Ao comemorar o Natal, há sempre essenciais que não dispensamos: árvore de natal, decorações pela casa, doces na mesa e a família reunida. O Natal é uma época feliz, mas também muito agitada e cheia de pequenas tarefas a fazer. Para que tudo corra pelo melhor, podemos ter algumas situações organizadas e preparadas de antemão a fim de evitar confusão. Este artigo é sobre os essenciais de natal, aquelas pequenas coisas que não te podes, ou não deves, esquecer para que o Natal seja “suave como seda”.
Todos sabemos que são os pormenores que fazem a diferença. Seja ao fazer um bolo, seja a escrever um email, a preparar uma festa ou a escolher uma prenda. Claro que, num evento familiar tão importante como o Natal, não podia ser diferente. Assim, há pequenas coisas que podem parecer insignificantes ou despropositadas, mas que são o segredo para que as festividades decorram sem problemas.
Pilhas
É um pormenor muito importante ainda mais se na tua família há muitas crianças. Quantas vezes os pequenos abrem a prenda, querem brincar com ela e não conseguem porque não há pilhas para lá colocar ou ninguém sabe onde estão?
Dica: Se comprares prendas com pilhas que não estejam incluídas no brinquedo, anota o tipo de pilha que vais precisar e junta ao brinquedo na hora de oferecer. Tem também pilhas de reserva, caso o Natal seja em tua casa.
Refeição de emergência
Esta é uma altura em que há mais encontros. Normalmente, combinados e planeados, mas também é possível que uns amigos passem por tua casa , sem avisar, para deixar as prendas e depois fiquem para lanchar ou jantar. Nesse caso, convém estares preparada para oferecer uma refeição. Se tiveres já congelado algo como lasanha ou rolo de carne, rapidamente consegues ter uma refeição pronta e ninguém sequer se apercebe que não estavas preparada.
Dica: Além da lasanha, podes ter pizza, pão de alho, almôndegas ou até fatias de bolo ou queques.
Prendas de emergência
Mesmo fazendo a lista de presentes, pode sempre acontecer receberes uma prenda de alguém que não estavas a contar receber. Para esses casos, convém teres uma ou duas caixas de bombons a mais já embrulhadas para que possas retribuir a prenda recebida e ficares bem na fotografia.
Dica: Tanto podem ser bombons, como pode ser cadernos, agendas, velas, vinho,… Algo mais neutro que possa agradar à maioria.
Espaço de arrumação extra
Natal implica mais comida, mais decorações, mais coisas a entrar em casa. Na altura de começar a organizar o Natal, se tiveres um pouco de tempo, aproveita para te libertares de coisas que já não precises e só estejam a ocupar espaço. Aproveita por exemplo, para que os mais pequenos escolham brinquedos com que já brinquem para doar.
Se o natal for em tua casa, liberta também o espaço no frigorífico para armazenar depois as sobras destes dias.
Não te esqueças ainda de ter caixas de arrumação, caso tenhas comprado novas decorações.
Orçamento
Um orçamento para as compras de Natal pode ser algo em que não se pensa muito. Porém, é muito útil se fizeres um. Vais conseguir controlar os gastos, tanto das prendas como da mercearia.
Podes ver aqui: Como criar um Orçamento para o Natal.
Um sítio para guardar os presentes
Comprar as prendas com antecedência é uma ótima ideia. No entanto, depois temos de as guardar em algum lugar até ao Natal. Se tiveres crianças em casa mais curiosas, será conveniente encontrares um sítio mais escondido para ir guardando todos os presentes, sem que eles se apercebam.
Dica: Vai mudando o local todos os anos porque os mais pequenos são espertos e, rapidamente, se apercebem do local.
Tempo
Quando em Setembro ou Outubro pensamos no Natal, parece-nos algo muito longínquo, não é? Mas, entretanto, chega Dezembro e parece que já não tens tempo para nada. Calendariza todas as tuas atividades e “cria” tempo para ti.
Podes ver aqui o que fazer Para um Natal com Menos Stress
Papel de embrulho extra
Gostas de embrulhar os presentes que compras? Eu também. Mas para que na hora dos embrulhos não fiques com uns quantos por fazer, tenta ter mais um ou dois rolos a mais.
Queres poupar na hora de embrulhar? Vê tudo aqui: Queres poupar a embrulhar?
Papel Alumínio, em caso de não teres muitas caixas
Já se sabe que com tanta comida que se prepara que há sempre sobras que não se podem desperdiçar. Por isso, na altura de arrumar tudo no frigorífico dá muito jeito ter papel alumínio ou película aderente para guardar aquilo que pode não caber nas caixas ou no caso de não ser possível utilizar tampa.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤