Gosto muito de refeições leves e da possibilidade de petiscar. As minhas refeições favoritas são os lanches, os pequenos-almoços e os brunchs, em que podemos comer um pouco de cada coisa. Por isso, dou bastante atenção aos lanches que faço ao longo do dia. Tento fazer lanches saudáveis e práticos, principalmente durante a semana (ao fim de semana perco-me um bocadinho nas gulodices 🙈). Por norma, faço três lanches: um, mais leve, a meio da manhã; outro, mais consistente, a meio da tarde (perto das 16h) e outro, também mais leve, já quando estou a caminho de casa (ou em casa porque continuo em teletrabalho).
Não sou de variar muito, mas sei que o devemos fazer para podermos consumir todo o tipo de nutrientes de que o nosso corpo precisa para funcionar bem. Então, tenho uma lista com os meus lanches favoritos para levar para o escritório e vou alternando. O meu preferido é, sem dúvida, iogurte grego com granola e podia comer este lanche o resto da vida, só alterando de vez em quando a granola por fruta.
Como sei que nem sempre é fácil ter inspiração para conseguir lanches fáceis de transportar e de acondicionar, saudáveis e que, ao mesmo tempo, nos deixem saciadas, deixo-te aqui algumas ideias!
Queijinho Babybel ou Queijinho Triângulo com Frutos Secos
1 queijinho Babybel ou 1 queijinho triângulo com frutos secos é uma opção muito prática e nutritiva. Se tivermos a caixa de frutos secos já no escritório, só temos mesmo de levar o queijinho. Eu gosto, principalmente, do queijinho babybel com nozes e castanhas de caju. Tens de ter, no entanto, atenção à quantidade de frutos secos. Não podemos esquecer que 100 g de frutos secos têm mais de 500 calorias. O ideal será cerca de 20gr a 30 gr. por lanche.
Ovo Cozido com Fatia de Peito de Peru
O ovo cozido é uma das opções preferidas cá de casa. Além de todas as vantagens que já conhecemos do ovo, é muito prático para levar na marmita. Dependendo das necessidades nutricionais e do apetite, podes ainda acrescentar uma ou duas fatias de fiambre de peru ou de queijo flamengo.
Tortilhas de milho com queijo fresco
Tostas ou Tortilhas de milho (ou arroz) com queijo fresco foi durante muito tempo o meu lanche de meio da manhã. Ainda continuo a comer, mas vou alternando com outras opções. Não porque me tenha cansado de comer sempre o mesmo, mas porque como já referi é importante ter uma alimentação variada. Costumo colocar numa caixinha o queijo já cortado em fatias e no local de trabalho é só colocar o queijo na tortillha.
Tomate Cherry com Bolinhas de Mozarella
Esta opção é muito fácil de preparar e basta levar numa caixa que vede bem dentro de uma lancheira térmica. Tanto é boa opção para comer na praia, como servir como entrada num jantar com amigos, como para levar para uns dos lanches no escritório.
Gelatina com Queijo Quark
É, talvez, das receitas mais feitas cá em casa. Costumo preparar ao domingo para ter para a semana toda no frigorífico. Já foi o lanche diário do meu marido, mas, entretanto, ele cansou-se um pouco e tem alternado com outras opções que te estou a mostrar. Podes encontrar a receita aqui: Gelatina com Quark.
Iogurte grego com granola e/ou fruta
Este é, sem dúvida, o meu lanche preferido para meio da tarde. Habituei-me ao iogurte grego e adoro comê-lo com granola. Às vezes, acrescento frutos vermelhos ou pedaços de outra fruta. Costumo levar para o escritório num recipiente próprio que até já tem divisórias e podemos colocar o iogurte numa zona e a granola noutra. Como gosto da granola estaladiça, prefiro que vá separada para não ir amolecendo em contacto com o iogurte.
Cenoura em palitos
Outra opção bastante saudável e muito prática. Já a tinha sugerido no artigo 5 Sugestões de Lanches para a Praia porque é mesmo muito fácil de fazer. É só cortar uma cenoura em palitos, colocar numa caixinha e levar. Mais fácil não há!
Pudins de Chia
Rendi-me aos pudins de chia não há muito tempo. Já conhecia os benefícios da chia, mas nunca tinha experimentado os pudins. No entanto, devia tê-lo feito mais cedo porque são muito fáceis de preparar e de transportar. Só precisas de levar o frasquinho numa lancheira térmica e guardar no frigorífico no local de trabalho ou levar uma placa de gelo na lancheira para continuar fresquinho. Eu gosto muito pudim de chia com leite de coco e banana, mas há várias versões. Podes ver as algumas receitas no artigo 3 Versões do Pudim de Chia.
Peça de Fruta
Acho que mais prático do que uma peça de fruta é capaz de ser difícil encontrar. Eu sei que muitas vezes devemos ter alguma atenção ao açúcar presente na fruta (frutose) e nem todos devem abusar. Mas podemos comer a fruta como lanche e optar por depois não comer à refeição como sobremesa.
Frutos Secos
Mais do que um lanche os frutos secos são algo para trincar quando a fome aparece a horas que não devia. Eu tenho sempre uma caixinha de frutos secos no meu bloco de gavetas para essas ocasiões.
Quais costumam ser as tuas opções de lanches saudáveis e práticos? Deixa comentário na caixa de comentários mais abaixo. Gostava muito de saber as tuas opções de lanche.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤