2022 já vai no seu 5º dia! Já fizeste o balanço do ano que passou e já definiste as tuas resoluções de Ano Novo? Ou não fazes nada disso? Eu gosto sempre de parar um pouco e pensar como foi o ano anterior e colocar objetivos para o ano seguinte. Claro que nem sempre é fácil manter esses objetivos e, muitas vezes (quantas vezes?), eles vão ficando esquecidos com o passar do tempo.
Mas tentar não custa e acho que parar para pensar sobre nós, sobre o que já alcançamos e o que queremos alcançar a seguir é sempre muito positivo. Hoje, conto-te as minhas resoluções para 2022, mas também estratégias que podes usar para que as tuas resoluções não continuem a ser esquecidas passado uns dias e se tornem hábitos teus.
As Minhas Resoluções
1 – Exercício mais focado
É verdade que o exercício físico já é um hábito no meu dia-a-dia. No entanto, quero voltar a fazer outro tipo de exercícios que fazia quando ia mais ao ginásio. A corrida é um ótimo exercício cardiovascular, mas é também necessário trabalhar os músculos e tonificar. Assim, este ano quero voltar ao ginásio e alternar entre as corridas e os exercícios localizados.
2 – Melhor alimentação
Se já és leitora do blog, sabes bem que sou uma gulosa assumida. A minha tendência vai sempre para o doce em detrimento dos salgados. E, apesar de tentar ter cuidado com a alimentação, tenho uma grande tendência a comer um doce fora da refeição ou uma bolachinha a seguir ao lanche (estando em teletrabalho ainda pior). Por isso, quero tentar evitar estas minhas descaídas.
3 – Aprender a desligar
Ter tudo centrado no telemóvel (e-mail, agenda, redes sociais, canal de youtube) é muito prático. Mas ao mesmo tempo faz com que dificilmente desligue. Em vez de ter de me dirigir ao PC, se quiser consultar algo, tenho tudo mesmo à mão. Em 2022, quero passar menos tempo centrada nas redes sociais e descansar quando é altura para isso.
4 – Ser menos impaciente
Sou determinada e quando coloco algo em mente, dificilmente alguém me para. O que me torna também algo impaciente porque depois de ter tomada a decisão quero vê-la em prática rapidamente. No entanto, todas sabemos que não pode ser assim. Este ano, vou tentar “domar” a minha impaciência.
5 – Manter contacto com quem interessa, “no matter what”
A pandemia levou-nos ao afastamento de todos e se é certo que aos poucos os contactos foram sendo retomados, acho que percebemos que precisamos muito de socializar e de contactar com outros. Portanto, para 2022 quero manter o contacto com os amigos, mesmo os que estão mais longe, seja presencial ou virtualmente.
6 – Ler mais
Apesar de adorar ler, nem sempre encontro tempo para o fazer. Tentei durante algum tempo fazê-lo antes de ir dormir (até porque dizem que ajuda a melhorar o sono), mas confesso que não consegui que se tornasse um hábito. Tenho novos livros para ler e quero mesmo conseguir lê-los não apenas nas férias.
7 – Reduzir o desperdício
O desperdício, seja alimentar ou não, é algo que cada vez mais me preocupa. Acho que em muitos aspetos deveríamos pensar o modo como olhamos para os objetos para que o nosso planeta e os seus recursos não se acabem demasiado rápido. Como tal, quero tentar introduzir no meu dia-a-dia mais hábitos que ajudem a reduzir o desperdício. Vê aqui o que faço para evitar o desperdício alimentar: Combater o desperdício alimentar – 12 dicas!
8 – Desprender-me da tralha
Gosto de guardar objetos, seja porque têm uma memória afetiva, seja porque penso que pode vir a ser útil mais tarde. No entanto, no dia-a-dia não preciso nem de metade dessas coisas. Em 2022, quero tentar ir-me desprendendo dessa tralha que está a mais por cá. Se quiseres acompanhar-me nesse percurso, está atenta. Em breve, vou lançar um desafio!
9 – Melhorar o meu sono
Apesar de saber toda a teoria (vê o artigo 6 Truques que uso para dormir melhor), a verdade é que ainda não consigo ter uma noite de sono como eu gostava de ter. Ou porque nem sempre me deito à hora que devia ou porque não faço todos os passos da rotina que queria ter antes de adormecer. Este ano, quero mesmo melhorar a qualidade do meu sono.
10 – Novas rúbricas no Blog e nos stories
Ter o blog e o canal de youtube são atividades que me dão uma grande satisfação. No entanto, em termos criativos é algo também bastante exigente. Tenho de pensar em conteúdo todas as semanas e, no caso do blog, em mais do que um tema por semana. Mesmo assim acho que tenho espaço para fazer muito mais conteúdo diferente e interessante (espero eu!) e assim quero criar novas rúbricas seja no blog, como nos stories do Instagram!
Como tornar eficazes as resoluções
Um hábito demora algum tempo até se tornar verdadeiramente um hábito. As opiniões divergem, mas as mais defendidas são que demora entre 21 a 66 dias até se tornar algo efetivo. Como tal, não podemos esperar que as resoluções, só porque as pensamos e decidimos, se tornem imediatamente parte da nossa rotina. Para ser mais fácil que as resoluções de início de ano fiquem nas nossas vidas, estas devem ser:
- específicas, isto é, devemos pensar em resoluções fáceis de identificar e que não sejam demasiado abrangentes;
- mensuráveis, ou seja, fáceis de colocar em números. Em vez de dizer que quero praticar exercício físico deveria dizer que quero praticar exercício físico 3 vezes por semana, por exemplo;
- concretizáveis, para que as resoluções facilmente sejam implementadas têm de ser realistas. Dizer que quero ter um unicórnio não faz sentido;
- relevantes, se forem realmente importantes para nós, será mais fácil pô-las em prática;
- com tempo – devemos dar tempo para que se torne um hábito e não decidir num dia e,só porque não foi possível no dia a seguir, desistir logo.
Depois de analisares as tuas resoluções podes tentar as estratégias seguintes para que se tornem mesmo um hábito e para que no balanço do próximo ano, as resoluções sejam já concretizações!
Escrever
Escrever para mim sempre foi a melhor maneira de decorar alguma coisa, mas o facto de escrevermos o que queremos fazer torna também o objetivo mais palpável. Além disso, ao estar escrito podes sempre consultar a lista das resoluções e perceberes se realmente estão a ser concretizadas ou não.
Cria um plano para que seja possível
Dizer apenas: em 2022 quero ler mais, não vai fazer com que essa resolução se torne real. Então, tens de pensar no que precisas de alterar para que a tua resolução seja realidade. Por exemplo, queres praticar exercício físico? Boa! E quando o vais começar a fazer? De manhã ou ao fim do dia? No ginásio ou ao ar-livre? Cria um plano e será mais fácil que se torne um hábito.
Aceita que possas ter dificuldades
Nem todos os dias vais conseguir que as tuas resoluções se concretizem. Há dias em que o tempo é mais curto, que te acontecem imprevistos e aquilo que querias fazer já não é possível. Aceita que terás dificuldades, mas não desistas e continua a tentar.
Procura uma comunidade
Há quem não precise de companhia para determinadas atividades, mas há também muitas pessoas que sentem ser mais fácil fazer determinada atividade em comunidade. Se achas que a troca ideias sobre o mesmo assunto te ajudaria a cumprir a resolução, procura grupos sobre o tema (no Facebook há grupos para tudo!). De certeza que encontrarás pessoas com as mesmas dificuldades que tu e que também precisam de empatia e de troca de experiências para levar a cabo as resoluções mais difíceis. Ou fala com as tuas amigas e indaga se não terão resoluções semelhantes e que queiram partilhar contigo a caminhada.
Mais motivada para que as tuas resoluções para 2022 se tornem hábitos e deixem de ser apenas ideias na tua mente? Conta-me quais são as resoluções de ano novo mais importantes para ti, na caixa de comentários mais abaixo.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤