Quando tudo indicava que as escolas iam passar de regime presencial para o regime de aulas à distância, o governo anuncia uma interrupção letiva de 15 dias para tentar travar a pandemia.
Se o Ensino à Distância das crianças juntamente com o teletrabalho dos pais não foi nada fácil no 1º confinamento, esta interrupção letiva também não se configura tarefa leve.
Tenho dois filhos em idade escolar: uma miúda gira com quase 13 anos e um rapazinho traquinas de 9 anos. São idades que já se entretém facilmente, é certo. Mas como pais queremos que o tempo de ecrã não seja em demasia.
Assim, o que se pode fazer com os miúdos, tendo em conta que temos o dever de ficar em casa?
Deixo-vos algumas ideias que resultam por aqui:
Participar mais nas atividades de casa
Há sempre pequenas atividades que podemos delegar nos miúdos: pôr roupa para lavar, fazer a própria cama, estender e apanhar a roupa na corda.
Ajudar na preparação das refeições
Continuamos a ter de fazer almoços e jantares, mas agora em teletrabalho, não temos o stress do comboio que se atrasou ou do trânsito que empancou. Porque não aproveitar esse tempo a mais para fazermos as refeições com mais calma e pedir ajuda aos mais pequenos para irem para a cozinha connosco?
Pequeno Passeio
Podemos e devemos fazer todos os dias um pequeno passeio junto à residência (mesmo que estejam em teletrabalho podem aproveitar, por exemplo, a hora de almoço para dar uma volta ao quarteirão). É bom para as crianças saírem um pouco, mexerem-se e apanharem ar, sempre de máscara, claro, e com as devidas distâncias mantidas.
Jogos de Tabuleiro
É, claro, que as preferências vão para os jogos de computador, de consola ou mesmo de telemóvel, mas porque não ir desarrumar os jogos de tabuleiro. De certeza que têm em casa jogos bons e divertidos para entreter os miúdos pelos menos por umas quantas horas.
Ler
Nem sempre é fácil conseguir que os miúdos gostem de ler, mas se não gostam de um determinado género, vão dando outras opções: livros aos quadradinhos, livros com desenhos, sem desenhos. Enfim, o que interessa é levá-los a ler e nós podermos acompanhar a videoconferência em que temos de estar presentes.
Legos
Os meus dois miúdos adoram fazer legos. São uma atividade que requer bastante concentração e que os mantem sossegados durante bastante tempo. Mesmo que já tenham legos montados, podem sempre desmontar e voltar a montar.
Rever matéria
Mesmo que os professores não tenham dado indicação de trabalhos para esta interrupção letiva podemos sempre fazer revisões do que foi dado até agora na escola. A Escola Virtual, por exemplo, voltou a ter acesso livre aos conteúdos e é uma ótima ferramenta de ajuda à aprendizagem.
Maratona de filmes
Quem não gosta de ficar no sofá a comer pipocas e a fazer uma maratona de filmes? Cá por casa durante o 1º confinamento vimos os filmes d’ O Senhor dos Anéis, todos os filmes da Marvel e da DC por ordem cronológica. Escolham uma saga e deixem-nos entretidos.
Escrever uma carta
Porque não pô-los a escrever? De certeza que têm um familiar ou ente querido que com a pandemia já não podem visitar nem abraçar há muito tempo. Porque não escrever uma carta ou fazer um desenho, colocar num envelope e enviar por correio? Certamente que quem receber o envelope vai ficar um pouco mais feliz nesse dia.
Não desesperem! Vamos acreditar que são mesmo só 15 dias!
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
3 comments