Depois de uma pausa letiva forçada, já todos sabemos que o Ensino à Distância vai mesmo ser uma realidade a partir da próxima 2ª feira, dia 8. E não temos como fugir-lhe. De certo que ainda está na memória de todos os que tinham filhos em Março do ano passado na escola, como correu a experiência do E@D – Take I. Se trabalhar em casa já não era fácil (para aqueles que podiam estar em teletrabalho), quando as aulas online começaram, ainda piorou mais a situação. Era tudo novo para todos e todos (pais, alunos e professores) tentaram adaptar-se o melhor que puderam à situação.
Agora, neste E@D – Take II, com a experiência que já todos temos do anterior, penso que há razões para acreditar que será melhor. Mas, na prática, como podemos contribuir para que assim seja? Trago-vos algumas ideias, tendo em conta a experiência anterior de dois pais em teletrabalho com dois filhos em ensino à distância (antes no 3º e 6º anos, agora no 4º e 7º anos):
Criar uma rotina diária
Lá por estarmos todos em casa, não quer dizer que não haja horários a cumprir e hábitos a manter. Tentem que a hora de acordar seja sempre a mesma e que as crianças não fiquem de pijama o dia todo.
Imprimir o horário de cada um
Colocar em local visível o horário escolar para que todos na família saibam as horas das aulas de cada um e possam facilmente consultar, em caso de dúvidas.
Hora de almoço
Se em teletrabalho, tentem ajustar as horas de almoço com as das crianças. Nem sempre a pausa de almoço dos pais vai coincidir com a dos horários dos miúdos. Se assim for optem por refeições rápidas e fáceis de fazer.
Explicar, mais uma vez, que as aulas síncronas são como aulas na escola
Explicar, talvez, pela enésima vez, aos nossos miúdos que as aulas em casa são como se estivessem na escola. Têm de estar atentos, respeitar horários, ouvir o professor e intervir apenas quando necessário.
Certificarem-se que conseguem aceder às plataformas
Já deverão ter recebido indicações das escolas e agrupamentos de como será este novo e@d. Assim sendo, experimentem as plataformas (Classroom, por exemplo) e email institucional do aluno e verifiquem se está tudo a funcionar para não terem stresses logo no 1º dia de aulas.
Criar um horário de estudo
Vejam com os miúdos o horário de aulas e criem um horário complementar, onde deverão fazer os trabalhos que lhes serão atribuídos pelos professores.
Criar, na medida do possível, um espaço fixo de estudo
As casas, infelizmente, não esticam e nem todos conseguirão facilmente adaptar a sua casa a esta nova realidade. Mas , dentro das condições existentes, tentem ter um espaço fixo, onde as crianças possam estudar sem ter muitas distrações por perto. Será mais fácil para eles ficarem concentrados se não tiverem a TV ligada ou os brinquedos nas imediações.
Tentar reduzir as horas que passam em ecrãs para não cansar a vista
Com as aulas online, os miúdos vão ter ainda mais horas de ecrã. Tentem que os períodos de descanso/brincadeira sejam passados em menor número no tablet ou no computador, para que a vista possa descansar.
Manter as horas de sono
O facto de estarmos em casa leva a que muitas crianças se queiram deitar mais tarde. No entanto, as horas de sono devem ser respeitadas na mesma. Não nos podemos esquecer que no dia seguinte terão de estar atentos aos estudos.
Fazer pausas
É importante que as crianças façam pausas, que brinquem e se distraiam com outras coisas que não só as aulas.
Criar um calendário semanal com as entregas dos trabalhos
Elaborar um calendário semanal com a data de entrega dos trabalhos será uma grande ajuda para que nenhum trabalho fique esquecido.
Fazer pausas conjuntas
Dentro da disponibilidade que têm todos na família, tentem fazer pausas conjuntas. Vão dar uma pequena volta à hora de almoço ou a seguir ao fim do horário de trabalho. Ou mesmo sem sair de casa, afastem os móveis e façam exercício na sala.
Aceder aos conteúdos digitais
Os conteúdos digitais, como a Escola Virtual, que algumas editoras disponibilizam podem ser uma grande ajuda, tanto para os miúdos consolidar os conhecimentos, como para nós quando temos dificuldade em ajudar em alguma matéria.
Estas sugestões não são a receita certa (haverá receita certa?) e a realidade de cada família. deverá sempre ser tida em conta. Porém, são estratégias que poderão ajudar e, muito, neste novo período desafiante que temos pela frente.
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