Antes do Natal, tentei dar-te algumas dicas para que não cometesses demasiados excessos durante a época festiva. Mas eu compreendo que nem sempre é fácil, ainda mais quando ficam sempre sobras em casa e recebeste 3500 caixas de chocolate. Assim, hoje deixo-te algumas ideias para recuperar dos excessos das festas.
Os festejos do Natal, logo seguidos dos festejos do Fim de Ano, são sempre uma altura complicada para a nossa alimentação. Ainda mais se entre uma data e outra tiras férias. A tendência será sempre para comer o que sobra ou comer mais porque estamos de férias. Cá em casa, ainda se torna um pouco mais complicado porque faço anos uns dias a seguir ao Ano Novo. Quando estamos a querer entrar em forma, lá vêm mais uns festejos… Ao fim de 38 anos já devia estar habituada😋 Com isto em mente, deixo-te algumas sugestões que te poderão ajudar com os possíveis excessos alimentares.
1 – Prolonga o jejum noturno
Após os dias de mais excessos, tenta prolongar o jejum noturno no mínimo por 12h, no máximo 16h. Assim, o nosso corpo vai recorrer às reservas que temos acumuladas e com isso aumentar a excreção de água e reduzir a formação de gordura.
2 – Tem atenção ao que comes
Nos dias seguintes aos excessos alimentares, tem mais atenção com a alimentação. Tenta não cortar demasiado nos hidratos de carbono, optando por hidratos de absorção mais lenta. Estes hidratos, como a aveia, a quinoa ou o arroz, vão ajudar a estabilizar a glicémia, que em dias após consumo de muito açúcar sofre muitos picos.
Além disso, adiciona menos sal na comida e evita comer alimentos fritos. E, muito importante, não te esqueças de incluir vegetais no teu prato (seja uma salada ou uma mistura de vegetais)!
3 – Bebe muita água
Já escrevi em vários artigos do blog, que beber água é muito, muito importante. O lema destes dias pós-festas devia ser mesmo: Hidratar, hidratar, hidratar! Beber água ao longo do dia ajuda a uma boa digestão, tal como ajuda a regular as nossas idas à casa de banho, fazendo com que se expele o necessário.
4 – Evita as sobras
Pode ser tentador comer tudo o que sobrou das festas, mas a verdade é que podes sempre congelar e não teres de comer tudo de empreitada! Recebeste muitas caixas de bombons? Não as abras todas de uma vez, a validade é normalmente extensa. Podes também levar para o teu local de trabalho (caso não estejas em teletrabalho) ou guardar para levar quando o for possível fazer.
5 – Faz jantares mais leves
Nos dias a seguir às festas, evita comer demasiado ao jantar. Evita também demasiadas gorduras e tenta jantar cedo. Porquê? Porque durante o nosso sono, o corpo alimenta-se da gordura. Se ainda estiveres em processo digestivo quando fores dormir isso já não vai acontecer e a gordura, que tanto queremos que desapareça, vai continuar no teu sistema.
6 – Come de 4 em 4 horas
Depois de interromperes o jejum noturno, evita estar mais de 4 horas sem comer! Se te levantas cedo, faz um lanchinho a meio da manhã e à tarde, faz, pelo menos, mais um.
7 – Volta ao exercício físico
Veio o Natal, depois a Passagem de Ano e achaste que precisavas de parar e descansar e não fizeste exercício físico? É justo e muitas vezes necessário, mas, após esta época, volta rapidamente ao teu esquema de exercício físico! Tenta não perder o ritmo e não te desabituar de praticar desporto.
Espero que estas sugestões te sejam úteis, que recuperes dos excessos das festas e rapidamente voltes à tua forma habitual. Se quiseres ajuda a perceber o teu peso e o que ele indica, não deixes de ver o vídeo em que falo sobre as balanças da Xiaomi e da Huawei!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤