Ter tempo para nós pode ser um luxo a que nem todas temos acesso. As 24 horas do dia são poucas para tudo o que queremos/precisamos de fazer. Logo, arranjar um buraquinho na agenda para nós mesmas pode ser muito complicado. No entanto, esse tempo de autocuidado é essencial para estarmos de bem com vida, connosco e com quem nos rodeia. Como este conceito pode ser diferente de mulher para mulher, deixo-te 12 ideias para o teu Autocuidado.
O conceito de autocuidado, ou self-care em inglês, não é mais do que conseguir cuidar de nós mesmas. Pode ser física ou mentalmente, pode ser uma atividade diária ou semanal, pode ser uma atividade solitária ou com companhia. O importante é ter tempo para cuidar de nós, naquilo que sentimos mais necessidade ou de que gostamos de fazer. É aquela altura do dia, em que deixas de pensar nos outros e pensas e te concentras apenas em ti.
Sou uma sortuda porque desde que me apercebi da necessidade de ter o meu tempo que o consegui ter. Já foi ir ao ginásio, hoje em dia é o tempo das corridas e da leitura ao fim do dia (que consegui retomar). Mas, para ti, pode ser outra coisa totalmente diferente. Por isso, se sentes que precisas de tempo para autocuidado, deixo-te aqui 12 sugestões.
1 – Ler
Ler é das minhas atividades favoritas. No entanto, se em criança e adolescente era capaz de “devorar” livros, a vida de crescida fez com que o meu ritmo de leitura abrandasse muito. Hoje, em dia, estou a conseguir ler cerca de 15 minutos antes de dormir e sabe-me muito bem.
2 – Escreve num diário
Precisas de organizar os teus pensamentos para organizares a tua vida? Experimenta começar a escrever num diário. Tira 10 a 15 minutos por dia para pensares sobre a vida e escreveres sobre ela. Vais ver que este tempo de autocuidado vai ser muito benéfico.
3 – Hidrata-te
Os dias passam a correr e, raramente, tens tempo para abrandar, tomar um banho prolongado e tratares de ti e da tua pele? Marca na tua agenda um compromisso semanal para tratares de ti. Escolhe um bom creme hidratante e trata da tua pele dos pés à cabeça.
4 – Telefona à tua pessoa
Nem sempre conseguimos tempo para falar com as pessoas de quem gostamos. Na correria do dia-a-dia, até podemos ir partilhando fotos e piadas, mas ter tempo para conversas mais demoradas pode ser complicado. Se sentes que precisas de desabafar ou, apenas, confidenciar com a tua pessoa, telefona-lhe. É muito importante partilhar o que sentimos com alguém que nos perceba verdadeiramente.
5 – Alonga
Às vezes uns simples alongamentos podem ser tudo o que precisas para te sentires bem e praticares o autocuidado de que necessitas. Alonga os braços, as pernas, o pescoço, as mãos e vais ver a sensação com que ficas no final. Se não sabes bem como o fazer, mas gostavas que os alongamentos se tornassem um dos teus gestos de autocuidado, podes encontrar no Youtube uma boa fonte de inspiração.
6 – Faz exercício físico
Já deves ter percebido que o exercício físico é para mim bastante importante. Na verdade, passei de alguém que só via desporto, sentado no sofá ou no estádio, para alguém que o faz com regularidade porque me apercebi da importância deste para a saúde. Fazer exercício físico além de me deixar em forma, ajuda-me também com a minha saúde mental: tenho menos stress, a mente mais liberta e focada no essencial. Por tudo isto, qualquer que seja o desporto, acho que é um ótimo autocuidado.
7 – Rabisca ou pinta
Pintar ajuda a descontrair e libertar o stress, tal como rabiscar. Não, não é uma coisa para crianças. Se gostas realmente de colorir porque não o fazer? Já há livros para colorir próprios para adultos. Podes ver aqui.
8 – Ouve música, vê uma Ted Talk ou ouve um podcast
Por norma, oiço música enquanto faço outra atividade qualquer. Isso faz com que nem sempre esteja focada na música. Se gostas de música e te relaxa, tira um tempo só para o fazer.
Ou vê uma Ted Talk no Youtube, há tantas com oradores magníficos. Ou ouve um podcast. O importante é estares concentrada em algo que te dê prazer fazer.
9 – Delicia-te com um snack especial
Preparas lanches para os miúdos, fazes sobremesas para a família, mas quando pensas realmente naquele doce que tu gostas? De vez quando, delicia-te com um snack ou uma sobremesa que tu aprecies particularmente e tira tempo para o apreciar.
10- Desliga-te das redes sociais
Muitas vezes, depois de um dia de trabalho, sentas-te no sofá e não tens cabeça para mais nada senão para fazer scroll nas redes sociais? Para bem da tua mente, tenta com frequência desligar-te. Procura um tempo em que te consigas libertar de todo o ruído que encontras nas redes sociais.
11 – Medita
Precisas de libertar a tua mente? Aprende a meditar. Não é fácil, pode ser uma caminhada longa, mas será com certeza muito benéfica para ti. Meditar pode ser muito relaxante e é algo que consegues fazer em poucos minutos e não exige equipamento especial. Apenas um canto sossegado e uma almofada confortável para te sentares. Depois, só tens de esvaziar a tua mente e focares-te na tua respiração.
12 – Aprecia a arte de não fazer nada
Estamos sempre a pensar em fazer algo: as tarefas do emprego, as tarefas de casa, a prenda que temos de comprar, a consulta que temos de marcar, que abrandar o ritmo pode ser difícil, mas muito importante. Aprende a relaxar, a libertar a tua agenda e a não ter nada para fazer. Pode ser só uma tarde num fim de semana, pode ser um fim de semana inteiro. Aproveita o “dolce fare niente” para bem da tua mente.
Se o teu autocuidado, passar por algumas compras para ti, vê o Guia de Compras na Shein. Se por outro lado, queres uma receita para te deliciares vê o Brownie de Chocolate.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤