Ter a casa arrumada nem sempre é uma tarefa fácil. Diria mesmo que é uma tarefa hercúlea e quase inglória. Acabamos de arrumar num sítio e já está o outro desarrumado. E nem sempre é possível dedicarmos o tempo que gostávamos a ter tudo organizado: ou porque não temos tempo ou porque os miúdos nos interrompem os planos ou porque estamos cansadas e a organização fica para depois. Desta vez, vou mostrar-vos como tenho as gavetas cá de casa organizadas ao estilo Marie Kondo.
O Método Konmari
A Marie Kondo, com vários livros e a série da Netflix, veio mostrar ao mundo toda uma filosofia para a arrumação da casa. Não, não são só as gavetas que podemos revolucionar com o método konmari. É mesmo toda a nossa casa e o modo como vemos os objetos. Segundo esta especialista em arrumação, devemos apenas guardar aquilo que nos trás felicidade. Se o objeto não tem utilidade para nós, devemos doá-lo a quem possa ser útil. Devemos também categorizar os objetos pela sua função e não pela divisão em que estão. Se queremos arrumar livros, devemos arrumar todos os que temos e não apenas os que estão na sala, por exemplo. Devemos também arrumar os objetos de modo que seja fácil tanto colocá-los, como mais tarde ir buscá-los. Para isso, devemos encontrar os sítios adequados (caixas, frascos) para arrumar cada coisa.
Quando ouvi falar neste método de arrumação, resolvi experimentar e funcionou bastante bem. Comecei pela gaveta das t-shirts do meu marido. Apesar de ser uma gaveta larga e funda, as t-shirts empilhadas não permitiam que se vissem todas. E com o escolher da t-shirt a vestir, acabava por ficar tudo amarrotado e fora do sítio. Ao colocar as t-shirts na vertical, o meu marido passou a conseguir visualizar tudo o que estava na gaveta, deixei de ter t-shirts fora do sítio e consegui mais espaço de arrumação. Além disso, arrumei as t-shirts por cores, para ainda ser mais fácil escolher.
Durante muito tempo foi a única gaveta assim arrumada. Até que arranjei um tempinho e organizei as gavetas da minha filhota e, mais tarde, as gavetas do quarto do meu miúdo. Na roupa dos miúdos é bastante fácil aplicar a ideia de destralhar que a Marie Kondo defende, uma vez que a cada estação do ano que passa há roupa aos montes que deixa de servir e que passamos aos amigos.
Como aplicar o Método Konmari
Para que a roupa fique bem neste método, devemos tentar transformá-la num retângulo que consiga ficar em pé. E esta ideia tanto se aplica a t-shirts como se aplica a calças, meias e, até, cuecas. Poderíamos pensar que ao ficar mais dobrada a roupa ficaria mais amarrotada, mas a realidade é que não fica, fica mais direitinha. E como está tudo mais visível também não mexemos tanto na roupa e mantem-se tudo mais arrumado.
As últimas gavetas a serem arrumadas assim foram mesmo as minhas. Mas não devia ter demorado tanto a fazê-lo. Além das vantagens que já referi, ainda ganhei espaço de arrumação (para mais uma camisolita ou outra …)
Entretanto, no primeiro confinamento, em Abril passado, chateei-me com a gaveta dos panos da cozinha e “marie kondei-a” também. Tinha muitos panos na gaveta e quando queria tirar um era sempre uma luta. Chateei-me, dobrei-os em retângulos e agora estão todos à vista e são super fáceis de tirar ou guardar.
Acho que não há uma única gaveta cá em casa que tenha sobrevivido a este método. E confesso que me dá uma grande satisfação quando abro as gavetas e as vejo assim arrumadinhas. 😳
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
3 comments