Chegar a uma casa limpa e organizada eleva as nossa energias e a sensação de bem-estar. No entanto, com tantas tarefas em mãos no nosso dia-a-dia, pode nem sempre ser fácil consegui-lo. Saber a frequência com que devemos lavar ou trocar os objetos da casa pode ajudar-nos a não stressar demasiado com o assunto, mas também ajuda a que possamos criar uma rotina de limpeza eficaz. Pode também ajudar a que se poupe na água e eletricidade.
O bom senso levar-me-ia a dizer que nem precisamos de pensar muito no assunto. Colocamos algo para lavar ou trocamos algum objeto quando nos apercebemos que não está em condições ou quando está a precisar de ser lavado. No entanto, a sujidade nem sempre é visível e os ácaros e os micro-organismos pululam nos objetos de nossa casa sem que os consigamos ver. Por exemplo, a sujidade dos lençóis não se vê, mas sabemos que a lavagem deve ser frequente. Por tudo isto, partilho alguns prazos para ajudar a que a casa esteja sempre limpa e o ambiente em que vivemos seja fresco e acolhedor. Estes prazos indicativos devem, claro, ser adaptados à realidade de cada família e do seu uso de cada item.
Toalhas de banho – 1 vez por semana
De cada vez que nos secamos a uma toalha, deixamos células mortas da pele e impurezas que são absorvidas pelas toalhas. Para evitar que os micro-organismos se espalhem, devemos lavar as toalhas 1 vez por semana. Para evitar que fiquem com mau cheiro, devemos sempre ter o cuidado de as secar bem entre cada utilização.
Há já algum tempo que deixei de utilizar amaciador na lavagem das toalhas turcas. Utilizo vinagre de limpeza e as toalhas ficam muito mais macias.
Lençóis – 1 vez por semana
Os lençóis podem acumular muito pó e ácaros do pó, o que leva a provocar alergias ou a piorar a condição de quem as tem. Por isso, devemos trocar os lençóis todas as semanas. Ao lavá-los, devemos sempre que possível fazê-lo a 60º pois só assim é que os micro-organismos são eliminados.
Almofadas – 3 a 6 meses
Tal como os lençóis, as almofadas também são um objeto que acumula muito pó e ácaros. No entanto, como estão protegidas pelas fronhas podemos lavá-las com menos frequência. No geral, as almofadas devem ser lavadas de 6 em 6 meses e trocadas a cada 2 anos de uso.
Podemos optar por lavá-las na máquina, no máximo duas de cada vez, num ciclo de lavagem suave. Para secar podes optar pela máquina de secar ou deixar ao ar até estar completamente seca. As almofadas não devem ficar húmidas pois facilmente ficam com mau cheiro.
Colchão – 6 em 6 meses
Idealmente, devíamos deixar o colchão a apanhar sol todas as semanas ou o máximo de vezes possível, especialmente se alguém sofre de alergias em casa. Se isso é fácil de fazer nos colchões dos mais pequenos, nos de adulto nem tanto. Por isso, não nos devemos esquecer de 6 em 6 meses lavá-lo. Normalmente, faço-o na troca das estações (do Verão para o Outono e na passagem do Inverno para a Primavera). Além de aspirar normalmente, podemos aplicar bicarbonato de sódio em pó (encontras facilmente em qualquer supermercado), deixamos atuar alguns minutos e, de seguida, passamos o aspirador novamente. Se tiver nódoas podemos tentar tirar com um pano húmido e um pouco de detergente líquido.
Panos da Cozinha – de todos os dias a 3 dias
A cozinha é dos sítios em que mais facilmente há sujidade e fungos e bactérias à espera de proliferarem. Os panos que utilizamos na cozinha são dos melhores candidatos para os ajudar a espalhar: é lá que limpamos as mãos, que limpamos algum objeto com gordura, … Mesmo assim, a lavagem dos panos depende do uso que damos à nossa cozinha: todos os dias preparas refeições, almoço e jantar? Ou só preparas lanches e pouco mais? Se for de uso intensivo, os panos deverão ser lavados todos os dias. Se for um uso mais leve, poderá ser de 3 em 3 dias. Para evitar lavar com tanta frequência, deves ter um pano próprio para secar as mãos, um pano para secar a loiça e outro para limpar algo que esteja sujo. Nunca te deves esquecer de os deixar secar bem entre cada uso.
Esponja da loiça – Todas as semanas ou 10 a 15 dias
A esponja é, provavelmente, dos objetos mais sujos que existem numa casa, isto porque ao passarmos a esponja nos tachos e panelas, a esponja absorve toda a sujidade lá existente. Portanto, é todo um ajuntamento de bactérias e fungos. Infelizmente, se não trocarmos com frequência a esponja, esses fungos e micro-organismos vão passar para tudo o que com ela limparmos (pratos, talheres e panelas). Assim, o ideal será que a esponja será trocada entre 10 a 15 dias. Mais uma vez, esta troca depende da frequência da utilização. Lavas a loiça à mão duas vezes ao dia? Então, troca a esponja todas as semanas.
Balde do lixo – 1 vez por semana
Uma cozinha com cheiro agradável é meio caminho andado para nos sentirmos bem quando vamos cozinhar. O balde do lixo é dos objetos mais problemáticos em termos de cheiros. Para evitarmos os maus cheiros, além de trocar o saco do lixo várias vezes, temos de lavar com frequência o balde porque há sempre pingos de gordura que caem ou mesmo vapores que ficam no balde. Assim, sempre que troco o saco passo com um detergente em spray e limpo com um pano multi-usos. No entanto, todas as semanas, lavo mais a fundo para a limpeza ser completa.
Segues estas indicações ou lavas com frequências diferentes estes objetos de casa? Conta-me na caixa de comentários mais abaixo.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
4 comments
Bom fia querida Irene
É curioso ver td isso escrito,nem me dava conta dos intervalos das coisas.
Mas sim é o meu timing ,para todas essas tarefas,excepto as toalhas,não deixo chegar a semana inteira.Troco antes.Mas isso é uma panka minha.
Beijinhos boa semana
Olá, Judite!
Quando já temos o hábito de fazer as coisas, nem nos apercebemos bem dos timings 😊
Mas achei interessante partilhar porque há quem não saiba bem esses intervalos.
Ahahah cada uma com a sua panka 😁
Beijinhos grandes e obrigada pela visita ao blog
olá Irene, claro que leio tudo, e na realidade faço tudo isso sobre a limpeza, até o vinagre de limpeza eu uso na roupa, como disse sou asmática, para não andar sempre a lavar cortinados, substitui por uns que baixo e levanto tipo estor, aspiro e realmente estou muito satisfeita.
Gosto imenso de receber estes miminhos.
😘😘💞💯🌹🌹🌼🌻
Excelente fim de semana , aproveite o Solinho.
Olá, Fátima!
Quando temos alergias e problemas respiratórios, temos de ter tantos cuidados…
É uma ótima ideia a de substituir os cortinados por estores. Muito mais fácil e prático de limpar 🙂
Beijinhos grandes 😘😘😘