Um dos doces que mais recordo da minha infância é a Serradura. A minha mãe fazia-o muitas vezes. Lembro-me bem de a ver a misturar as natas com o leite condensado, da bolacha maria desfeita e de ir tirar um bocadinho do leite condensado que sobrava… Não me esqueço também da satisfação com que comia cada fatia. Porém, a preocupação com as calorias leva a que não a faça muitas vezes. Mas, como há dias especiais que merecem que não se pense nisso (e o Dia da Mãe é já este fim de semana), resolvi partilhar a receita para que te possas inspirar, caso queiras oferecer um miminho doce à mãe.
Esta Serradura, além de uma sugestão, é também uma homenagem à minha mãe, que tanto jeito tem para a cozinha e que sempre se esmerou para que apreciássemos os seus cozinhados. Com esse entusiasmo em mente, resolvi adaptar um pouco a receita original e acrescentar morangos para dar um toque diferente e tornar esta sobremesa ainda mais saborosa. Primeiro, pensei em cortar os morangos em pedaços e misturar nas natas, mas tendo em conta que é uma receita para celebrar, decidi fazer uma “espécie” de coroa a rodear a serradura. Acho que em termos estéticos resultou bem, em termos de sabor não tenho dúvidas nenhumas: é uma delícia. O difícil foi conseguir conter-nos e não comer tudo de uma vez.
Há várias receitas de serradura que têm menos folhas de gelatina. Essas serão para servir em taça. Nesta versão, a ideia é obtermos a consistência de um semifrio e ser feita numa forma de aro amovível.
Os Ingredientes
Apenas precisas de:
- 400 ml. de natas para bater
- 1 lata de leite condensado
- 7 folhas de gelatina
- meio pacote de bolacha maria
- 300 gr. morangos
Material:
- 1 forma de aro amovível
- Picadora ou liquidificador para triturar as bolachas
A Preparação
Começa por desenhar um círculo do tamanho do fundo da forma amovível numa folha de papel vegetal. Recorta. Passa um pouco de margarina ou spray desmoldante no fundo da forma e coloca o círculo por cima.
Retira a rama a cerca de 10 a 12 morangos e lava-os bem. Corta os morangos ao meio e coloca na vertical à volta da forma, sem deixar espaços. Deixa a parte lisa do morango encostada à forma. Leva ao frigorífico, enquanto preparas o resto da receita.
Demolha as 7 folhas de gelatina. Coloca uma a uma as folhas num recipiente com água bem fria e deixa ficar cerca de 8 a 10 minutos. Quando as folhas estiverem moles, retira da água e escorre-as bem.
Entretanto, bate as 400 ml de natas bem firmes. Acrescenta, de seguida, meia lata de leite condensado. Para melhor dissolveres a gelatina, podes colocar a lata de leite condensado em banho maria. Quando o leite estiver quente (mas sem ferver), acrescenta as folhas. Vão dissolver num instante. Mexe bem e espera que arrefeça. Quando estiver quase à temperatura ambiente, acrescenta à mistura de natas e leite condensado. Bate novamente.
Retira a forma do frigorífico e coloca a mistura de natas na forma com cuidado para que os morangos se mantenham no sítio. Coloca novamente no frigorífico e deixa ficar pelo menos 5 horas. Eu costumo fazer ao fim do dia e deixo ficar no frigorífico toda a noite. Na manhã seguinte já solidificou.
Com cuidado, abre a forma, retira o aro e coloca a Serradura num prato a teu gosto. Não te esqueças de retirar o papel vegetal do fundo da forma. Entretanto, reduz meio pacote de bolachas maria, quase a pó, na picadora. A consistência da bolacha depende um pouco do gosto pessoal. Eu gosto bastante triturado, podem gostar de sentir uns pedacinhos um pouco maiores de bolacha.
Depois, acrescenta a bolacha em pó por cima da Serradura. Mantem no frigorífico até servir.
Serradura com Morangos
Utensílios
- 1 Forma de Aro Amovível
- 1 picadora opcional
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 400 ml. de natas para bater
- 1/2 pacote de bolacha maria
- 7 folhas de gelatina incolor
- 300 gr. de morangos
Preparação
- Começa por desenhar um círculo do tamanho do fundo da forma amovível numa folha de papel vegetal. Recorta. Passa um pouco de margarina ou spray desmoldante no fundo da forma e coloca o círculo por cima.
- Retira a rama a cerca de 10 a 12 morangos e lava-os bem. Corta os morangos ao meio e coloca na vertical à volta da forma. Deixa a parte lisa do morango encostada à forma. Leva ao frigorífico, enquanto preparas o resto da receita.
- Demolha as 7 folhas de gelatina. Coloca uma a uma as folhas num recipiente com água bem fria e deixa ficar cerca de 8 a 10 minutos. Quando as folhas estiverem moles, retira da água e escorre-as bem.
- Entretanto, bate as 400 ml de natas bem firmes. Acrescenta, de seguida, meia lata de leite condensado. Para melhor dissolveres a gelatina, podes colocar a lata de leite condensado em banho maria. Quando o leite estiver quente (mas sem ferver), acrescenta as folhas. Vão dissolver num instante. Mexe bem e espera que arrefeça. Quando estiver quase à temperatura ambiente, acrescenta à mistura de natas e leite condensado. Bate novamente.
- Retira a forma do frigorífico e coloca a mistura de natas na forma com cuidado para que os morangos se mantenham no sítio. Coloca novamente no frigorífico e deixa ficar pelo menos 5 horas. Eu costumo fazer ao fim do dia e deixo ficar no frigorífico toda a noite. Na manhã seguinte já solidificou.
- Com cuidado, abre a forma, retira o aro e coloca a Serradura num prato a teu gosto. Não te esqueças de retirar o papel vegetal do fundo da forma. Entretanto, reduz meio pacote de bolachas maria, quase a pó, na picadora. A consistência da bolacha depende um pouco do gosto pessoal. Eu gosto bastante triturado, podem gostar de sentir uns pedacinhos um pouco maiores de bolacha.
- Depois, acrescenta a bolacha em pó por cima da Serradura. Mantem no frigorífico até servir.
Notas
- Se preferes a serradura em taça, e não em estilo semifrio, podes manter as quantidades de natas e leite condensado e diminuir as folhas de gelatina para cerca de 4 a 5.
- Podes acrescentar morangos cortados em pedaços pequenos à mistura de natas e leite condensado.
- Podes usar uma embalagem de 500 ml de natas e manter as restantes quantidades. Eu usei 2 embalagens de 200 ml.
Queres mais ideias de sobremesas para uma ocasião especial? Vê Charlotte de Morangos, Bolo Red Velvet e Bolo de Iogurte com Cobertura de Mascarpone e Frutos Vermelhos.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤