Os dias vão passando a velocidade vertiginosa e entre o fim de Dezembro e a enormidade de Janeiro, Fevereiro passou mais rápido do que eu queria e nem me lembro da última vez que fiz um bolinho para nos alegrar o fim de semana. Este sábado, o dia estava cinzentão e decidi fazer este bolo que já andava na minha mente há algum tempo: Bolo de Pêssego Invertido.
Queria tê-lo feito na altura dos pêssegos porque as receitas ficam sempre melhores com fruta da época. Mas estava mesmo com vontade de o fazer. Por isso, recorri aos pêssegos em calda e ficou muito bom. É um bolo muito saboroso e que depois de comer a primeira fatia, queremos repetir. É também um daqueles bolos em que os olhos também comem por ter um aspeto muito chamativo e guloso. É fácil de fazer, mas temos de ter atenção à cozedura. Como é feito numa forma sem buraco, temos de dar tempo a que o centro coza bem. Foi um verdadeiro sucesso, desapareceu num abrir e fechar de olhos! Conto voltar a fazê-lo muitas vezes.
Os Ingredientes
Para este Bolo de Pêssego Invertido, vais precisar de:
- 1 lata grande e 1 lata pequena de metades de pêssego em calda
- 5 ovos
- 250 gr. de açúcar
- 250 gr. de farinha
- 2 c. de chá de fermento
- 110 gr. de manteiga
- caramelo q.b.
A Preparação
Primeiramente, unta uma forma redonda com caramelo. De seguida, coloca as metades de pêssego com o interior para baixo. Reserva.
Bate 5 gemas com 250 gramas de açúcar até teres um creme homogéneo e esbranquiçado. Junta 110 gramas de manteiga, previamente derretida no micro-ondas por alguns segundos, e mexe novamente. Acrescenta 250 gramas de farinha e o fermento.
Incorpora com cuidado as claras batidas em castelo. Quando a massa estiver homogéneo, coloca na forma e leva ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos ou até o palito sair seco.
Bolo de Pêssego Invertido
Ingredientes
- 250 gr. de açúcar
- 250 gr. de farinha
- 1 col. de fermento
- 5 ovos
- 110 gr. de manteiga derretida
- 500 gr. de pêssegos
Preparação
- Primeiramente, unta uma forma redonda com caramelo. De seguida, coloca as metades de pêssego com o interior para baixo. Reserva.
- Bate 5 gemas com 250 gramas de açúcar até teres um creme homogéneo e esbranquiçado. Junta 110 gramas de manteiga, previamente derretida no micro-ondas por alguns segundos, e mexe novamente. Acrescenta 250 gramas de farinha e o fermento.
- Incorpora com cuidado as claras batidas em castelo. Quando a massa estiver homogéneo, coloca na forma e leva ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos ou até o palito sair seco.
Notas
- Se usares o truque do palito, coloca o palito mesmo no centro da forma, que é o local que coze mais devagar.
- A quantidade do caramelo é a gosto. Sê generosa, se fores fã. Acrescenta apenas uma camada fina, se não gostares assim muito.
- Esta receita pode ser adaptada e ser feita com ananás.
Gostas de fazer um bolo ao fim de semana? Então, vê também: Bolo de Coco e Ananás e Bolo de Abóbora.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤