Com o tempo a ficar mais quente, a roupa de Outono/Inverno deixa de ser necessária. Deixamos de querer ver as camisolas de lã e queremos blusas leves e vestidos esvoaçantes. Por isso, umas das tarefas importantes das limpezas de Primavera é preparar o guarda-roupa para a mudança de estação que se avizinha. No entanto, a troca das roupas de Outono/Inverno pelas de Primavera/Verão é uma tarefa trabalhosa, especialmente, se tiveres crianças pequenas.
Todos os anos na altura da Primavera e do Outono, faço a chamada troca de roupa. Apesar de ter algum espaço nos armários de casa, não tenho espaço suficiente para toda a roupa. Então, nestas alturas, preparo os armários para a mudança de estação. Levo alguma da roupa mais quente (casacos, vestidos e calças) para um armário na arrecadação e trago para cima a roupa mais fresca e vice-versa, quando é Outono. Requer alguma logística, é certo, mas ao mesmo tempo permite:
- rever a maioria da roupa disponível,
- fazer um inventário mental, ou mesmo escrito,
- libertar os armários para a limpeza,
- ter sempre à disposição a roupa da estação em que estamos, sem ter casacos pesadões ou biquínis a estorvar,
- libertar espaço para visualizar mais facilmente as peças de roupa.
Adotei este sistema há já bastante tempo por uma questão de espaço, mas penso que mesmo que tivesse o espaço para toda a roupa em casa, iria sempre colocar mais “à mão” a roupa da estação em questão.
O que podemos fazer para que esta troca de roupa se torne mais eficaz, a roupa fique organizada e a casa arrumada?
Roupa que sai
1 – Não há altura certa
Apesar de ter esta tarefa na minha rotina duas vezes ao ano, não tenho uma altura certa para o fazer. O tempo é cada vez mais incerto e, se às vezes, o calor chega logo em Março, noutros, como este ano, anda aos soluços. Por isso, tento estar atenta à Meteorologia e esperar que o tempo quente comece em grande.
2 – Não guardes tudo
Como bem sabemos as mudanças de estação não acontecem de um dia para o outro, por isso, mesmo que o tempo quente esteja a começar, há sempre dias mais frios pelo meio. Como tal, ao fazer a troca de roupas, deixo sempre 2 ou 3 casacos intermédios e 1 casaco mais leve de chuva, just in case. É aconselhável também deixar ficar algumas camisolas de manga comprida no armário.
3 – Vê o estado da roupa
Antes de guardares, vê o estado da roupa: se tem alguma nódoa ou se tem algum linha descosida. Lava e seca bem antes de as guardares, mas, conforme o tipo de roupa e o local onde as vais guardar, podes não ter necessidade de passar a ferro. Não te esqueças que a roupa vai ficar fechada durante alguns meses e pode ganhar vincos. Fará mais sentido passares a ferro na estação seguinte quando a fores usar novamente.
4 – Analisa a roupa
Seguindo sempre a noção que a Marie Kondo popularizou de “manter, doar, ir para o lixo”, analisa a tua roupa antes de a guardares. Vê a roupa que vestiste na estação passada e a que nunca vestiste. Vale a pena guardar tudo? Ou será que podes doar alguma ou até mesmo deitar para o lixo?
5 – Armazenamento correto
Como tenho um armário na arrecadação, consigo guardar toda a roupa em cabides dentro de capas de plástico. Apesar de ser plástico, é preferível a guardar em caixas de cartão ou em recipientes de madeira, uma vez que estes materiais têm tendência a ganhar “bichinhos”. Os recipientes devem também ter buraquinhos para que a roupa possa “respirar”.
O tamanho dos cabides também é importante. Tenta escolher os cabides conforme o tamanho da roupa para não a deformar.
6 – Etiqueta as embalagens
Eu guardo a roupa em capas de plástico transparente e facilmente consigo ver as peças. No entanto, se optares por guardar as tuas peças de roupa em invólucros opacos, não te esqueças de colocar uma etiqueta em cada um. Vai ser muito mais fácil quando precisares de uma peça em específico.
Apesar de não o fazer, também poderá ser bastante útil fazer um inventário escrito do que tens em cada caixa ou saco.
7 – Guarda-as do modo certo
Conforme o tipo de peça, escolhe o modo como as vais guardar. Peças pesadas ou de malha devem ser dobradas ou guardadas em caixas ou em prateleiras. Ao serem penduradas, estas peças têm tendência a perder a forma. Se forem peças delicadas, não deverão ser guardadas num sistema a vácuo para não as danificar.
8 – Guarda-as no sítio certo
Ao armazenar as peças de roupa deves ter atenção ao local que escolhes para proteger a tua roupa. O local deverá ser escuro, seco e fresco. Um local escuro irá evitar que as roupas percam a cor. Um local seco irá evitar que humidade atraia mofo e bichinhos indesejados.
Ah, não te esqueças de limpar o local escolhido antes de arrumares tudo.
Roupa que entra
9 – Analisa a roupa que esteve guardada
Retira a roupa das capas de proteção e analisa novamente peça a peça. A peça de roupa ainda te diz alguma coisa? Ainda gostas dela? Se sim, guarda-a. Senão, coloca-a na pilha de doar.
10 – Lava ou refresca e passa a ferro
Apesar de teres lavado as peças na estação passada, ao estarem armazenadas tanto tempo, algumas peças podem necessitar de ser lavadas outra vez ou que passes com um spray para as refrescar. Eu gosto de deixar a roupa ainda nos cabides algumas horas a apanhar ar no estendal. Vê também as que precisam de ser passadas a ferro para ficarem prontas a vestir.
11 – Limpa as gavetas e armários
Aproveita que estás a tirar tudo dos armários e limpa-os. Eu há já algum tempo que utilizo umas saquetas anti -traças com cheiro a lavanda nas gavetas e nos guarda-fatos. Nesta altura, faço a renovação das saquetas, mas podes optar por outros métodos para afastar as traças. O cravinho da índia funciona bastante bem, tal como bolinhas de cedro espalhadas pelas gavetas e armários.
12 – Organiza as gavetas/armários
Organiza as gavetas e os armários por tipo de roupa e, até, por cores, se fores mesmo organizadinha. Queres um novo método de arrumação? Vê como tenho as minhas gavetas arrumadas aqui: Gavetas à Marie Kondo.
Dicas Extra!!!!
Se tens crianças pequenas, sabes que a troca de roupa não é só uma necessidade por falta de espaço, mas também porque as roupas do ano anterior dificilmente vão servir nesta estação.
1 – Bom Humor
Eu, normalmente, antes de guardar a roupa analiso-a logo e aquela que percebo que no ano seguinte já não vai servir coloco logo no saco para doar. Mas há sempre roupa que ficamos na dúvida, por isso, quando chega a altura de ver se as roupas servem escolho um dia em que os meus filhos estejam bem dispostos e passo em revista a roupa toda.
2 – Vê a roupa uma pela outra
Se a roupa for bastante e a criança ainda for muito pequenina, podes escolher umas quantas peças de roupa para verificar se serve e depois pôr as peças umas por cima das outras. Evitas o vestir e despir que acaba por ser bastante cansativo.
3 – Faz lista do que comprar
Faz uma lista de toda a roupa que precisas comprar. Já sabes que sou fã de listas e este é mais um caso, em que são bastante úteis. Ao teres uma lista da roupa a comprar para os teus pequenos, evitas comprar mais t-shirts do que o necessário ou calções em vez de calças.
4 – Guarda por idades e estação
Ao guardares a roupa, seja ficar para o próximo ano, seja para doar, não te esqueças de etiquetar com a indicação da idade e da estação a que pertence para ser mais fácil identificar. Eu como tenho já alguns amigos certos a quem passo a roupa, identifico logo cada saco para não haver enganos.
Também preparas o teu guarda-roupa para a mudança de estação? Como o fazes?
E se ainda estás a pensar o que comprar para a nova estação vê o artigo: Tendências Primavera-Verão – Vamos ver as modas?
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤