Nem sempre as atividades mais caras são as atividades que mais entusiasmam os mais pequenos. Isto é visível desde tenra idade. Quem nunca viu o seu bebé trocar o brinquedo colorido por uma caixa de cartão ou tampa de panela? Muitas vezes a simplicidade é a chave. Por isso, na hora de escolher atividades para entreter as crianças podemos ter isso em mente. Se forem atividades gratuitas ainda melhor.
É claro que há muitas atividades pagas que se justificam (uma ida à Kidzania, ao Jardim Zoológico ou ao Oceanário) e que as crianças vão gostar muito. Porém, numa altura em que tudo está caro, podemos também poupar, na altura de pensar em atividades a fazer com as crianças. Há muitas experiências giras e gratuitas que vão também proporcionar bons momentos em família e deixar boas memórias. Vê algumas sugestões:
Jogar basquetebol / futebol
Em muitos locais, há campos de futebol e de basquetebol. Basta ter uma bola e vontade de jogar e consegues um programa animado com os mais pequenos.
Ir a um museu (museu do dinheiro)
A ida a um museu é sempre um programa familiar aliciante, mas pode ficar bastante dispendioso, mesmo quando há o bilhete familiar. Porém, há vários museus que têm entrada gratuita não só para os mais pequenos, como também para os adultos. Alguns museus e monumentos têm dias específicos para não pagar a entrada, noutros casos, não pagas se fores residente no respetivo concelho. Podes ver aqui uma lista com essas informações.
Ir a uma biblioteca
Para mim, uma biblioteca é um pequeno paraíso e uma ótima ideia de passeio com os mais pequenos. Não se paga nada, estamos rodeados de livros e é possível navegar de um mundo secreto para outro. Muitas bibliotecas têm também atividades programadas para os mais pequenos.
Ir a um mercado
Um programa familiar pode ser muito mais do que uma ida ao cinema ou a um museu. Um passeio em família também pode ter como intuito dar a conhecer o mundo aos mais pequenos. Um mercado, cheio de pessoas diferentes, cores e cheiros, pode ser um sítio muito interessante para levar os mais pequenos. Conseguem ver de outro modo os alimentos e ter uma experiência enriquecedora.
Fazer uma viagem de autocarro / comboio / metro
Os transportes públicos podem não parecer uma experiência por aí além. No entanto, há muitas crianças que nunca andaram de metro ou de comboio. E é uma experiência que adoram.
Olhar as estrelas
Mais gratuito do que esta experiência não é fácil de encontrar! Só têm de parar e levantar os olhos para o céu. Claro que as estrelas serão mais visíveis num local com menos luzes, mas podes sempre aproveitar uma noite de umas férias de Verão para fazerem uma observação das estrelas.
Fazer um piquenique
Fazer um piquenique pode requerer alguma logística para quem o prepara, mas é uma atividade em família bem divertida. Pode ser feita na Primavera ou no Verão e há tantos parques disponíveis para isso. É claro que é mais ou menos gratuita porque terás de levar comida, mas vale bem a pena.
Ir a um parque infantil
Se na zona onde vives, tens variedade de parques infantis, experimenta ir a um diferente do habitual. Um novo escorrega ou um novo baloiço podem fazer as delícias dos mais pequeninos.
Ir a um Jardim, como o Parque Serralves ou o Jardim Calouste Gulbenkian
Passear só por passear, ver as flores e as árvores e os animais pode ser uma atividade em família bem mais interessante do que parece. Aproveita os espaços verdes à tua volta para falar e brincar com os mais pequenos.
Visitar uma quinta pedagógica
Um dos programas que mais gostava de fazer quando os meus filhos eram pequeninos era ir à Quinta Pedagógica dos Olivais. É um espaço muito bem cuidado, em que os mais pequenos têm contato com vários animais. Podes ver aqui mais locais como este.
Praticar exercício físico ao ar livre
Habituar os mais novos a praticar exercício físico é muito importante, tal como é importante que o façam em família para que as crianças percebam que é algo para fazer ao longo da vida. Pode ser andar de bicicleta, correr, caminhar, fazer ginástica desde que o façam em família. Mais vantagens? Apanham sol, respiram ar puro e é grátis.
Passear pelo centro histórico da cidade
O rebuliço de uma grande cidade pode ser algo diferente para os mais pequenos, principalmente se viverem na periferia ou mesmo no campo. Levá-los a conhecer o centro histórico da cidade mais próxima pode ser uma atividade muito divertida. Mesmo sem visitas a museus ou monumentos, podem ficar a conhecer o coração da grande cidade, calcorrear os passeios, ver pessoas diferentes, sentir cheiros novos.
Já estás a pensar que as férias de Verão estão a chegar e são muitos meses com os miúdos em casa? Vê aqui mais ideias, algumas também são atividades gratuitas: Atividades de Verão – Vamos entreter os miúdos?
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤