O início do ano é sempre propício a análises e reflexões. Pensas no que queres do novo ano, nos objetivos que conseguiste atingir no ano anterior, mas também os que ficaram por concluir. Cumpriste todas as resoluções? Tens resoluções para o novo ano? Por tudo isto, Janeiro é sempre uma boa altura para pensar nos hábitos que podes implementar para melhorar a tua vida, no geral.
Nem sempre se consegue parar para refletir no que se pode melhorar. Vivesse a ritmo acelerado, sem tempo para reflexões ou análises. Muitas vezes, só quando tens alguma situação problemática é que te obrigas a parar para pensar em como podes alterar e melhorar o teu estilo de vida. Por isso, aproveita este iniciar de ano para pensar no que poderias alterar e como o podes implementar.
Por mais boas intenções que tenhas, nunca te deves esquecer que implementar um novo hábito é algo que:
- demora tempo,
- requer paciência,
- compromisso e
- cedências.
Está provado que um hábito para se tornar verdadeiramente um hábito demora pelo menos 21 dias. E se demora a criar raízes, facilmente o esquecemos e deixamos de fazer. Por isso, se queres realmente criar novos hábitos tens de perseverar! Vê, de seguida, 11 hábitos que considero importantes implementar e que vão melhorar a tua vida.
1 – Planeia
Pensar nos vários aspetos da tua vida é importante. Mais importante ainda será pensar neles antecipadamente. Evita ser o bombeiro que anda de um lado para o outro a apagar fogos e que às tantas já nem sabe para que lado se vira…
Anota todas as tarefas que tens de fazer e analisa quando e como as podes fazer. Podes usar uma agenda, um caderninho ou a agenda do telemóvel ou mesmo um planner digital mais avançado. Seja física ou digital, o que interessa é que penses com antecedência em todos os aspetos da tua vida para possas vivê-los mais calmamente.
Queres saber as vantagens de um planner digital ou em papel? Vê o artigo: Papel ou digital? Qual a melhor forma de te organizares?
2- Tem sempre contigo algo onde escrever
Mais uma vez, seja papel ou digital, tem sempre contigo algo onde possas escrever. Eu, além de no telemóvel ter a aplicação das Notas, tenho sempre um caderno pequeno na minha mochila e uma caneta. Assim, se precisar de anotar uma ideia (é frequente estar fora de casa e lembrar-me de ideias para o blog), um contacto ou um novo compromisso tenho sempre comigo algo onde escrever. Não estou dependente apenas da minha memória, que até é boa, mas nem sempre se recorda de tudo a tempo.
3 – Cria rotinas
Sentes que as tuas manhãs são uma correria e os fins de tarde uma canseira? Pensa no que podes fazer para melhorar as alturas do dia que, para ti e para a tua família, são mais críticas. Analisa as dificuldades e cria novas rotinas com novos hábitos para tudo seja mais fluído e sem stress. Uma manhã ou um fim do dia estruturados, com as várias tarefas feitas sempre (ou quase sempre) no mesmo seguimento e às mesmas horas ajuda a que todos saibam o que têm a fazer e haja mais calma em todo o processo. Por exemplo: de manhã, queres que os mais pequenos se lavem e vistam em primeiro lugar ou que comam primeiro? Durante uns dias segue a mesma dinâmica e vais ver que rapidamente eles sabem o que têm de fazer assim que se levantam.
Queres ajuda com o início do dia? Vê Como organizar as manhãs com crianças. Pode ser útil!
4 – Planeia pausas da tecnologia
A tecnologia está em todo o lado. Temos a nossa vida centrada no telemóvel, dependemos muitas vezes do computador para trabalhar, mas também para organizar a nossa vida. No entanto, passar demasiado tempo em frente a um ecrã é prejudicial a muitos níveis. Tanto a nível físico, como psicológico ou até de raciocínio. Por tudo isto, tal como tens pausas planeadas para comer, planeia também pausas da tecnologia.
Passas o dia em frente ao ecrã a trabalhar? Então, à hora do lanche afasta-te do telemóvel e fala com os colegas ou lê um pouco. Define também uma hora ao final do dia para desligares o telemóvel.
Vê ainda 9 Dicas para te protegeres da exposição aos ecrãs.
5 – Começa um Journal / Reflete
Ter tempo para parar todos os dias e pensar no nosso dia pode ser um luxo a que nem todos temos acesso. É verdade. Se tens demasiadas tarefas em mãos, o mais provável é não teres disponibilidade para parar e refletir sobre como a vida te corre e como pode ser melhor ou pelo menos diferente. No entanto, é importante teres um tempo só teu de reflexão, seja para refletir sobre ti e o teu comportamento, seja do que está à tua volta e como podes alterar algo menos bom.
Podes começar por 5 minutos por dia e acrescentar mais tempo se fores achando necessário. Pode ser apenas um momento de reflexão, mas também podes começar um diário / journal, onde vais anotando os teus sentimentos. Depois de algum tempo, vais sentir-te melhor contigo mesma e com o mundo.
6 – Mexe-te mais
Se o objetivo é viver melhor e por mais tempo, então o exercício tem de ser um hábito adquirido. Este hábito já está totalmente enraizado na minha rotina. No entanto, sei que para muitas pessoas é um hábito difícil de implementar. Ou porque não gostam mesmo de se mexer, ou porque o tempo é curto ou porque sozinhos não gostam de o fazer… Há “N” razões para não se incluir o desporto nas nossas vida, mas também há “N” razões para o fazer, sendo a principal será que, a longo prazo, nos trará qualidade de vida. Por isso, chega de desculpas, arranja um buraquinho na tua agenda e compromete-te a fazer do exercício físico um hábito.
Queres dicas de como o conseguir? Vê o artigo 5 Dicas para Saltar do Sofá para o Ginásio
7 – Define prioridades diárias
Para aumentar a qualidade de vida, tens de reduzir o stress e as preocupações que te rodeiam. Como o podes fazer? Entre outras coisas, podes definir prioridades diárias. Em vez de te preocupares com tudo e todos ou com todas as tarefas de uma vez, analisa e pensa no que deve ser feito em primeiro. Depois disso decidido, vai pensando tarefa a tarefa. No fim do dia, vais ver que tiveste um dia bem mais descansado.
8 – Experimenta novas coisas
Se fores como eu, o novo pode ser algo desconfortável. Não que seja totalmente adversa a experimentar coisas novas, mas preciso de me habituar à ideia primeiro 😅 No entanto, viver numa bolha em que tudo é previsível não é saudável. Por isso, vai experimentar coisas novas, sejam atividades, sejam sabores ou lugares. Abre os teus interesses e podes ter surpresas.
9- Ler por 10 minutos
Admito que ler pode não ser uma atividade para todos ou do agrado de todos. No entanto, ler consegue abrir-te horizontes, mostrar novas ideias e teorias, fazer-te pensar sobre assuntos que de outro modo não pensarias. Sempre li muito. Passei toda a minha infância e adolescência rodeada de livros e hoje em dia é a atividade à qual gostava de dar mais tempo. Estava a conseguir implementar a rotina de ler cerca de 15 minutos antes de ir para a cama, mas, entretanto, alterei a hora de deitar e não tenho conseguido. Mas é uma das resoluções para 2023! Se ler também uma das tuas resoluções para este ano, vê as promoções da Wook.
Lê o artigo Porque ler é um prazer!
10 – Descansa
Entre todos estes hábitos, há um muito importante e, que apesar de estar quase no fim da lista, poderia ser o primeiro. Se falo de hábitos importantes a adquirir, o de descansar será primordial. Achas estranho ter de mencionar o descanso como hábito a criar? Num mundo ideal, não haveria essa necessidade. Mas num mundo em que a vida (principalmente das mulheres) tem mais atividades do que as horas do dia, é natural que o descanso acabe esquecido ou fique sempre para depois. Porém, é importante saber os limites que tens e permitir-te descansar, permitir-te não fazer nada durante algumas horas.
Duranta a semana, pode não ser fácil, mas eu faço questão de conseguir estar no sofá algum tempo antes de dormir, tal como faço questão de ter domingos sem relógio, em que acordamos todos à hora que queremos e não temos tarefas nem pressa para nada.
11 – Passa tempo com a tua família
A rotina familiar pode ser algo complicado de gerir: banhos, jantares, trabalhos de casa, acordar cedo,… Estamos com os miúdos, mas acabamos por estar quase em regime militar a dar ordens que eles nem sempre fazem questão de obedecer. Isto não será o tempo de qualidade que todos merecemos.
Por essa razão, é vital introduzir na rotina familiar o hábito de estarem e passarem tempo juntos. Pode ser a ler a história ao deitar, pode ser um dia de jogos de tabuleiro ou um dia de filmes e séries. Importante mesmo é que se torne um hábito familiar e que o aproveitem bem.
Alguns destes hábitos já fazem parte da tua rotina? Que hábitos tens para melhorar a tua vida?
Lê um pouco mais sobre hábitos e como podem melhorar a tua vida aqui: 11 hábitos para uma vida mais organizada, Vídeo – 7 Hábitos mais Sustentáveis e Vídeo – 7 Hábitos mais Sustentáveis.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
2 comments
Estou a optar por escrever as coisas mais importantes num giro bloco 👌,e realmente estou a gostar e é bastante útil.
obrigada pelas suas dicas, somos só um casal e cadelinha.
Mas tenho gostado imenso das dicas da Irene.
Até já tenho férias marcadas e agendadas…
beijinhos , obrigada 😘😘🌞🌹🎈🫂
Olá, Fátima! Escrever ajuda muito. Se o caderno for giro ainda mais😁
Beijinhos