Sempre tive um cabelo forte, cheio de volume e encaracolado. Tal como em muitas outras coisas que damos como garantidas na vida, sempre olhei para o meu cabelo como algo que não iria mudar. Podia ter percebido os sinais de que isso não seria assim ao olhar para a minha mãe. Também ela tinha um cabelo forte e volumoso na juventude e quando chegou aos 40 anos começou a ir tendo cada vez mais queda de cabelo. Se tivesse estado mais atenta poderia ter feito algo mais cedo para combater a minha queda de cabelo. Também sofres com queda do cabelo? Apesar de muitas vezes as causas serem hormonais ou mesmo genéticas, há alguns cuidados que podemos ter na nossa rotina diária para evitar que caia demasiado.
O Meu Caso
O meu cabelo começou a cair mais talvez há uns 2 anos, quase a coincidir com o início da pandemia, mas não dei muita importância. Ah, deve ser do Outono! Ah, deve ser da mudança da estação! Até que realmente percebi que aquela queda não era normal e que tinha de fazer alguma coisa. Acredito que os shampoos fazem efeito e procurei shampoos para fortalecer, mas calculei que precisava de algo mais. E procurei por algum tipo de suplemento ou vitaminas que ajudasse a combater a queda do cabelo.
Depois de investigar e ler bastantes reviews/críticas, decidi investir numas capsulas: o Cistitone Forte. Estas cápsulas ajudam a fortalecer tanto o cabelo como as unhas e ajudam na queda de cabelo, seja sazonal, seja por outras agressões. Também li bastante críticas favoráveis ao Ecophane, mas optei pelo Cistitone. O Cistitone tem L-Cistina (um aminoácido essencial para o crescimento e a reparação da queratina do cabelo e unhas), tem também L-Glutationa (que exerce uma função anti-oxidante), Cobre, Zinco, Vitaminas B5 (que ajuda a fortalecer o cabelo na raiz) e B6 (que ajuda a ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que faz com que os cabelos cresçam mais e mais fortes).
Eu acabei a última caixa há alguns dias (o ideal é fazer o tratamento durante 3 meses) e, efetivamente, noto melhorias. Aliás, já notava melhorias há algumas semanas. Na realidade, o cabelo não parou de cair. No entanto, é natural perdermos cabelo todos os dias (cerca de 100 fios de cabelo). Não é natural é ser em quantidades muito grandes. Noto também diferença nas unhas. Não que eu tivesse as unhas muito fracas ou quebradiças, mas agora estão bastante mais fortes. Penso que se o cenário se mantiver assim, na altura do Outono vou voltar a fazer o tratamento para prevenir nova queda em exagero. Consegues encontrar o Cistitone à venda em farmácias e para-farmácias e até em lojas online como a Amazon.
Mas, na tua rotina diária, o que podes fazer para evitar a queda de cabelo?
1 – Utiliza escovas e pentes o mais natural possível
Devemos utilizar escovas e/ou pentes de produtos naturais, como a madeira ou o bamboo, mas também que sejam adequados ao nosso tipo de cabelo. Devemos também pentear o cabelo com suavidade.
Eu tenho um pente de madeira, de dentes largos, que comprei há muito tempo numa farmácia e é o meu pente preferido. Mas gosto mesmo é de pentear o cabelo com os dedos. Claro que se tivesse um cabelo liso, não seria possível, mas para cabelos mais encaracolados, acho que é o melhor.
Consegues encontrar escovas de bambu na Amazon, por exemplo, como a da imagem abaixo:
2 – Evita o stress
Não será fácil, até porque se estamos stressadas será por algo que não está no nosso controlo. Mas está comprovado que o stress afeta a queda de cabelo. Por isso (e por outros motivos de saúde), tenta evitar viver em stress.
3 – Evita prender o cabelo
Ao prender o cabelo num rabo de cavalo muito forte, estamos a repuxar os fios de cabelo e a levar a que caiam mais facilmente. Assim, devemos evitar prender o cabelo todos os dias ou com elásticos muito fortes.
Eu adoro andar com o cabelo preso, seja enquanto estou ao computador a trabalhar, seja quando vou correr ou quando estou a arrumar a casa. Mas quando percebi que o meu rabo de cabelo poderia ajudar à queda de cabelo, comecei a prender o cabelo mais vezes numa trança.
4 – Secar bem o couro cabeludo
O couro cabeludo deve ficar bem seco após cada lavagem. Se não o fizermos o couro cabeludo e as raízes do cabelo ficam húmidas e levam a que mais facilmente fiquem “doentes” e o cabelo caia.
Esta é uma das dicas que mais me custa seguir porque eu não gosto nada de secar o cabelo. Por mim, no Verão nem sequer o secava, mas se quero continuar a ter um cabelo forte tenho de me esforçar.
5 – Evita prender o cabelo ainda molhado
Também não devemos prender o cabelo quando ainda está molhado para que o cabelo possa secar bem e evitar que o couro cabeludo fique molhado, tal como vimos no ponto anterior.
6 – Trata a formação de caspa
Começaste a perceber que tens caspa? Então, trata do assunto rapidamente porque a caspa leva a que o cabelo caia com mais frequência. O excesso de caspa faz com que o couro cabeludo fique inflamado, levando a que o cabelo caia mais facilmente.
7 – Evita lavar o cabelo com água demasiado quente
Se és daquelas que gosta da água bem quentinha no banho ou no duche, tem atenção quando estiveres a lavar o cabelo. Tenta que a água esteja morna ou quase fria, isto porque as altas temperaturas deixam o couro cabeludo e os próprios fios de cabelo mais sensíveis. Além disso, o cabelo fica mais seco e opaco.
8 – Lava o cabelo frequentemente
Apesar de todos os cabelos serem diferentes e daí depender a necessidade de lavar o cabelo, devemos lavar pelo menos 3 vezes por semana. A acumulação de oleosidade no couro cabeludo leva mais facilmente à queda de cabelo.
9 – Retira bem os produtos do cabelo
Nem sempre temos muito tempo para o banho. No entanto, por mais apressadas que estejamos, devemos assegurar-nos que retiramos por completo o shampoo ou o condicionador ou a máscara do cabelo. Os produtos que ficam acumulados no couro cabeludo podem deixá-lo irritado e levar a que caiam mais cabelos.
10 – Evita agressões físicas e/ou químicas
O uso sistemático de secadores, pranchas, produtos químicos de alisamento e etc, etc, etc, podem agredir o nosso cabelo. Se queremos realmente fazer esse tipo de tratamentos com frequência, devemos hidratar com antecedência o cabelo para que amenize os danos que o cabelo vai sofrer. Além disso, se após alguma dessas práticas, percebermos que os fios de cabelo caem mais do que o normal, devemos evitar esses tratamentos durante algum tempo.
Espero que estas dicas te ajudem a combater a queda do cabelo!
Até à próxima,
Irene
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤