A corrida no exterior entrou na minha vida há menos de um ano. Depois das férias de verão do ano passado e depois de já não ir ao ginásio há alguns meses devido à pandemia, decidi que tinha de começar a praticar exercício físico de outra maneira. Os exercícios em casa não estavam a compensar a falta das idas ao ginásio. E, assim, decidi começar a correr ao ar livre.
Correr ao ar livre parece um exercício muito simples. Em teoria, seria só pegarmos em nós mesmos e correr. No entanto, a corrida ao ar livre exige que tenhamos de ter atenção a muito mais aspetos do que uma corrida na passadeira do ginásio. Temos de escolher um bom percurso e temos de estar muito mais atentos ao que nos rodeia. No tempo quente, então, ainda temos mais aspetos aos quais dar atenção. Assim, deixo-te aqui algumas sugestões para que as tuas corridas sejam um sucesso, mesmo no Verão.
Correr de manhã cedo ou ao fim do dia
Durante os dias quentes de Verão, devemos ter muita atenção ao horário da corrida. O ideal será correr de manhã bem cedo ou ao fim do dia, quando está mais fresco e ainda não se sente tanto o calor. Além disso, deves também verificar a meteorologia no dia anterior, para perceberes como vão estar as temperaturas.
Dar preferência a percursos com sombras
É claro que nem sempre é possível, depende dos trajetos que tens disponíveis perto de ti e da tua disponibilidade, mas o melhor será escolher um percurso que tenha algumas sombras para que mesmo em dias de mais calor consigamos fugir ao sol.
Hidratar
Nunca é demais relembrar a importância de beber água. Ainda mais se fores correr em dias de muito calor. Eu não gosto de beber muita água quando vou fazer exercício físico. Mas não dispenso levar uma garrafinha pequena de água para beber ou durante a corrida ou no final. Inicialmente, ia com uma garrafa de plástico normal porque ainda levava mochila. Mas, entretanto, deixei a mochila, e levo uma bolsa de cintura, onde não cabe uma garrafa normal 😅 Então, encontrei a solução ideal na Decathlon. São estas garrafas próprias para corrida que se prendem à bolsa de cintura. São pequenas o suficiente para não estorvar, mas garantem que me consigo hidratar, sempre que preciso.
Roupa Fresca
Deves vestir roupa fresca, de preferência em tecido técnico e não algodão. A roupa não deve também ser demasiado justa. Se os calções tiverem um tecido antifricção melhor! Há cerca de 2 meses, comprei uns calções duplos, também na Decathlon, e não podia estar mais satisfeita ☺ Ah, e não deves esquecer a importância do calçado, os ténis devem ser respiráveis! Dá uma vista de olhos ao artigo Os Meus Indispensáveis de Corrida para veres o que não dispenso para uma boa corrida.
Usar sempre boné
Não sou grande fã de chapéus. Nunca fui! Nem para usar no Verão, nem para o Inverno. No entanto, tenho a noção que devemos proteger a nossa pele e, assim, sempre que vou correr levo boné. Há vários tipo de boné, mas prefiro os que têm um tecido leve e que permitem secar rapidamente.
Protetor solar, sempre!
Uma das vantagens de correr ao ar-livre é que nos vamos bronzeando quase sem dar por isso. Eu sou bastante branquinha e acho que pela 1ª vez em toda a minha vida, cheguei às férias sem estar branca como cal 😅 No entanto, o que é uma vantagem também pode ser um problema senão nos protegermos. Antes de ir correr, coloco sempre protetor solar no rosto e no corpo. Se ainda não viste, podes ver as minhas sugestões de protetores solares no artigo Protetor Solar – já compraste o teu?
Eu escolhi o Ambre Solaire Sensitive Advanced 50+ para o corpo e o Eucerin Photoaging Control SPF50 para o rosto e estou satisfeita!
Ouvir o nosso corpo
Os dias não são todos iguais e o nosso corpo reage sempre de modo diferente. É espectável que, se no dia anterior conseguiste correr sem parar uma determinada distância, no dia a seguir também o consigas. No entanto, nem sempre é assim. Ouve o teu corpo e percebe quando deves parar. Se está muito calor, se já bebeste a água toda que levaste e mesmo assim continuas desconfortável, abranda o ritmo. É muito importante perceber os sinais que o corpo nos envia para que o treino corra bem e não haja mazelas futuras.
Costumas correr no calor ao ar livre? Quais as tuas dificuldades? Conta-me na caixa de comentários mais abaixo.
Se a dificuldade é mesmo sair do sofá, dá uma vista de olhos ao artigo 5 Dicas para Saltar do Sofá para o Ginásio e ao artigo Motivação para Treinar – como a encontrar?, podem ajudar! Se tiveres interesse em monitorizar os dias de prática desportiva, vê o Fitness Tracker ou Registo da Atividade Física.
Até à próxima,
Irene
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤