Com a chegada de 2022, decidi que o meu Bullet Journal precisava de algumas alterações. Uma das grandes vantagens do Bujo é a personalização e, assim, depois de alguma pesquisa decidi alterar o layout das páginas mensais e semanais, tal como criei novas páginas e novas listas. Depois de quase dois meses neste novo formato, pareceu-me que estava na altura de te fazer uma pequena atualização sobre as novas alterações do meu Bullet Journal.
Material
Se no Bullet Journal de 2021, não dei muita importância às cores das folhas. Com o passar do tempo percebi, que para a informação ficar legível, deveria escolher tons claros. Assim, as folhas do Bujo de 2022 são apenas azul e rosa claro. Os tons claros facilitam muito mais a leitura, mas também faz com se percebam bastante melhor os tons dos marcadores. Claro que se optares por um caderno (a base mais usual) não terás este problema, pois as folhas serão brancas ou beges. Eu optei por utilizar folhas coloridas A4, que transformei em A5, e um dossier do mesmo tamanho.
Inicialmente, usava uns marcadores que tinha cá em casa e de vez em quando “assaltava” o estojo da minha filha à procura de tons diferentes. Para este novo ano, decidi investir nuns marcadores para mim. Quando vi estes da Staedtler apaixonei-me pelos tons pastel, mesmo como eu gosto.
Decidi também investir numa caneta de ponta fina. Para que as folhas fiquem bonitinhas e a tinta não passe muito para o outro lado da folha, comprei uma caneta da Staedtler. Há também umas muito boas da Micron.
Entretanto, comprei também uma régua pequenina de metal, que é também um marcador. A régua tem 12 cms e como é marcador podemos segurá-la nas folhas do Bullet Journal e marcar a página que precisamos. É muito útil e muito prática!
Como o desenho não é bem a minha maior habilidade, decidi comprar estes stencils para conseguir fazer decorações mais bonitas e direitinhas. Comprei um conjunto de mais dez, com diversas formas e tamanhos.
E porque numa agenda dá sempre jeito ter uns marcadores pequenos para assinalar as páginas, comprei no AliExpress estes marcadores em tons pastel.
Novo Layout
Página de Entrada
Desta vez, tentei criar um layout homogéneo em todo o bullet journal. Assim, a 1ª página do Bullet Journal, a página de boas-vindas a 2022, tem um pequeno gráfico/desenho no centro e uma frase motivacional.
Índice e Legenda
Para facilitar a leitura do bujo, tenho uma pequena legenda e uma zona com o índice.
Listas
Por enquanto tenho, apenas a lista das minhas resoluções para 2022 e a minha Wishlist, mas sei que com o decorrer dos meses terei de criar outras listas (como a das prendas de Natal, por exemplo).
Tenho ainda um mapa com as tarefas de casa para todo o ano, em que dividi as tarefas em Quinzenal, Mensal, Trimestral, Semestral e Anual. Reuni todas as tarefas mais importantes a fazer em casa em termos de limpeza e vou assinalando o que já está feito.
Páginas Mensais
No início de cada mês, criei uma página divisória simples, apenas com o nome do mês, um pequeno desenho e uma frase motivacional.
Nas páginas seguintes de cada mês, tenho o calendário mensal, uma To Do List para esse mês, uma zona de aniversários e um espaço para Notas. Criei ainda 6 trackers para puder ir avaliando a implementação de alguns hábitos. Alguns são resoluções de início de ano que quero mesmo implementar, como ler ou a minha rotina de rosto noturna.
Páginas Semanais
Durante o ano anterior, senti que o espaço para a semana era pequeno, tendo pouco espaço em cada dia para escrever todas as tarefas que pretendia. Assim, para 2022, cada semana ocupa duas páginas, o que dá muito mais liberdade para escrever o necessário.
Future Log
Decidi não criar a página do Future Log, que mais não é do que a visão dos vários meses do ano num único local. Percebi que não a tinha utilizado muito durante o ano anterior e seria um desperdício de tempo estar a criar essas páginas.
Conclusões
A meio da utilização do bullet journal, deixei-o um pouco de lado. O Bullet journal é algo que dá trabalho e com o qual perdemos algum tempo. Se estivermos muito atarefados é muito provável que o ter de fazer as páginas vá ficando para trás. No entanto, achei que não devia desistir porque quando estou ocupada a criar as páginas, sinto que estou a relaxar e fazer algo que gosto muito. Sinto quase que os meus “chácras” ou as minhas energias se estão a alinhar, enquanto estou ali entretida de régua e caneta na mão.
Assim, decidi que no fim de cada mês, iria preparar o mês seguinte todo de uma vez para não chegar ao fim de uma semana e já não querer preparar a próxima e depois ficar com tudo em atraso. Desde que optei por este método tudo tem fluído muito melhor.
Não tens de ter muito material ou material muito caro. Com material simples e acessível consegues um bujo bonito e funcional.
Não tens de criar páginas com desenhos deslumbrantes, se o desenho não é a tua maior habilidade. Nem tens de ser exímio em lettering. O bujo é, essencialmente,para ser algo funcional e que facilita a organização do dia-a-dia.
Podes ver o meu 1º Bullet Journal aqui: Bullet Journal!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.