Eu sei que o Halloween está quase aí e já só pensamos no que se pode fazer para ter uma mesa divertida e assustadora. Mas, antes de me debruçar sobre esse assunto e partilhar a minha receita para este Halloween, não podia deixar de partilhar este Doce de Gelatina de Ananás e Natas. Deparei-me com ele nos meandros da Internet num dia em que andava à procura de inspiração para uma sobremesa a servir num jantar de amigos. Podemos ter 15.000 receitas guardadas, mas andamos sempre nesta procura, não é?
A busca desta vez foi bastante produtiva porque esta sobremesa foi um sucesso entre todos. É um doce típico de camadas, mas que resulta mesmo muito bem. No fundo da taça, temos uma camada espessa (com a gelatina e os leites), depois encontramos a bolacha, de seguida, temos uma camada fofa e doce q.b. e, por fim, voltamos a ter a bolacha triturada. É tão bom que no jantar de amigos não sobrou nada!!! Claro que tive de voltar a fazer pouco tempo depois 😄
Os Ingredientes
Precisas de:
- 1 lata de leite condensado
- 5 ovos
- 1 saqueta de gelatina light de ananas
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 embalagem de natas para bater
- leite na mesma quantidade da lata de leite condensado
- 1 pacote de bolacha maria
- Ananás em pedaços para acompanhar (opcional)
A Preparação
Começa por separar os 5 ovos. Reserva as claras.
Num tacho, coloca as 5 gemas e 1 lata de leite condensado. Mistura. Acrescenta depois o leite (na mesma quantidade do leite condensado), volta a mexer e leva a lume brando até engrossar.
Assim que começar a engrossar, acrescenta a saqueta de gelatina em pó de ananás e mexe bem. Desliga o lume e verte esta mistura para a taça / pirex onde queres servir a sobremesa. Deixa arrefecer.
Enquanto esperas que a mistura arrefeça, tritura a bolacha maria.
Com a mistura já fria, distribui a bolacha maria por cima e reserva quantidade suficiente para cobrir o doce no final.
Bate as claras em castelo. De seguida, bate as natas e acrescenta 4 colheres de açúcar quando as natas começarem a ficar firmes. Junta depois as claras às natas para lhes dar volume. Verte esta mistura na taça da sobremesa. Faz uma camada final com a bolacha maria.
Leva ao frigorífico pelo menos 4 horas. Serve fresco com ananás em pedaços a acompanhar.
Doce de Gelatina de Ananás e Natas
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 5 ovos
- leite, na mesma quantidade do leite condensado
- 1 pacote de bolacha maria
- 1 saqueta de gelatina light de ananás
- 4 colh. de sopa de açúcar
- 1 pacote de natas para bater
- ananás em pedaços opcional
Preparação
- Começa por separar os 5 ovos. Reserva as claras. Num tacho coloca as 5 gemas e 1 lata de leite condensado. Mistura. Acrescenta depois o leite (na mesma quantidade do leite condensado), volta a mexer e leva a lume brando até engrossar.
- Assim que começar a engrossar acrescenta a saqueta de gelatina em pó de ananás e mexe bem. Desliga o lume e verte esta mistura para a taça / pirex onde queres servir a sobremesa. Deixa arrefecer.
- Enquanto esperas que a mistura arrefeça, tritura a bolacha maria.Com a mistura já fria, distribui a bolacha maria por cima e reserva quantidade suficiente para cobrir o doce no final.
- Bate as claras em castelo. De seguida, bate as natas e acrescenta 4 colheres de açúcar quando as natas começarem a ficar firmes. Junta depois as claras às natas para lhes dar volume. Verte esta mistura na taça da sobremesa. Faz uma camada final com a bolacha maria.Leva ao frigorífico pelo menos 4 horas. Serve fresco com ananás em pedaços a acompanhar.
Notas:
- Mistura os leites e as gemas no tacho de preferência com uma vara de arames para evitar que se criem grumos.
- Ao tiriturar a bolacha maria, podes triturar bastante e deixar a bolacha quase em pó ou triturar menos e ficar com alguns pedaços, conforme o teu gosto.
- Faz de preferência a sobremesa na noite anterior ao dia que a queres servir. Gosto de deixar de um dia para o outro as sobremesas frias no frigorífico para ficarem mais firmes e frescas.
- Não demores muito tempo entre bater as claras em castelo e bater as natas porque as claras vão perdendo líquido…
- Acompanha esta sobremesa com ananás em pedaços. Podes também incorporar o ananás na sobremesa. Podes acrescentar por cima da última camada de bolacha ou entre a camada de bolacha e de natas.
Queres mais receitas de sobremesas de colher? Vê:
Mosaico de Gelatinas com Iogurte
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤