Uma das tarefas que, na gestão da casa, dá mais trabalho é o tratamento da roupa. É uma tarefa morosa que envolve muitos passos e também disponibilidade da nossa parte. Além disso, tal como em todas as outras tarefas de casa parece que é um ciclo que nunca acaba. Mesmo quando acabas de esvaziar o cesto da roupa, aparece mais, como que por magia, negra. Apesar disto tudo, a lavagem da roupa é uma das tarefas de que mais gosto de fazer em casa. Gosto de separar a roupa, de colocar para lavar e até estender é algo que não desgosto. Por isso, pensei em partilhar os 7 passos que considero essenciais para a lavagem da roupa.
Acho que, secretamente, todos os que tratam da roupa sonham com uma lavandaria em casa. Um espaço próprio com muitos cestos, com bancada para dobrar a roupa, espaço suficiente para ter a tábua de engomar sempre aberta e máquinas de última geração. No entanto, para se fazer um correto tratamento da roupa não precisamos de tudo isso. Seguindo alguns simples passos, consegues ter a roupa bem tratada, lavada e cheirosa.
1 – Separa a roupa por cores e tipos
Gosto de separar a roupa por tipos de roupa e por cores. É um processo quase terapêutico para mim. Apesar de só ter um cesto da roupa, vou colocando a roupa já dividida pelas máquinas que quero fazer no cesto. Quando os miúdos eram pequenos, tinha um cesto em cada quarto para colocar a roupa deles, visto que fazia máquinas de roupa apenas com a roupa de bebe. Entretanto, estão crescidos e já misturo tudo.
2 – Verifica as etiquetas, caso sejam peças novas
A maioria das peças de roupa não requer um tratamento diferenciado. No entanto, convém termos atenção às indicações que estão nas etiquetas de cada peça. Claro que depois de uma ou duas lavagens já sabemos como a devemos tratar, mas é aconselhável sempre verificar as indicações antes das primeiras lavagens para não termos dissabores, como a peça encolher ou debotar.
Caso não saibas bem o que cada símbolo nas etiquetas significa deixo-te aqui os mais comuns:
3 – Verifica o estado das peças de roupa
Antes de colocar as peças na máquina, deves primeiramente verificar se têm nódoas (para puderes dar-lhe um tratamento diferente, se necessário). Depois, não te esqueças de esvaziar também os bolsos, desabotoar os botões e virar as peças para fora (meias, mangas,…). Evitas com isto que objetos pequenos fiquem perdidas na máquina e até a possam danificar, tal como que as peças fiquem mal lavadas.
4 – Coloca na máquina
Depois de tudo escolhido e verificado é só colocar a roupa na máquina. Deves ter atenção para não encher a máquina em demasia, mas também não deves colocar pouca roupa. Cada carga de roupa deve ter espaço suficiente para a água e para a roupa balançar no tambor. Garante que a roupa está bem distribuída e que deixas pelo menos o espaço de uns 10 centímetros entre a roupa e o topo da máquina.
5 – Escolhe o detergente e amaciadores adequados
Tal como separo a roupa, também uso diferentes detergentes e amaciadores conforme o tipo de roupa a lavar. Para a roupa de cor, lençois e toalhas turcas uso um detergente (Skip Ative Clean), para a roupa branca uso um detergente (neste momento é o do Aldi), para a roupa escura outro (do Lidl) e para a roupa de desporto uso outro (também do Lidl).
Uso o mesmo amaciador em todos os tipos de roupa, com excepção das toalhas turcas. Quando as lavo, apenas utilizo o detergente e vinagre de limpeza. O amaciador tem químicos que tornam o tecido turco menos suave. Ultimamente, tenho utilizado o perfumador para dar um cheirinho bom às toalhas, mas ainda não tenho uma opinião bem formada.
6 – Escolhe o programa certo
As máquinas mais recentes têm já vários programas que facilitam bastante a nossa vida. Mas, mesmo assim, convém escolhermos o mais adequado para o tipo de roupa que estamos a lavar. É diferente um ciclo para lavar roupa delicada de um para lavar lençóis ou apenas gangas.
7 – Tem atenção à temperatura da água
Outro aspeto muito importante da lavagem da roupa é a temperatura da água. Com a evolução das máquinas e detergentes, já é possível lavar a temperaturas mais baixas e a roupa sair bem lavada. Por isso, com o objetivo de poupar podemos optar por temperaturas mais baixas. No entanto, há casos em que devemos continuar a preferir lavar a temperaturas altas, como é o caso de toalhas e lençóis, pois só assim os germes e ácaros são eliminados da roupa.
Usar a máquina de secar. Sim ou não?
A minha resposta será nim. A roupa depois de seca na máquina fica fofinha e macia. No entanto, o uso da máquina de secar é mais um gasto, eventualmente, desnecessário. Eu tenho sorte de ter uma varanda bastante abrigada e consigo facilmente secar a roupa no exterior, mesmo no Inverno. No entanto, há alturas do ano em que a humidade é tanta que secar a roupa é uma tarefa muito difícil e a máquina é o ideal para esses dias.
Como separo a roupa?
Eu separo a roupa em três grandes grupos: roupa, lençóis e toalhas turcas. Separo depois a roupa em escura, branca, de cor e de desporto. Faço ainda uma máquina separada com os panos de serviço e tapetes.
Todos podem ajudar
Como comecei por dizer neste artigo, o tratamento da roupa é uma tarefa morosa e que requer algum tempo nosso. No entanto, não tem de ser uma tarefa de apenas um membro da família. Aliás, acho que esta é uma tarefa em que mais facilmente os mais pequenos podem ajudar e participar. Podem, por exemplo, separar a roupa por tipos e cores, antes de ir para lavar. Podem ajudar a estender a roupa, tal como podem ajudar a apanhar (desde que o estendal esteja baixo e não fora da janela), a separar para arrumar e ainda podem arrumar as suas peças.
Como fazes o tratamento da roupa? Também segues estes 7 passos para a lavagem da roupa?
Vê os vídeos do canal de youtube sobre esta temática:
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤