Na nossa alimentação, não devemos dar apenas atenção às refeições principais. Os lanches são também muito importantes. Porém, com tanto em que pensar no nosso dia-a-dia, é fácil deixá-los para segundo plano. O ideal é que os lanches sejam fáceis de preparar, rápidos e também “transportáveis” para pudermos levar facilmente na lancheira para o trabalho ou para qualquer outro sítio necessário. Como muitas vezes faltam ideias, decidi partilhar 3 opções de lanche, que se fazem num instante, e pelos quais tenho nos últimos tempos optado.
Eu faço sempre três lanches por dia: um lanche a meio da manhã, outro à tarde e outro ao fim da tarde. De manhã, é um lanche mais leve, o primeiro da tarde é um pouco mais consistente e o último é apenas um petisco (por norma uma mão-cheia de frutos secos). Digamos que são dois lanches e um lanchinho. Tento optar por lanches rápidos. O meu lanche de manhã foi o mesmo durante muitos anos: tostas de sésamo com queijo fresco. Fácil de transportar e preparar e deixava-me saciada. Com o trabalho remoto e a facilidade de acesso à despensa, comecei a procurar outros lanches e muitas vezes substituo as tostas por tortilhas de arroz ou milho. Nos dias de treino, opto, por vezes, pelas tortilhas de arroz com banana e manteiga de amendoim. Uma delícia e que me deixa saciada durante muito tempo.
Um dos meus lanches da tarde preferidos é o iogurte grego com granola, mas vou tentando variar um pouco. Faço também com alguma frequência Pudim de Chia (vê aqui a receita) e o iogurte grego com gelatina e o pudim de baunilha com granola foram, também, ocupando o seu lugar na minha lista de preferências.
Tortilha de Arroz com Manteiga de Amendoim e Banana
Este lanche é habitual nos dias em que pratico exercício físico (seja dia de corrida ou dia de ginásio). Nesses dias, gosto de comer uma banana porque tem potássio e magnésio que ajudam a diminuir as caibras musculares. Em dias sem tempo para preparar nada como só a banana, mas quando tenho um pouco mais de tempo, habituei-me a fazer esta mistura:
- duas tortilhas de arroz sem sal,
- manteiga de amendoim a gosto,
- banana em rodelas,
- canela q.b.
Só tens de barrar as tortilhas com a manteiga de amendoim, colocar as rodelas de banana por cima e polvilhar com canela. Tens um lanchinho feito rapidamente e muito nutritivo.
A manteiga de amendoim que utilizo é do Pingo Doce.
Iogurte Grego com Gelatina
A junção do iogurte grego com a gelatina surgiu numa tarde de muito calor, em que me apetecia algo bem fresquinho. Não queria recorrer a um gelado ou a algo mais calórico, então lembrei-me de juntar ao meu iogurte grego habitual, umas das tacinhas de gelatina que tenho sempre feitas no frigorífico. Desde aí tem sido um lanche meu regular, principalmente, nos dias de calor 😁
É muito fácil de preparar. Só tens de misturar numa taça o iogurte grego com a gelatina, do sabor que preferires. Se for para consumir no local de trabalho, podes levar 2 recipientes com as quantidades desejadas de iogurte e gelatina e depois é só misturar.
O iogurte grego de que mais gosto é o Light do Lidl.
Pudim de Baunilha com Granola
Já poderás ter percebido que também me rendi aos pudins proteicos que abundam pelos supermercados. Não faço do seu consumo um hábito diário, mas gosto, de vez em quando, de os comer. No entanto, um bom lanche (ou mesmo uma sobremesa) para mim têm de ter algo crocante. Então, acrescento um pouco de granola ao pudim para ficar mais ao meu gosto. Podes colocar a granola diretamente na embalagem do pudim ou passar o pudim para uma taça e depois misturar. Normalmente, acrescento também um pouco de canela.
É mais um lanche que facilmente levas na tua marmita (pudim e uma caixinha com a granola) e acabas de preparar no teu local de trabalho.
Gosto muito do pudim de baunilha do Lidl, que podes ver na foto abaixo, mas também estou fã do pudim de caramelo do Continente.
O que achaste destas sugestões para os teus lanches rápidos? Qual vais experimentar?
Queres mais sugestões de lanches? Vê estes artigos: 10 Lanches Saudáveis e Práticos para o Trabalho e 5 Sugestões de Lanches na Praia.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤