Se és leitora do blog e seguidora do canal de Youtube, já terás talvez percebido que eu congelo muitos alimentos. Sejam ainda por confecionar, sejam já confecionados. O tempo é escasso e estar constantemente nas compras é algo que dispenso. Tal como também gosto de congelar algumas refeições já preparadas para quando há pouco tempo para cozinhar. Na verdade, podemos, congelar quase tudo (até frutos secos!). No entanto, nem todos os alimentos podem ficar guardados durante o mesmo período de tempo, sabias? Assim, hoje mostro-te quais os tempos de congelação de vários alimentos.
Cá por casa, temos um frigorífico com 4 gavetas grandes de congelação e uma arca pequena de apoio, o que me permite congelar muitos alimentos. Não apenas tenho no congelador gelados e douradinhos, mas também carne, peixe, pão (de vários tipos), frutos vermelhos, vários legumes (já cortados e prontos a irem para a sopa) e marmitas com refeições já feitas. Para evitar ter estes alimentos tempo a mais no congelador, coloco nos sacos e embalagens etiquetas com a descrição e a data em que foram congelados. A memória é boa, mas não tão boa ao ponto de me lembrar daqui a uns meses quando foi que congelei determinado alimento 😁
Com a finalidade de uma congelação correta dos alimentos, devemos ter o cuidado de os guardarmos em sacos/ caixas próprias para o efeito. Mas também devemos ter atenção ao tempo que os alimentos podem ficar congelados. A fruta e os legumes podem ficar até 12 meses, mas, por exemplo, o queijo só deve ficar 1 mês. Assim sendo convém fazer uma revisão ao que temos no congelador de tempos a tempos. Quando faço o inventário do congelador (perto do fim do mês), tento dar sempre uma vista de olhos às etiquetas para perceber o que precisa de ser consumido mais rapidamente.
Em seguida, vê comigo a restante lista dos alimentos e do tempo máximo que devem estar guardados no congelador.
12 meses
Frutas e legumes,
Margarina,
Frango e peru inteiros.
10 meses
Salsichas frescas,
Frango e peru partidos,
Bifes de vaca sem gordura.
8 meses
Queijos moles ou semimoles,
Carne de borrego e vitela,
Fruta em calda.
6 meses
Pão,
Massa folhada ou quebrada,
Bolachas e crepes,
Ovos,
Manteiga,
Carne de porco pouco gorda,
Coelho e lebre,
Peixe magro ou meio gordo (bacalhau, carapau, corvina, dourada, pescada, peixe-espada-preto, raia, truta e solha).
4 meses
Aves cozidas
3 meses
Massas para pão e pizas,
Tartes de fruta,
Peixe gordo (atum, cavala, salmão, sardinhas, carapau),
Marisco,
Sopas,
Natas e outros molhos,
Sobras de pratos cozinhados (lasanha, bacalhau com natas e molho bolonhesa, entre outros),
Arroz,
Carnes cozidas.
2 meses
Hambúrgueres,
Salsichas,
Carne picada,
Carne de porco gorda (toucinho) e enchidos (como chouriço, linguiça e salpicão),
Iogurtes,
Gelados.
1 mês
Bolos com creme;
Queijo;
Ovos sem casca;
Fiambre e bacon.
Como congelar os alimentos?
Os alimentos podem ser guardados em sacos de plástico ou recipientes de vidro ou plástico, desde que hermeticamente fechados. Eu utilizo bastante os sacos de plástico. Por norma, só utilizo caixas para as sobras de comida. Em relação a estas caixas devemos ter atenção ao tipo de plástico porque se for fraco com o frio tem tendência a partir-se.
Devemos também evitar ter o congelador demasiado cheio para o ar frio possa circular devidamente e manter os alimentos na temperatura adequada.
Os vegetais devem ser branqueados para matar micro-organismos e manter a cor e os nutrientes por mais tempo. Como se faz? É só colocar os vegetais em água a ferver durante alguns minutos, passá-los de seguida por água fria, secar bem e colocar no recipiente onde os queremos congelar.
Como descongelar?
Em resumo, congelar é fácil. Então, e descongelar? Tens a certeza que o fazes de modo adequado e seguro? O ideal será sempre tirar o alimento do congelador e colocá-lo no frigorífico para que vá descongelando lentamente. No entanto, se a pressa é muita também podemos passar o alimento (ainda dentro do saco) por água fria ou levar ao micro-ondas.
De vez em quando acontece-me esquecer de tirar o que quero para o dia seguinte. E até há pouco tempo utilizava o micro-ondas para acelerar a descongelação, mas entretanto descobri uma tábua de descongelação no AliExpress e estou rendida. É uma tábua muito simples, mas que acelera mesmo o descongelar dos alimentos. Podes ver a tábua no vídeo Ajudantes de Cozinha.
Não te deves esquecer que não se deve congelar um alimento duas vezes porque perde nutrientes!
Tens alguma dúvida? Deixa na caixa de comentários mais abaixo!
Até à próxima,
Irene
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤