Uma das lojas online onde faço mais compras para toda a família ultimamente é a Shein. Já deves ter percebido isso pelos vídeos de compras (podes ver o último Vídeo – Compras de Verão Shein). O site é confiável e fácil de utilizar. As peças são bonitas e a qualidade é boa, além de que conseguimos comprar de tudo um pouco: desde roupa para toda a família até objetos para a casa.
Porém, já faço compras online há muito tempo e já estou habituada a todos os processos. Apesar de nos períodos de confinamento ter havido um crescimento acima dos 50%* nas compras online em Portugal, acredito que muitas pessoas ainda não sintam a confiança necessária para avançar para uma compra online. Ainda para mais sendo um site chinês sem loja física à qual nos possamos dirigir.
A acrescentar a isso, ao comprar na Shein convém estarmos atentas a vários detalhes para conseguirmos uma melhor experiência de compra. Por isto tudo, decidi fazer um pequeno guia para te ajudar nas compras para este Outono/Inverno e, já até, para o Natal.
APP ou Website
Podes aceder à Shein de dois modos: ou através de uma aplicação no telemóvel (fazes o download na Playstore) ou através do website (pt.shein.com). Em qualquer dos casos terás sempre que criar uma conta. Deverás ter atenção a um pormenor: certifica-te sempre que estás na página de Portugal. Isto porque os valores das peças, tal como as promoções e os descontos variam de país para país. Podes entusiasmar-te a fazer a compra e depois não consegues concluir a entrega devido à morada não coincidir com o país de entrega.
Eu gosto mais de fazer as compras no computador e, por isso, acedo aos sites sempre lá. No entanto, a app da Shein funciona bastante bem e existem promoções só para lá. Utilizo-a mais para quando navego na internet no telemóvel acrescentar à Lista de Desejos alguma peça de que goste.
Criar Conta
Como em outras lojas online para puderes efetuar uma compra tens de criar uma conta de cliente. Na página inicial, escolhe a opção Cliente Novo. Podes criar a tua conta através de email ou de telefone. Tens apenas de definir a password e depois confirmar por email ou SMS e tens a conta criada. Se tiveres escolhido a opção telemóvel recebes um SMS com a confirmação da criação de conta.
Centro Pessoal
Nesta área, consegues configurar os teus dados pessoais, mas também tens acesso ao estado das tuas encomendas, ao histórico das encomendas já feitas, tal como à Lista de Desejos ou aos produtos Vistos Recentemente.
Podes ainda configurar com as informações que achares pertinentes a tua área pessoal, como as tuas medidas (em vez de estares sempre com dúvidas de qual é o teu tamanho). Ao preencheres as diferentes zonas, vais ganhando pontos que mais tarde se traduzem em descontos (explico mais à frente).
É também nesta zona que acedes ao Apoio ao Cliente, caso tenhas alguma questão a fazer ou problema a resolver na app ou ao histórico de conversas com o Apoio ao cliente no site.
Pesquisa
A pesquisa dos produtos é rápida e intuitiva e está dividida por categorias. Se a linguagem escolhida for o português alguns termos de pesquisa podem não resultar muito bem porque às vezes têm erros ortográficos. Por exemplo, na caixa de pesquisa, se escreveres mochila tens alguns resultados, mas se escreveres muchila obténs mais resultados.
Opinião das compradoras
Na página de cada artigo, encontras uma zona de comentários. Se o produto for muito recente, poderá não ter. No entanto, se o artigo já tiver saído há algum tempo, podes ver a opinião de quem já comprou aquela peça, tal como fotos reais. Consegues saber se a qualidade do tecido é boa, se veste o tamanho real ou se veste maior ou mais pequeno. É uma das zonas mais importantes do site para que a nossa compra resulte bem e não tenhamos de fazer devoluções.
Pontos
Por cada dólar comprado, recebemos 1 ponto. Os pontos acumulados podem ser descontados numa próxima compra. Os pontos têm validade que varia conforme a categoria de onde os obtemos. A validade varia de 7 dias a 3 meses. Além de obteres pontos com as compras, também consegues pontos:
- ao comentar uma peça;
- ao acrescentar uma foto ao comentário da peça;
- ao confirmar a receção de uma encomenda;
- ao fazer check-in diariamente na app (tens de entrar, ir à área pessoal (MIM) e clicar em “Pontos”, depois em “ir ao check-in“);
- ao participar em mini jogos;
- ao assistir a lives.
Se pensas fazer compras na Shein com regularidade convém ires verificando a validade dos pontos para não perderes nenhuns. Podes saber mais sobre os pontos aqui!
Códigos de Desconto
Está atenta aos códigos de desconto que te vão aparecendo. Normalmente, assim que entras no site tens uma caixinha com vários descontos. Carrega em coletar tudo para que os cupões fiquem guardados e depois puderes usar na altura do checkout.
Formas de Pagamento
Tens várias formas de pagamento: MBWay, Paypal, Cartão de Crédito, Multibanco, Klarna e Scalapay. Eu opto sempre por pagar com Paypal por considerar ser um dos meios mais seguros para as compras online. Vê aqui sobre os Cuidados a ter nas Compras Online.
Entrega
As entregas são relativamente rápidas, sendo que demoram cerca de 15 dias a chegar. Já lá vai o tempo em que uma encomenda de um site chinês significava meses de espera. A Shein trabalha com várias transportadoras: CTT, GLS, Correia Express e DHL, que são atribuídas à entrega aleatoriamente.
No entanto, a data que aparece no site é apenas indicativa. Já recebi encomendas em menos de 7 dias, já recebi encomendas mais de 3 semanas depois. Há que ter atenção a alturas de maior fluxo de compras porque a entrega poderá demorar mais.
O tempo máximo que uma entrega pode demorar é 3 meses. Após esse prazo podes pedir reembolso.
Devoluções
Até ao dia de hoje, nunca tive de fazer nenhuma devolução, por isso não consigo partilhar contigo a minha experiência pessoal neste assunto. No entanto, sei que funcionam bem. Na área pessoal “MIM” vais a “Meus Pedidos”, depois “Veja Tudo” e clicas na encomenda que tem o artigo a devolver. De seguida, escolhes os artigos para devolução e o motivo da devolução. Escolhes ainda o método de reembolso e o método de retorno.
A devolução do artigo pode ser feita de duas maneiras:
- pelos CTT – neste caso, imprimes uma etiqueta na site para colar na embalagem. Depois, vais a um balcão dos CTT e entregas a embalagem. Sei que devolvem o valor da peça, no entanto, descontam o valor do envio, que neste momento é de 4,50€. Ou seja, se pagaste 10€ pela peça só vais receber 5,5€
- Auto- entrega – tratas de todo o processo de devolução, mas não há reembolso.
Confirma a encomenda
Depois de recebida a encomenda, não te esqueças de confirmar que a recebeste. Vais ganhar pontos. Podes também deixar a tua opinião sobre os artigos e uma foto para ajudar a quem também queira comprar. Além disso, ganhas também pontos se o fizeres.
Dúvidas Frequentes
As peças têm qualidade?
A Shein tem diferentes fornecedores, o que faz com que a qualidade das peças possa variar. No entanto, tendo em conta o valor das peças, eu diria que tem uma relação qualidade/preço bastante boa.
Qual o segredo para não devolver artigos?
Em todas as encomendas que já fiz, nunca tive de devolver nenhum artigo. Como?
- Primeiro, é muito importante sabermos as nossas medidas (se tens dúvidas Como Tirar Medidas vê aqui),
- vejo as várias medidas dos tamanhos entre os quais estou indecisa – S ou M?
- leio sempre os comentários que as outras compradoras deixaram sobre a peça,
- tal como vejo as fotografias,
- leio ainda a descrição para perceber o tipo de material e o tamanho da peça.
As medidas são as europeias?
Penso que com o tempo as medidas estão mais aproximadas às medidas europeias. No entanto, devido a terem vários fornecedores, as medidas diferem de peça para peça. Vê sempre as várias medidas indicadas junto a cada um dos tamanhos.
Como utilizar os pontos?
Os pontos são utilizados na altura do Checkout para obteres desconto no valor total da tua compra. Na última compra que efetuei, tinha 484 pontos. Utilizei-os todos e obtive um desconto de 5€.
As encomendas da Shein ficam “presas” na alfândega?
A Shein tem entrepostos na Europa, o que faz com que as encomendas entrem em Portugal como vindas da Europa e não têm de ir à alfândega. Além disso, todas as encomendas já têm todos os impostos incluídos, ou seja, não se paga taxas aduaneiras. Vê aqui mais sobre este tema: Novas Regras na Alfândega – O que esperar nas próximas compras?
É possível seguir uma encomenda?
É possível, sim. Assim, que há confirmação da encomenda, junto à informação dessa encomenda tens uma zona que diz Rastrear. Ao clicar aí, consegues acompanhar o percurso da encomenda. No entanto, nem sempre a informação é atualizada diariamente. A partir do momento que a encomenda passa para a transportadora podes também acompanhar a encomenda pelo número de tracking no site da transportadora.
O que significa encomenda dividida?
Ultimamente, as encomendas vêm em mais de um pacote e até podem chegar em alturas diferentes. Isto porque os artigos podem sair de armazéns diferentes, mas também se forem encomendas muito grandes é mais fácil serem divididas. Importante: Não faças a confirmação da entrega até teres todos os pacotes que compõem a encomenda contigo.
Como entrar em contato com o apoio ao cliente?
Falar com o apoio ao cliente não é difícil e das vezes que precisei (não foram muitas), resolveram a questão. Naapp na zona “MIM”, clicas em “Suportar”, depois em “Serviço ao Cliente” e escreve Agente de contato. De seguida, podes escolher, “envie um bilhete” ou Chat ao vivo e escolhes o tipo de pergunta que mais se adequa.
No site na zona superior direita, clicas no ícone do headset e acedes ao Chat. O Chat ao vivo está disponível das 9h às 18h, de 2ªfeira a 6ªfeira.
Achas que já arriscavas a fazer uma compra na shein? Tens mais alguma dúvida que gostavas de ver esclarecida? Deixa na caixa de comentários mais abaixo.
Até à próxima,
Irene
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*Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/compras-online-crescem-em-portugal-durante-a-pandemia-e-ascendem-aos-44-mil-milhoes-de-euros