Gosto de sobremesas que tenham algo de crocante. Uma mousse sozinha mesmo que seja muito saborosa nunca me deixa satisfeita. Preciso de um pouco de bolacha ou algo crocante. Por isso, a ideia de um merengue estaladiço com um chantilly docinho é algo que me deixa mesmo a salivar. E, assim, quando estava a pensar na sobremesa para o Dia dos Namorados lembrei-me logo de Pavlova de Frutos Vermelhos.
A primeira vez que comi Pavlova foi num restaurante em Lagos e estava tão bem feita que só por vergonha não repeti. Desde essa altura que pensava que queria experimentar fazer, mas tinha receio que não corresse bem. Durante muito tempo adiei esta ideia até que durante o 1º confinamento, com mais tempo para pensar em sobremesas, me lembrei novamente de quanto gostava de fazer uma Pavlova. Pesquisei na Internet uma boa receita, encontrei uma do site Cozinha Técnica que me pareceu bastante explicativa, Arregacei as mangas e correu muito bem.
Não sei se será a minha sobremesa favorita porque tenho várias, mas está no meu Top 5, com certeza! Adoro o merengue estaladiço, misturado com o chantilly macio. Sem esquecer, claro, a calda de frutos vermelhos e os frutos vermelhos propriamente ditos. Acho mesmo que é a sobremesa perfeita para um jantar romântico de Dia dos Namorados!
Os Ingredientes
Esta sobremesa deliciosa faz-se em várias fases. Para a base de merengue, precisas de 180 gr de açúcar branco ou em pó (eu utilizei açúcar em pó), 4 claras de ovo, 6 gr. de amido de milho, 10 ml de vinagre branco 5 ml de extrato de baunilha e 1 pitada de sal.
Para o recheio, precisas de 300 a 400 ml de natas para bater (depende se gostas de muito recheio ou não), 2 colheres de sopa de açúcar branco, 5 ml de extrato de baunilha.
Para a cobertura, precisas de frutos vermelhos à tua escolha e, se quiseres, de uma calda de frutos vermelhos (água, açúcar e frutos vermelhos – vê a receita mais abaixo).
A Preparação
Tal como mencionei, ao enumerar os ingredientes, esta receita tem 3 fases: a fase da base de merengue, a fase do recheio e por fim, os frutos vermelhos.
Comecemos pela base de merengue! Coloca a prateleira a meio do forno e aquece-o a 135º. De seguida, forra uma assadeira (ou o próprio tabuleiro do forno) com papel vegetal e desenha um círculo de 20 centímetros de diâmetro no centro do papel.
Numa taça, coloca as claras e bate quando já começarem ficar mais consistentes. Nessa altura, sempre com a batedeira a funcionar, acrescenta o açúcar, uma colher de cada vez. De seguida, acrescenta o amido de milho, o vinagre, a baunilha e a pitada de sal. Continua a bater as claras até obteres picos duros e brilhantes.
Com uma espátula, preenche o círculo que fizeste no papel vegetal. Quando tiveres todo o merengue no papel, faz uma cavidade no centro com a ajuda da espátula ou de uma colher. Leva a base a assar a uma temperatura entre os 130º e os 135º, até que se forme uma superfície crocante e levemente bronzeada (entre 1 hora a uma 1h15). Desliga o forno e deixa o merengue arrefecer dentro do forno durante mais uma hora. Por fim, retira o merengue do forno e com cuidado tira o papel vegetal e coloca a base num prato de servir.
O recheio é bastante simples. Tens apenas de bater as natas, numa taça grande, juntamente com o açúcar e a baunilha até que se formem picos suaves. Depois, adiciona o recheio com cuidado à base de merengue.
Decora com frutos vermelhos a teu gosto. Podes ainda fazer uma calda de frutos vermelhos.
Pavlova de Frutos Vermelhos
Utensílios
- 1 folha de Papel Vegetal
- Batedeira Elétrica
- Espátula
Ingredientes
Base de Merengue
- 180 gr. de açúcar branco ou em pó
- 4 claras de ovo à temperatura ambiente
- 6 gr. de amido de milho
- 10 ml. de vinagre
- 5 ml. de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
Recheio de Chantilly
- 300 a 400 gr. de natas para bater
- 2 col. de sopa de açúcar branco
- 5 ml. de extrato de baunilha
Cobertura
- frutos vermelhos a gosto
- calda de frutos vermelhos opcional
Preparação
Base de Merengue
- Começa por colocar a prateleira a meio do forno e aquece a 135º.
- Forra uma assadeira com papel vegetal e desenha um círculo de 20 centímetros de diâmetro no centro do papel.
- Numa tigela, coloca as claras e bate quando já começarem ficar mais consistentes. Nessa altura, sempre com a batedeira a funcionar, acrescenta o açúcar, uma colher de cada vez.
- De seguida, acrescenta o amido de milho, o vinagre, a baunilha e a pitada de sal.
- Continua a bater as claras até obteres picos duros e brilhantes.
- Com uma espátula, preenche o círculo que fizeste no papel vegetal. Quando tiveres todo o merengue no papel, faz uma cavidade no centro com a ajuda da espátula ou de uma colher.
- Leva a base a assar a uma temperatura entre os 130º e os 135º, até que se forme uma superfície crocante e levemente bronzeada (entre 1 hora a uma 1h15).
- Desliga o forno e deixa o merengue arrefecer dentro do forno durante mais uma hora.
- Por fim, retira o merengue do forno e com cuidado tira o papel vegetal e coloca a base num prato de servir.
Recheio
- Bate as natas, numa taça grande, juntamente com o açúcar e a baunilha até que se formem picos suaves.
- Adiciona o recheio com cuidado à base de merengue.
Frutos Vermelhos
- Acrescenta a calda de frutos vermelhos e, por fim, acrescenta frutos vermelhos, conforme o teu gosto por cima.
Calda de Frutos Vermelhos
Ingredientes
- 150 gr de morangos cortados em pedaços pequenos
- amoras q.b.
- mirtilos q.b.
- 1 colher de sopa de açúcar branco
- 3 colheres de sopa de água
Preparação
- Num tachinho, colocar os morangos, os mirtilos e as amoras, o açúcar e a água e ir mexendo sempre, em lume brando, até os frutos se começarem a desfazer.
- Depois de retirar do lume, triturar com a varinha mágica. Reservar.
Ficaste com vontade de provar um bocadinho? Atreve-te a fazer e vais ver que não é tão difícil como parece! 😉
Para estas receitas que têm medidas mais pequenas uso um conjunto de colheres de medição muito práticas. Consegues encontrá-las em sítios como o Ikea ou até provavelmente nas lojas do chinês. Eu como faço algumas encomendas no AliExpress aproveitei e encomendei lá.
Ainda não sabes bem o que fazer para a ementa do Dia dos Namorados? Vê a ementa que preparei o ano passado: Ementa do Dia dos Namorados!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.