Para quem gosta de tempo quente e dias longos, o Verão é a altura mais desejada do ano. Além dos dias de férias propriamente ditos, o Verão é propício a mais convívio com os amigos e família, a mais jantares prolongados e ao esquecer da nossa rotina. Com isso, podemos facilmente deixar para trás os hábitos saudáveis que fomos adquirindo e mantendo ao longo do ano. Porém, é possível aproveitar o Verão ao máximo e, mesmo assim, manter esses hábitos saudáveis.
Eu sou muito pró-rotinas e preciso de linhas orientadoras no meu dia-a-dia para manter a minha sanidade mental. Pelo contrário, muitas pessoas gostam de relaxar mais no Verão, deixando um pouco de lado os hábitos já adquiridos. Acho que o podes fazer, diria mesmo que é saudável se o fizeres. Contudo, se, durante um ano inteiro, fizeste um esforço para ter uma alimentação mais equilibrada e se abdicaste de certas atividades para ir ao ginásio sempre que planeado, talvez possas encontrar um equilíbrio para que todo esse esforço não tenha sido em vão e em Setembro lá tenhas de recomeçar tudo novamente.
1 – Adapta-te à estação e faz um plano
Sabendo de antemão que o Verão é tempo de relaxar e conviver mais, tenta adaptar os hábitos que já criaste às atividades que esperas ter. Além disso, talvez seja o tempo certo para avaliares os objetivos que criaste e criar objetivos específicos para o Verão. Por exemplo, se o teu objetivo era perder peso e estás quase a atingir o peso esperado porque não ter como novo objetivo apenas não ganhar peso durante o verão? Ou perder um pouco menos do que estavas a contar?
Não te esqueças de escrever os teus novos objetivos. Ao escrever estamos a tornar o objetivo mais “real” e a tornar-nos mais responsáveis por ele.
2 – Dedica tempo aos teus objetivos
A agenda social durante o Verão é sempre mais agitada. São os casamentos, os churrascos à beira da piscina, os jantares prolongados em casa dos amigos, os festivais de música, as idas à praia… O que torna mais difícil teres tempo para alcançar os teus objetivos de vida saudável. No entanto, se pensares bem, é estando saudável que podes aproveitar tudo o que Verão tem para dar. Por isso, define na tua agenda um tempo para cuidares de ti e não o desmarques.
3 – Cria pequenos reforços positivos
Não são só as crianças que precisam de reforços positivos. Nós, adultos, também. De cada vez que estiveres mais perto de atingir um objetivo, permite-te aproveitar um pouco mais do Verão. Pensa em atividades divertidas e aproveita!
4 – Ajusta a tua rotina às férias
Já estás a contar os dias que faltam até as férias chegarem? Também eu! Mas estás também a pensar como vais manter os teus hábitos saudáveis fora de casa? Com os anos fui aprendendo a contornar esta situação. Como? Utilizando horas em que a família está a dormir ou em atividades mais individuais. Por norma, já acordo mais cedo do que toda a família, de férias continuo a fazer o mesmo, com a vantagem de assim conseguir fazer a minha corrida matinal sem interferir com as idas à praia ou os mergulhos na piscina. Se não conseguir acordar tão cedo (porque no dia anterior houve jantar tardio), também não há problema. Faço um treino mais curto (saltar à corda, por exemplo) e fico com o assunto resolvido.
Aproveito também as horas da sesta e de mais calor para ler e/ou escrever no meu bullet journal.
Independentemente dos teus objetivos e hábitos saudáveis, há sempre uma maneira de os adaptar às tuas férias. A rotina pode não ser exatamente a mesma da habitual, mas isso faz parte de viver uma vida equilibrada 😊
5 – Avalia os teus progressos
Seja uma caminhada já longa por uma vida mais saudável, seja uma caminhada curta, é sempre importante perceber o quanto evoluíste e quais as tuas dificuldades. Não desprezes os teus progressos só porque umas quantas vezes tiveste mais dificuldades. Orgulha-te do que já conseguiste. Manter hábitos saudáveis é uma jornada para toda a vida!
Dicas Extra
Continua a comer sopa
O calor pode tirar a vontade de comer sopa. Eu sei, eu sei! Mas a sopa continua a ser um elemento importante na nossa alimentação, seja Inverno, seja Verão. Podes optar por sopas frias ou, fazer como eu e o resto da minha família, e comê-la quente na mesma.
Evita o álcool
Com os convívios, vem também a hipótese de consumires mais álcool. Não digo que o evites de todo, mas tenta que seja esporadicamente, uma vez o álcool é bastante calórico.
Prefere bebidas sem gás
O mesmo que digo para o álcool digo para os refrigerantes com gás. Se gostas, bebe com moderação. Mas se conseguires prefere bebidas sem gás.
Aprende a dizer “Não”
Em família ou entre amigos, há muitas vezes a tendência de insistirem para comermos mais ou comermos determinado alimento. Se estás mesmo comprometida com os teus objetivos, diz que não. Mesmo que não entendam de imediato, se explicares o porquê, com certeza, o vão compreender.
Não comas só porque sim
Depois de um longo tempo de comida apenas saudável e equilibrada, há uma maior tendência no Verão a desejar comer gelados e bolas de berlim. Antes de o fazeres, pensa se realmente te apetece ou quantos já comeste nos últimos tempos. Come só mesmo se te apetecer e, não, só porque sim.
Tem sempre snacks na mala
Para evitares cair em tentações desnecessárias, tem sempre contigo snacks mais saudáveis na mala. Não sabes o que levar para a praia? Vê o artigo 5 Sugestões de Lanches na praia e o artigo 3 Refeições Práticas para comer na Praia.
Faz sobremesas fit
Com o calor, apetece-te uma sobremesa fresquinha e saborosa? Faz uma sobremesa mais fit, em que o sabor está lá, mas as calorias estão em menor quantidade. Aqui no blog encontras algumas ideias, como estas 3 Sobremesas com Pudins e Iogurtes Proteicos.
Bom Verão!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤