Escolher as prendas de Natal pode ser difícil, mas também pode ser uma tarefa bastante prazerosa. Especialmente quando sabemos bem o que queremos oferecer. Porém, confesso que do que mais gosto é mesmo da altura de embrulhar o presente. Sei que pode ser um tema divisor: há quem adore embrulhar presentes, há quem não tenha paciência nenhuma. Eu sou da equipa “vamos embrulhar”! Gosto muito de escolher o papel de embrulho consoante a pessoa a quem ofereço a prenda, gosto de colocar o laço e fazer uma etiqueta. Porém, tenho noção que em todo este processo há um grande desperdício, quer financeiro, quer material. Por isso, tento sempre poupar a embrulhar.
Se pensarmos bem sobre o assunto, facilmente chegamos à conclusão que gastamos dinheiro no papel para logo de seguida o desperdiçarmos. Claro que queremos dar as prendas bem embrulhadas, mas com alguns cuidados podemos conseguir um embrulho bonito, poupando alguns euros e evitando o desperdício. A minha filha, por exemplo, só gosta de oferecer prendas em sacos porque os sacos sempre se podem reaproveitar. Com esta noção de gasto e desperdícios excessivos em mente, tenho, com o passar dos anos, alterado alguns hábitos. Vê de seguida ideias para poupar ao embrulhar.
Papel de boa qualidade
O barato sai caro, não é? Pois, no papel de embrulho também se aplica esta máxima. Se optares por comprar um papel de menor qualidade o mais provável e que se rasgue mais facilmente e que tenhas de voltar a embrulhar algumas prendas. Acabas por gastar mais papel, consequentemente, gastas mais dinheiro e tens mais desperdício material. Opta por papel um pouco mais resistente e que percebas que é fácil de manusear.
Reduz o desperdício
Conforme o modo como fazes os embrulhos podes conseguir reduzir o desperdício de papel. Tenta adaptar o tamanho do presente ao tamanho de papel que tens disponível para que não sobre demasiado papel e acabe por ir para o lixo. Além disso, o tipo de embrulho que fazes também influencia na redução dos restos de papel que são desperdiçados. Podes, por exemplo, embrulhar sem usar fita-cola como mostro no vídeo abaixo:
Utiliza o que tens em casa de modo criativo
Em vez de comprares papel de embrulho, podes utilizar papel ou outro material que já tenhas em casa para fazeres um embrulho bonito. Por exemplo, podes utilizar papel pardo e depois deixares que os mais pequenos o decorem com um desenho. Até papel de jornal pode fazer um embrulho bonito e original.
Faz do embrulho parte da prenda
O embrulho também pode ser parte da prenda de um modo original. Se vais oferecer uma peça de roupa, podes colocá-la dentro de um saco de pano e tornar o saco uma parte da prenda. Tal como podes oferecer bolachinhas ou bombons dentro de um frasco bonito e rematar só com uma fita. Ou colocar as bolachinhas ou algo para comer numa lata decorativa.
Aproveita os saldos a seguir ao natal para comprares material para o ano seguinte
Logo a seguir ao Natal (mas já vi mesmo antes de o Natal passar), podes comprar material de embrulho já para o próximo ano. Aproveita para comprar papel de embrulho, sacos ou fitas a um preço mais em conta e assim para o ano já tens o material necessário para os embrulhos.
Reaproveita os sacos de papel
Como disse no início, eu gosto mesmo de todo o ritual de embrulhar: medir a prenda, medir o papel, dobrar aqui, dobrar ali, colocar o laço, escrever a etiqueta, mas em alguns presentes pode mesmo fazer mais sentido colocar num saco. Evitamos andar com o objeto de um lado para o outro sem acertarmos no embrulho, não gastamos tanto papel nem tanta fita-cola e há uma maior possibilidade de reaproveitamento. É fácil amachucar um pedaço de papel, mas um saco com desenhos bonitinhos já pensamos duas vezes em deitar fora. Desde que o saco esteja em condições ninguém leva a mal se o utilizarmos para outra prenda num ano seguinte.
Também estás atenta e tentas poupar ao embrulhar os presentes de Natal? Que truques utilizas?
Ainda à procura de ideias para presentes? Vê aqui estas: Ideias de Prendas Caseiras.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤