Quando a Xiaomi lançou as Mi Band foi uma pequena revolução no mercado das smart band. As Mi Band são pulseiras inteligentes com muitas funcionalidades e a um preço relativamente em conta. A cada nova versão, a Xiaomi conseguiu trazer sempre melhorias significativas. No entanto, a Mi Band 5 desiludiu um pouco os fãs da marca. Com o lançamento em anos consecutivos, terá conseguido a Xiaomi com a Mi Band 6 trazer aos fãs o mesmo entusiamo que as anteriores criaram? É o que vamos ver de seguida! 😉
Tenho uma Mi Band desde a versão 2 e fui alterando sempre que chegava uma nova ao mercado, como podes ver no artigo🔗 Mi Band 5 – uma retrospetiva das Mi Band. No entanto, a Mi Band 5, apesar de ser uma ótima smart band, foi uma pequena desilusão. Com o anúncio da Mi Band 6, a minha principal expetativa era que, finalmente, o GPS viesse incorporado e isso voltou a não acontecer (Porquê Xiaomi? Porquê?).
Todas as funcionalidades que já conhecíamos das Mi Band anteriores continuam nesta pulseira. Assim, continuamos com a frequência cardíaca, o PAI (indicador de atividade física), o Estado (que indica as calorias gastas e os passos dados diariamente), o calendário do ciclo menstrual, o indicador de Stress, entre outras. Houve, no entanto, várias alterações a assinalar.
As Novidades
Display maior
A alteração mais visível é, sem dúvida, o display da Mi Band 6. Esta versão da smart band da Xiaomi tem 1, 56″ de display, enquanto a Mi Band 5 tinha 1,1″. Pode não parecer muito, mas faz uma grande diferença, principalmente, na leitura das notificações e possibilita, também, que apareçam 2 ícones de cada vez no ecrã.
Ecrã Táctil
O botão a que estávamos habituados desapareceu, isto porque o ecrã é AMOLED, sendo assim todo ele táctil. É uma melhoria realmente significativa, notando-se uma fluidez muito maior ao navegar de função para função na pulseira.
Oxímetro
Uma novidade bastante bem-vinda é a leitura do nível de saturação do oxigénio no sangue. Sendo sempre níveis indicativos, é, no entanto, importante para conseguirmos monitorizar a nossa saúde.
Alerta de Frequência Cardíaca
Mais uma novidade bastante interessante e também direcionada para a nossa saúde, é o alerta de frequência cardíaca em caso de batimentos irregulares. Ou seja, se tivermos um pico mais elevado na frequência cardíaca a pulseira dá um alerta.
Análise de Respiração durante o sono
Esta nova funcionalidade ainda está em versão Beta, mas para mim é mesmo bastante interessante, uma vez que é feita uma análise da nossa respiração enquanto dormimos. Esta análise pode ser útil para nos apercebermos de que fazemos apneias enquanto dormimos.
Mais modos de treino
Se na Mi Band 5 tínhamos 11 modos de treino e já era muito bom, na Mi Band 6 passamos a ter 30 modos de treino, desde o mais comum, como a corrida ao ar-livre, até aos mais específicos, como o cricket ou, mesmo, a patinagem no gelo. Além disso, a pulseira deteta automaticamente, se assim o quisermos, 6 modos de treino pré-selecionados (corrida ao ar livre, bicicleta, elíptica, caminhada, esteira e remo). É uma funcionalidade mesmo muito interessante. Já me aconteceu começar a correr e não colocar a pulseira em modo treino e só me lembrar algum tempo depois. Com esta funcionalidade, mesmo que me esqueça, a pulseira começa a contabilizar aquele treino.
Histórico dos Treinos
Para quem pratica muito desporto e se faz valer da Mi Band para o ir controlando, a Mi Band 6 traz um novo separador que é o Histórico dos Treinos. Aqui conseguimos um resumo dos últimos treinos feitos, com a distância e o tempo dispendido.
Personalização do Display
A criação de uma loja, dentro da aplicação da pulseira, para podermos escolher o design do display, já existia. No entanto, agora temos acesso a mais de 130 face watches. Alguns são tão personalizáveis que podemos colocar uma foto nossa de fundo e até mudar a cor do lettering.
Controlo da música
Na Mi Band 5 passou a ser possível controlarmos a música que está a tocar no telemóvel. No entanto, enquanto fazíamos desporto não era possível sairmos daquele ecrã para pararmos a música, por exemplo. A Xiaomi deve ter ouvido as nossas queixas e na Mi Band 6 já é possível acedermos à música enquanto em modo de treino.
NFC
Por opção minha, a Mi Band 6 que comprei não tem NFC. No entanto, há essa possibilidade e pode ser realmente muito prático fazer pagamentos através da pulseira.
Os pontos negativos
GPS
Os rumores eram muitos em relação a esta funcionalidade, há muito esperada pelos fãs da Mi Band. No entanto, mais uma vez não se verificou.
Preço
As Mi Band caracterizaram-se desde o seu aparecimento por um preço de mercado muito competitivo. No entanto, os 44, 95€ de preço para o mercado europeu já faz pensar duas vezes em a adquirir.
Conclusão
Podemos dizer que sim, que a Mi Band 6 é um upgrade necessário. Para quem não tem nenhuma Smart Band ou ainda tem um modelo antigo como a Mi Band 3 ou mesmo a Mi Band 4, penso que a Mi Band 6 será uma ótima compra. Eu diria mesmo: “Vão já comprar!” É uma pulseira com imensas funcionalidades, que responde rapidamente e que mesmo no exterior se consegue ver bastante bem. Mesmo para quem tenha a Mi Band 5 as alterações feitas são bastante funcionais, tornando o uso da pulseira ainda mais prático, podendo assim ser interessante para muitos.
E tu, tens uma Smart Band? Qual é o modelo? Diz-me nos comentários.
Até à próxima,
Irene
Se a Mi Band 6 te agradou e estás a pensar em comprar uma, podes utilizar este 🔗 link.
Podes ainda ver a minha contribuição para o canal de Youtube TechCorner.TV com a review da Mi Band 6.
Se preferires podes ver o 🔗 vídeo em Inglês.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
2 comments
Por acaso nunca tive uma, mas a minha irmã tem e algumas pessoas conhecidas também. Não sabia dessa capacidade toda de fazer “maravilhas”
Mas costumo usar uma app própria do telemóvel que tenho, Samsung onde para a realização de exerciício menciona um relógio desses e ando muito tentada mesmo.
Tenho de ver os preços do mercado.
Obrigada pela sugestão
Olá, Beatriz!
Obrigada pelo teu feedback. É verdade, as smart band hoje em dia são uma pequena maravilha, cheias de informação útil sobre o nosso corpo. Há muitas no mercado, esta é talvez das que tem mais funcionalidades a um preço bastante simpático.
Beijinho,
Irene