o vendedor, mas também o comprador.
Desvantagens:
- Não sabes a localização do comprador. Podes estar a vender para França sem perceberes logo isso.
- O vendedor não tem tanta proteção como o comprador. O comprador pode experimentar durante 2 dias o artigo. É justo. No entanto, também pode alegar que não recebeu o que estava à espera ou que o artigo não estava em condições, sem que seja possível que isso seja verificado. Nesta situação, o vendedor não recebe o valor da venda e fica sem o artigo.
- Não é possível fazer entregas em mão.
- Tem a possibilidade de se pagar um pouco mais para existir uma taxa de proteção ao comprador, o que torna a venda mais segura. Porém é mais um extra a acrescentar ao valor final da peça.
Wallapop
A Wallapop surgiu no nosso país algum tempo depois do aparecimento da Vinted e funciona de modo muito semelhante. Como novidade, tem agora a opção de puderes encontrar-te pessoalmente com o comprador, mas continuando a fazer o pagamento pela plataforma.
Vantagens:
- Tem muitas categorias pesquisáveis nas quais podes inserir os teus artigos.
- Tem uma área que mostra os artigos mais pesquisados na zona onde moras.
- É possível pesquisar por hastag.
- É mais fácil visualizares os artigos que tens à venda do que na aplicação da Vinted.
- Tem um sistema de avaliação do vendedor, mas também do comprador.
- É possível encontrares-te fisicamente com o comprador.
Desvantagens:
- É cobrado para a entrega ser feita num ponto de recolha.
- O vendedor não tem tanta proteção como tem o comprador, tal como acontece na Vinted.
- Não aceita Paypal como pagamento (o que seria uma segurança tanto para o vendedor como para o comprador).
- As garantias de segurança têm um custo adicional.
Market Place do Facebook
O Market Place do Facebook já foi criado há algum tempo e funciona de modo semelhante ao OLX. Tem diversas categorias pesquisáveis, sendo possível anunciar imóveis para venda ou arrendamento. Tem a grande vantagem de estar integrada numa rede social.
Vantagens:
- Tem-se facilmente acesso a uma vasta rede social, com milhares de potenciais clientes.
- A divulgação do produto é fácil por esta estar inserido numa rede social, logo tem uma vasta audiência.
- Não há comissões sobre as vendas.
- Integração de mensagens numa só aplicação. Não é necessário instalar mais aplicações porque se faz tudo na aplicação do Facebook. É possível também utilizar o Whatsapp ou o Direct do Instagram como canal de conversação.
- O Facebook tem muita informação sobre os interesses dos utilizadores, conseguindo assim segmentar melhor os produtos a apresentar aos utilizadores.
Desvantagens:
- Como as outras plataformas, os produtos apenas estão disponíveis a quem está registado no Facebook.
- O pagamento não pode ser feito pela plataforma.
- O envio também é feito totalmente à parte da plataforma.
- Não é anónimo. Visto estar ligada à rede social, poderá acontecer que a tua publicação apareça no feed dos teus amigos e conhecidos senão tiveres atenção e ativares o botão que oculta o anúncio dos teus amigos.
As plataformas de venda de artigos em 2ª mão são semelhantes em alguns pontos. No entanto, cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Não me parece que haja uma melhor do que a outra, visto que o sucesso da venda depende bastante do tipo de artigos que estás a vender. Depende também do modo como preferes fazer as tuas vendas (presencial ou tudo online?).
Ainda tens dúvidas sobre como usar estas plataformas com receio de burlas? Vê aqui: Como proteger os teus dados pessoais.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
2 comments
Boa tarde, Irene.
Existe alguma forma de pesquisar artigos para comprar na Vinted que sejam apenas de vendedores em Portugal?
Muito obrigada.
Ana
Olá, Ana!
Penso que não. Pelo menos já tentei de várias encontrar e não me aparece nada.
Acho que seria um filtro bastante útil de existir na aplicação.
Beijinhos,
Irene