O Natal pode ser a melhor época do ano (para mim, é). As casas iluminadas, as ruas movimentadas, o carinho da família, as prendas na árvore. Mas também pode ser uma altura de grande stress e ansiedade. Na realidade, as tarefas a preparar até ao grande dia são muitas: escolher as prendas certas, preparar as refeições, fazer as sobremesas, reunir toda a família. Se todos os anos sentes uma certa pressão nesta altura do ano, vê algumas dicas para viver um Natal com menos stress.
Planeia tudo com antecedência
A antecedência é, provavelmente, das palavras que mais refiro no blog. A verdade é que se pensarmos e organizarmos as coisas com tempo, tudo será mais fácil de preparar e fazer acontecer. Por isso, em vez de pensares que ainda falta muito para o Natal, começa já a pensar como vais querer fazer tudo. A quem vais dar presentes, onde vais passar o Natal, quem vai cozinhar? Com estas perguntas respondidas com antecedência, o Natal será mais calmo de preparar.
Define um orçamento
Antes de começares a compra dos presentes, define um valor global que podes gastar. Teres noção desse valor vai ajudar-te a escolher prendas dentro do teu orçamento e retirar algum stress que possas ter por começares a perceber que não terás dinheiro para tudo ou que já gastaste muito e ainda não compraste todas as prendas. Podes ver aqui Como criar um Orçamento para o Natal.
Simplifica a compra dos presentes
Um dos pontos mais stressantes do Natal é a compra dos presentes. Não só pelo dinheiro gasto, mas também porque nem sempre se tem tempo para andar de loja em loja, ou nem sempre se sabe bem o que oferecer a todas as pessoas a que se quer oferecer uma prenda.
A solução? Simplificar. Em vez de ires para um centro comercial, faz as compras, com tempo, online. Escolhe prendas mais simples e que agradem à maioria ou opta por oferecer experiências em vez de prendas físicas. Vê aqui 30 Sugestões de Presentes de Natal
Não aceites todos os convites, se não o queres fazer
A agenda entre o fim de Novembro e o dia 24 de Dezembro é sempre complicada de gerir. São os jantares entre amigos, são os jantares de empresa, são as festas de Natal das creches e escolas dos mais pequenos, são os encontros familiares, enfim… Rapidamente, a agenda fica cheia e tu sem tempo para respirar.
No entanto, não tem de ser assim. Não tens de aceitar todos os convites e ir a todos os encontros. Analisa e aceita apenas aqueles que são mesmo importantes e que fazes questão de não faltar.
Escolhe uma ementa simples e não cozinhes em demasia
Para quem vai receber a família em casa no dia 24 ou dia 25 de Dezembro, a preparação das refeições pode ser muito cansativa. Não queremos que falte nada na mesa e pensamos sempre no que se pode fazer mais para agradar a este ou aquele. No entanto, a verdade é que se faz sempre comida a mais.
Para aliviar a preparação das refeições, podes dividir essa tarefa entre as várias pessoas que vão passar contigo o Natal. Podes também avaliar quantidades a cozinhar e calcular as sobremesas a fazer. Vê aqui estas sugestões de entradas: 5 Entradas Fáceis para a Mesa de Natal
Aceita que nem tudo pode ser perfeito
A ideia de perfeição paira sempre sobre estes dias de festas. Esperamos que tudo saia perfeito e seja como nos filmes: comida deliciosa, muitos sorrisos e muitos presentes, sem complicações nem discussões. Se aceitares que nem tudo será assim e que se calhar podes ficar pelo “está bom o suficiente” consegues viver estes dias mais relaxada e consegues aproveitar mais e melhor esta época.
Dá prioridade às atividades favoritas
Há tantas coisas que se podem fazer que pode chegar a uma altura que não sabemos bem para onde nos virar. Para evitar mais um ponto de ansiedade, escolhe e dá prioridade àquelas atividades que gostas mais de fazer. Não gostas de embrulhar presentes? Deixa que sejam embrulhados na loja. Não gostas de preparar a refeição? Pede a outro familiar para o fazer ou encomenda.
Adapta as tradições
Esta é uma época cheia de tradições. Mas a tradição já não é o que era e terá tudo mais valor e saberá melhor se adaptares as tradições à tua família e ao teu modo de vida e disponibilidade. Na nossa família, temos a tradição de fazer um calendário do advento com atividades. Porém, se o teu tempo é pouco e seria mais uma fonte de cansaço e stress para o ti não o tens de fazer.
Marca na agenda tempo para descansares
Para aproveitar estes dias de festa e alegria, é importante que estejas bem contigo própria. Por isso, marca na agenda tempo para descansares. Uma tarde, um dia, ou vários, de relax, para que possas estar bem-disposta nos dias de Natal.
Mantem os teus hábitos saudáveis
Uma das maiores defesas contra o stress nestes dias é manteres os teus hábitos saudáveis. Dorme o suficiente, come bem e continua a praticar exercício físico. Se intercalares as obrigações natalícias com a tua rotina diária vais sentir que estas não são um empecilho na tua agenda. Por outro lado, se parares todos os teus hábitos e rotinas, vais ficar mais rabugenta e com menos vontade de viver estes dias com um sorriso nos lábios.
Pronta para viver um Natal com menos stress?
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤