A realização de tarefas domésticas pelas crianças pode não ser um tema consensual. Há quem defenda que as crianças devem aproveitar o tempo livre para brincar e não para fazer tarefas em casa. Há, por outro lado, quem pense que dar tarefas domésticas para as crianças realizarem, ajuda a muitos níveis, dando aos mais pequenos noção de responsabilidade, de trabalho em equipa e uma maior autonomia.
Eu sempre tive a minha mãe em casa a tempo inteiro. Talvez, por isso, talvez pela maneira de educar, eu tinha poucas tarefas em casa. Arrumava o meu quarto e a minha secretária e pouco mais. E, claro, que nunca me queixei. Mas quando tive filhos percebi que não queria que fosse assim com eles. Tanto eu como o Hugo pensamos que ter tarefas domésticas é muito importante para os mais pequenos. É claro que em conta, peso e medida. Não estou a defender que façam todas as tarefas de casa, mas também não concordo que não façam nada. Acho que com equilíbrio conseguimos atribui-lhes tarefas que os façam ter uma maior consciência coletiva, mas também conhecimentos para toda a vida.
As tarefas das minhas crianças
Nem sempre é fácil para nós, pais, libertar-nos de determinada tarefa e passá-la aos mais pequenos. Porque temos pressa e explicar o que queremos que eles façam vai demorar, porque achamos que não vai ficar tão bem feito, enfim… Se colocarmos estas questões de lado, ganhamos todos! Tenho uma rapariga com quase 14 anos e um rapazinho de 10, e quando eram mais pequeninos, comecei por lhes atribuir pequenas tarefas. Eles foram crescendo e fui aumentando as tarefas e também a responsabilidade das mesmas.
Assim, hoje em dia, os dois põem a mesa a todas as refeições, um levanta a mesa e o outro coloca a loiça na máquina. Além disso, estendem e apanham roupa, sempre que necessário. Arrumam as próprias roupas, quando passadas a ferro e colocam para lavar as sujas. São responsáveis pelo equipamento de natação. Têm também de manter o quarto ou o espaço deles na sala e no escritório minimamente arrumado. Ainda ajudam a arrumar as compras sempre que vamos ao supermercado. Acho até que poderiam fazer mais, mas também têm de estudar e têm de ter tempo para eles próprios. Por isso, por enquanto são estas, daqui a um ou dois anos, revemos as tarefas em que têm de colaborar.
Vejamos quais as vantagens que podemos retirar desta participação na vida doméstica:
Vantagens de participar nas Tarefas Domésticas
1- Desenvolvem habilidades
Se adequarmos as tarefas à idade da criança, ela vai conseguir desenvolver habilidades que não faria de outra maneira. Podemos e devemos também tentar atribuir tarefas que cada criança goste mais de fazer. Por exemplo, o meu filho mais novo gosta de limpar o pó, mas a minha filha nem por isso. Quando é preciso, é a ele que peço para pegar no pano no pó.
Estas habilidades que vão ganhando e adquirindo são também importantes para o resto da vida. Se aprenderem desde pequenos a lavar a loiça ou como se arruma a roupa, quando viverem sozinhos ou tiverem uma casa a cargo, nada será novidade.
2. Responsabilidade
Ao atribuirmos tarefas aos mais novos estamos também a criar-lhes um sentido de responsabilidade. Eles sabem que aquele tarefa é deles e que têm de a cumprir. Quando é hora de pôr a mesa, só tenho de dizer: meninos, Mesa! E eles, já sabem o que têm de fazer.
3. Autonomia
Ao confiarmos uma tarefa às crianças, estamos a transmitir-lhes confiança nas suas capacidades (ajudando também a fortalecer a auto-estima), mas as crianças também ficam com a sensação de são capazes de o fazer. Aos poucos, vão conseguindo ser cada mais autónomos.
4. Trabalho em equipa/família
Se explicarmos que a casa é de todos e que todos têm de fazer um bocadinho para que esteja limpa, arrumada e confortável, eles vão percebendo a importância de trabalhar em conjunto e cooperar com os outros membros da família. Ficam mais habituados a trabalhar em equipa, mas também ajuda a criar laços familiares (mesmo que se vão “picando” enquanto apanham a roupa do estendal 😉)
5. Noção de organização
Ao saberem que têm de dividir o seu tempo entre a brincadeira, as tarefas da escola e as tarefas de casa aprendem a organizar-se e a planear o tempo. Percebem também aos poucos todas as pequenas tarefas que envolvem a gestão de uma casa e a necessidade de planeamento.
Todas estas vantagens são muito interessantes, mas como já disse devemos ter atenção à idade da criança para lhe atribir a tarefa. Então, a partir de que idade podem fazer o quê?
Tarefas por idades
2 a 3 anos
São bem pequeninos é verdade, mas já são capazes de fazer algumas coisas simples. Temos, nesta fase, de ter disponibilidade e paciência para lhes ensinar o que têm de fazer. Podem:
- Ir colocar coisas ao lixo
- Arrumar os brinquedos, livros ou jogos (desde que em locais acessíveis)
- Varrer o chão, com uma vassoura pequenina
- Ajudar a limpar comida espalhada
- Colocar a roupa no cesto da roupa suja
- Colocar a roupa do dia na cadeira e os sapatos no sítio
- Ir ao armário tirar bolachas ou a fruta para o lanche
4 a 5 anos
As capacidades vão aumentando, tal como a autonomia e começam a puder fazer algumas tarefas já sem supervisão. Nesta altura, ajudar nas tarefas é quase um divertimento e também uma possibilidade de estar ao pé de nós. Podem já:
- Regar plantas (o meu mais pequeno sempre gostou)
- Tirar as compras dos sacos e colocar nos sítios ao seu alcance
- Ajudar a preparar as refeições
- Ajudar a pôr a mesa para as refeições
- Arrumar a roupa nos armários
- Arrumar a cama
- Separar o lixo para reciclar
6 a 8 anos
Com o crescimento, é natural que deixem de ver as tarefas como algo divertido e, por isso, devemos aumentar o grau de dificuldade para que se mantenham estimulados. Nesta fase, podem:
- Lavar a loiça ou colocar a loiça na máquina de lavar
- Separar a roupa suja por cores
- Estender a roupa e apanhar quando seca (desde que o estendal tenha altura que o permita)
- Arrumar o quarto
- Aspirar
- Ser responsável por pôr a loiça na mesa para as refeições
9 a 12 anos
Nestas idades, já conseguem fazer quase tudo, mas podemos elevar a fasquia e ensinar mais algumas tarefas. Podem:
- Tratar dos animais de estimação e passeá-los
- levar o lixo à rua
- Trocar a roupa da cama
- Preparar refeições simples
- Ajudar a fazer a lista do supermercado
- Aprender a utilizar o micro-ondas
- Aprender a utilizar a máquina de lavar a loiça e a da roupa
- Lavar as casas de banho
- Arrumar a loiça nos armários
12 a 14 anos
Aqui já temos adolescentes, esperemos que responsáveis, e por isso, a responsabilidade pode ser muito maior. Nestas idades, podem:
- Tomar conta dos irmãos mais novos
- Fazer compras em lojas perto de casa
- Serem responsáveis pela sua roupa (colocar para lavar, arrumar quando não usam)
- Serem responsáveis pela limpeza do quarto
É claro que esta lista é muito genérica. Haverá crianças que antes da idade já conseguirão desempenhar algumas tarefas e haverá crianças que precisam de mais tempo. Temos também de conhecer um pouco as nossas crianças e ver as suas capacidades. Devemos também perceber as nossas necessidades. Se temos alguém que ajuda nas limpezas não temos de dar essas tarefas aos pequenos. Devem saber como se fazem, para for necessário.
E o teu ou os teus filhos, têm muitas tarefas em casa? Quais são da sua responsabilidade? Conta-me na caixa de comentários mais abaixo.
Gostas de ler sobre parentalidade? Vê estes livros na Wook.pt!
Não deixes também de ver estes artigos:
Crianças Felizes – 10 sugestões para uma Infância Mais Feliz
9 Dicas de Segurança na Internet para crianças e adolescentes
Fortalecer os Laços Familiares
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
2 comments
Olá!! nunca falei consigo mas vejo tudo com muita atenção todas as semanas e gosto muito!
Em relação às tarefas acho muito importante e a vida mostrou me que tinha razão!! tenho um rapaz com 23 e uma menina com 12.ha uns anos tive cancro, fiquei montes de tempo de cama e o meu filho,na altura com 17 fez tudo em casa e ainda cuidou de mim!! hoje já só a menina está em casa, estou isolada porque o bicho me apanhou e ela faz tudo!!
É importante sim terem tempo para eles, não é preciso ser exaustivo, mas é bom aprenderem as tarefas básicas
Olá, Sandra!
Muito obrigada pelo seu comentário tão simpático! Fico muito contente por saber que
gosta do conteúdo do blog 😊
Concordo plenamente consigo: os mais pequenos precisam de ter tempo para eles, mas é muito
bom que aprendam como fazer tudo em casa. E quando vemos exemplos como o seu, percebemos realmente a
importância dessa aprendizagem.
Espero que recupere rapidamente do “bicho” e que continue a visitar o blog!
Beijinhos,
Irene