Com o Natal quase à porta, a maioria das tarefas já estará tratada. No entanto, a época natalícia é repleta de tarefas, ainda mais se as festas forem na nossa própria casa. Além de elaborar o menu, ir às compras e cozinhar, temos de ter a casa preparada para receber toda a família. Com o tempo apertado, como sempre, dispensar muito tempo para limpezas e arrumações pode não ser o ideal. Por isso, hoje partilho contigo o que podes fazer para preparar a casa rapidamente para as festas.
Não sei se tens a mesma sensação que eu, mas, com a véspera de Natal a um sábado, parece que há menos tempo para tratar de tudo… É verdade que nos últimos anos, o Natal tem sido sempre cá em casa. Como tal, já sei mais ou menos tudo o que é necessário fazer e vou tentar seguir os procedimentos já habituais para que a casa esteja arrumada e “em condições” para que todos se sintam bem e confortáveis. Eventualmente, terei de “espremer” algumas tarefas no tempo que já falta. É verdade que a preparação da casa passa, principalmente, pela limpeza: limpar o pó, aspirar e lavar o chão, limpar vidros e, claro, lavar as casas de banho. Mas há mais que se pode fazer para termos a casa num “brinquinho” sem demorar demasiado tempo.
Destralha
Um dos primeiros passos para preparar a casa para as festas, será destralhar as áreas da casa por onde os nossos convidados vão circular. Cá por casa, as áreas principais durante as festas são a entrada, a sala de estar (que também é sala de jantar) e a cozinha. Assim, uns dias antes com a ajuda dos miúdos retiro destas zonas tudo o que está a mais: livros fora do sítio, revistas, uma ou outra caixa de encomendas que não tenha sido arrumada. Já não tenho brinquedos espalhados pela sala, mas serão também importantes arrumar. Retiro também tudo o que não faz falta das bancadas da cozinha. Este destralhe deverá ser feito alguns dias antes, mas não com demasiada antecedência. Porquê? Para evitar voltar a aparecerem objetos nestas zonas que não deveriam lá estar e tenhas de repetir todo o processo outra vez.
Define onde colocar o que retiraste das áreas destralhadas
Retirar tudo o que está a mais na sala, cozinha e hall de entrada pode ser ser fácil, mas terás de colocar em algum sítio esses objetos. Caso não tenhas tempo para arrumar tudo nos devidos sítios, faz essa recolha para caixas ou cestos. E de seguida, define onde guardar tudo.
Se tiveres uma garagem ou uma arrecadação com algum espaço terás o assunto resolvido. Se assim não for, define em que quarto ou divisão da casa consegues guardar as coisas e dá a indicação que é o sítio da tralha e não é para entrar.
Divide as tarefas
Preparar a casa não é tarefa de uma só pessoa, por isso, divide tudo o que há a fazer entre ti, o homem da casa e os mais pequenos. Entre todos, será muito mais fácil ter a casa pronta rapidamente. Deixa de lado a ideia de que os miúdos não conseguem ou que tudo fica melhor se fores tu a fazer.
Cria espaço na entrada / hall
Ter convidados em casa, ainda para mais no Inverno, implica mais casacos, cachecóis e malas para pendurar. Por isso, convém ter a entrada da casa ou o hall desimpedido e com sítio para se puder colocar todos os objetos a mais. Se o espaço for pouco, podes sempre recorrer a um quarto para se colocar tudo isso. Neste caso, não te esqueças que também tens de fazer uma pequena arrumação no quarto.
Prepara um espaço extra para dormir
Alguns dos teus familiares vêm de longe e precisam de ficar em tua casa a passar a noite? Não te esqueças de pensar bem onde vão dormir e ter o espaço preparado: roupa de cama e toalhas renovadas, quarto arrumado.
Coloca à vista os produtos de higiene
Apesar preparares a casa de banho no início da noite, é natural que haja objetos que sejam necessários repor com o passar das horas e do uso de mais pessoas que o habitual. Deixa o papel higiénico extra à vista, tal como toalhas ou sabonetes. Assim, os próprios convidados podem retirá-los em vez de estares toda a noite preocupada com isso.
Faz stock dos produtos mais importantes
Para que nada falte durante estes dias, faz stock de alguns dos produtos mais importantes. Compra em mais quantidade os produtos de higiene, como o papel higiénico e o sabonete, mas também café, açúcar ou adoçante, água (se beberes de garrafão). Tem também alguma fruta extra de reserva. Com tantos doces e salgados na mesa, pode sempre saber bem para desenjoar.
Dá um cheiro convidativo à casa
Limpar e arrumar a casa será o mais importante, claro. Mas depois disso não te esqueças de colocar um cheirinho agradável pela casa. Nestes dias de convívio familiar, todos os sentidos estão ativos e entrar e estar numa casa com um cheiro bom cria logo uma sensação de bem estar. Podes recorrer a dispositivos elétricos (há alguns de cheiros bastante natalícios e apropriados para esta altura), mas também podes usar pot-porri ou acender velas de cheiro.
Dicas Extras
Cria um cantinho do café
A tua cozinha é pequena e a família grande? Em vez de teres a máquina de café na cozinha, se a tua sala tiver espaço, cria um cantinho do café aí. Evitas que a cozinha se encha de pessoas desnecessariamente e é menos confusão. Além que permite um maior convívio pois podem todos continuar a conversar enquanto preparam o café.
Tem carregadores disponíveis
Nos dias de hoje, todos nós não dispensamos o telemóvel. No entanto, nem sempre nos lembramos de ter o carregador por perto. Caso alguns dos convidados precise de carregar um dispositivo móvel, tem disponível alguns carregadores para que os possam utilizar.
Tem também à mão a password do wi-fi. Sim, eu sei que a ideia é conviver nestes dias. No entanto, rende-te às evidências que, mesmo que por apenas uns instantes, todos querem dar uma vista olhos pelas redes sociais. Logo, é preferível ter a password acessível do que teres de ir consultar o router se alguém pedir.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤