Da mesa de doces tradicionais de Natal, não há muitos doces que me atraiam realmente. Apesar da minha gulodice, já mais do que conhecida, não fico rendida aos doces desta época. O que mais me encanta é mesmo o arroz doce (feito pela minha mãe), mas para muitos poderá não ser um doce de Natal. O Hugo, por outro lado, gosta muito de Tronco de Natal. Porém, há um doce natalício a que não conseguimos resistir os dois: as rabanadas. Desde que aprendemos esta receita de Rabanadas no Forno, já não fazemos de outra forma.
A receita foi-nos passada por um nutricionista de que gostamos muito e que, bastante sensato, sabia que, numa altura como o Natal, é difícil fazer dieta. No entanto, podemos fazer pequenas alterações às receitas para as tornar mais saudáveis. Estas rabanadas no forno continuam a ter a maioria dos ingredientes das rabanadas tradicionais, diferem apenas no modo de confeção, indo ao forno em vez de serem fritas.
Os mais tradicionais ou conservadores podem dizer que deste modo não ficam tão estaladiças. É verdade, no entanto, o sabor continua lá. Continuam a ser docinhas e a saber a canela, como eu tanto gosto. Experimenta e acredita que te vais render.
Os Ingredientes
Os ingredientes são bastante básicos e deverás tê-los todos na tua despensa, com a excepção do pão, claro 😁 É necessário um cacete para rabanadas (se viste o vídeo de Compras do Mês de Dezembro, sabes que o costumo comprar no Pingo Doce), 1 litro de leite (usei Leite Magro), 3 ovos XL, açúcar e canela em pó a gosto, 1 a 2 paus de canela e casca de 1 limão. (Como podes reparar, ao tirar a fotografia, esqueci-me dos ovos.)
A Preparação
Não há muita sabedoria nesta receita. Primeiramente, coloca num tacho, o leite, 4 colheres de açúcar, os paus de canela e a casca de limão e leva a lume brando até levantar fervura. Deixa arrefecer até ficar morno. Entretanto, corta o cacete em fatias com aproximadamente 1,5 cm de largura. Bate os ovos e coloca-os num prato fundo.
De seguida, coloca, também num prato fundo, açúcar e canela em pó na quantidade que considerares melhor. Quando o leite estiver morno, passa as fatias de pão pelo leite. Podes deixar ficar o pão durante uns minutos a absorver o leite e depois escorre.
Passa depois o pão pelo ovo batido e, por fim, pela mistura de açúcar e canela. Coloca num tabuleiro de ir ao forno, coberto com película anti-aderente.
Depois de repetires esta operação até o pão acabar, leva a forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos. Vira as fatias a meio do tempo, para ficarem douradinhas dos dois lados.
Rabanadas no Forno
Utensílios
- tabuleiro de forno
- papel vegetal ou película anti-aderente
Ingredientes
- 1 litro de leite magro
- 1 cacete para rabanadas
- açúcar
- canela
- casca de limão
- 2 paus de canela
Preparação
- Coloca num tacho, o leite, 4 colheres de açúcar, os paus de canela e a casca de limão e leva a lume brando até levantar fervura. Deixa o leite arrefecer até ficar morno.
- Corta o cacete em fatias com aproximadamente 1,5 cm.
- Bate os ovos e coloca-os num prato fundo.
- Coloca, num prato fundo, o açúcar e a canela em quantidade a teu gosto.
- Quando o leite estiver morno, passa as fatias de pão pelo leite. Podes deixar ficar uns minutos a absorver e escorre.
- Passa a fatia de pão pelo ovo.
- Passa a fatia de pão pela mistura de açúcar e canela.
- Depois de repetires esta operação até o pão acabar, leva a forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos. Vira as fatias a meio do tempo, para ficarem douradinhas dos dois lados.
Para que as rabanadas fiquem mais saborosas, o pão deve ter cerca de 2 dias e deve ser deixado ao ar para ficar mais rijo.
Se preferires, podes usar açúcar amarelo. Também fica muito bem.
Também podes fazer uma calda com água, açúcar e canela para depois regares as rabanadas.
Para que as rabanadas não agarrem ao tabuleiro utilizo sempre uma película anti-aderente, como esta:
Esta película é muito prática porque não fica nada agarrado. Lava-se, depois, muito facilmente e está pronta a ser novamente utilizada.
Podes encontrar estas películas à venda em vários locais. O Lidl, por exemplo, costuma ter à venda juntamente com outros produtos de pastelaria e bolos. Eu comprei a minha na Amazon.
Até à próxima,
Irene
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
1 comment