Com a mudança de casa em vista, já comecei a pensar que preciso fazer uma seleção do que levar. Ao longo de anos de vida familiar fomos acumulando tralha, da qual sempre tive alguma dificuldade em me desembaraçar. No entanto, quero muito aproveitar este momento de viragem nas nossas vidas para, na mudança, levar apenas o que é necessário. Também tens tralha acumulada na tua casa a estorvar e nem sabes bem o que fazer com ela? Não te preocupes, partilho contigo as melhores dicas para destralhar a casa de modo eficaz!
Ainda antes de pensar em mudanças, nos dias de confinamento, arregacei as mangas e consegui libertar muito espaço na nossa arrecadação. Livrei-me de muita coisa que estava lá guardada há anos e que já não servia a nenhum membro da família. Ao libertar-me desses objetos todos, senti-me muito mais leve e que a casa estava mais organizada. Depois do destralhe da arrecadação, decidi no início do ano fazer o Desafio – Operação Destralhe. O desafio foi eficaz, mas foi um destralhe superficial… No entanto, agora que penso nas caixas todas que tenho de encher para a mudança, sei que tenho de destralhar mais a fundo.
Como perceber se aquele objeto é tralha?
A tralha são todos os objetos que temos guardados, mas que já não nos são úteis e estão apenas a estorvar. Para determinar se é tralha ou não há que pensar há quanto tempo não usas o objeto (há quanto tempo não o lês, não o vestes ou não o utilizas no dia-a-dia)? Se há mais de 6 meses não o utilizares, e não for um objeto sazonal, então, está na altura de te livrares dele. Deixa de pensar que te pode vir a fazer falta. Se nos últimos 6 meses não fez, será que alguma vez vai fazer?
Podes também fazer a seleção dos objetos de acordo com o seguinte pensamento: Qual é o melhor? Qual é o meu favorito? ou É necessário?. Num conjunto, por exemplo, de panos de cozinha, deixa apenas os que estão em boas condições, aqueles de que gostas mais e em número que seja, efetivamente, necessário. Objetos a mais (mesmo que em bom estado) só enchem a nossa casa.
Faz um plano e um cronograma
O destralhe é, provavelmente, daquelas coisas que vais adiando. Sabes que tens de organizar a casa, mas o tempo é sempre escasso para tudo. Para conseguires um destralhe eficaz, começa por analisar o teu tempo livre e define quando consegues fazer esta tarefa. Podes reservar 30 minutos por dia à tarefa ou reservar uns quantos fins de semana para o fazer. O importante é definires um plano e um cronograma com o tempo que consegues reservar para destralhar a casa.
Define quais as áreas prioritárias
Poderás não ter de fazer um destralhe da casa toda, como eu quero e preciso de fazer. Podes ter apenas algumas áreas mais “críticas” da casa, por isso, inicialmente, fica por essas zonas. Tens muita tralha acumulada na cozinha ou nos quartos dos miúdos? Começa por aí. Depois de veres o resultado vais ter ainda mais motivação para continuar por outra zonas da casa menos problemáticas.
Pensa divisão a divisão
Ao delinear o teu plano de destralhe, pensa nele divisão a divisão. Não sejas demasiado ambiciosa e não queiras destralhar mais do que uma divisão por dia. Faz passo-a-passo para um destralhe mais eficaz, mas também que te leve a continuar motivada nesta tarefa.
Cria um sistema
Sejam sacos do lixo ou caixas de cartão, escolhe 4 de cada e nomeia cada um com Manter, Doar, Lixo e Guardar:
- Manter – mantem os objetos que te são úteis no dia-a-dia;
- Doar – coloca para doar os objetos que, apesar de em bom estado, já não te são necessários;
- Lixo – coloca para o lixo os objetos que já não estão em condições;
- Guardar – guarda os objetos que, apesar de úteis, são apenas de uso sazonal e não precisam de estar sempre “à mão”.
Em cada saco ou caixa, vai colocando os objetos conforme esta tua seleção.
Livra-te do que destralhaste
Não basta só fazer a escolha do que queres continuar a ter em casa e do que queres doar ou deitar fora. A seguir a isso, tens mesmo de tirar a tralha de casa. Poderá ser importante perceber onde podes deixar os objetos a mais. Tens pessoas amigas a quem os objetos fariam falta? Ou preferes doar a uma instituição? Sou muito a favor da economia circular. Por isso, muitas das roupas dos meus filhos vou passando para amigas com filhos mais novos.
Decidiste vender alguns dos objetos? Ótimo! Através do OLX ou da Vinted, conseguem-se bons negócios. Eu vendi muitos objetos de quando os meus filhos eram bébes no OLX. No entanto, não sejas daquelas pessoas que depois do destralhe colocam os objetos à venda e os continuam a guardar eternamente. Define um prazo para os conseguires vender. Se o prazo for ultrapassado, doa-os.
Nota
Depois de teres acabado de destralhar a tua casa, não te esqueças da máxima: Entra novo, sai velho. Evita comprar só por comprar e compra apenas se tiveres algo velho para deitar fora. Se aplicares este conceito, a tua casa vai parecer-te sempre arrumada e organizada.
Já te sentes com mais coragem para enfrentar a tralha que existe em tua casa e começar a destralhar? Vamos lá a isso 💪
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤