Se há doce de pastelaria que todos apreciamos cá por casa é o pastel de nata. O crocante da massa folhada, o creme doce e espesso são qualidades que apreciamos bastante (nós e muitos portugueses 😁). Por isso, a ideia de fazer um pastel de nata em ponto grande já fazia parte dos meus planos há algum tempo. Fui adiando por uma razão ou outra, mas com a Páscoa a chegar decidi que seria a altura certa para fazer a Tarte de Nata.
Tal como em muitas receitas, há várias versões da Tarte de Nata pela internet. Algumas com natas, outras sem, umas com mais gemas, outras com menos. Decidi fazer a versão da La Dolce Rita porque me pareceu equilibrada (apesar das 300 gr. de açúcar). Apenas acrescentei mais algumas tiras de casca de limão do que o recomendado porque gosto muito do sabor a limão para contrabalançar o doce e acho que ficou bastante bem.
Os Ingredientes
Precisas de:
- 500 ml. de leite
- 200 ml. de natas
- 300 gr. de açúcar
- 40 gr. de amido de milho
- 2 ovos inteiros + 4 gemas
- 1 pau de canela
- 6 tiras de casca de limão
- 1 disco de massa folhada
Material: 1 tarteira com cerca de 22 centímetros de diâmetro
A Preparação
Começa por peneirar as 40 gramas de amido de milho para dentro de um tacho (para evitar ficares com grumos no creme) e de seguida acrescenta as 300 gramas de açúcar. Com uma vara de arames, mistura bem os dois ingredientes. Acrescenta depois os 2 ovos inteiros e as 4 gemas e volta novamente a mexer muito bem até teres um creme espesso e homogéneo. Junta de seguida os 500 mililitros de leite e os 200 mililitros de natas e mistura mais uma vez até estarem bem incorporados no creme. Junta as 6 cascas de limão e 1 pau de canela e leva a lume médio, sempre a mexer durante cerca de 10 minutos. O creme vai começar a ficar mais espesso. Quando ferver, deixa ficar 1 minuto e desliga o lume.
Para evitar, mais uma vez, grumos e conseguires um creme liso, mas também para retirar as tiras da casca de limão e o pau de canela, passa o creme por um passador e coloca-o numa taça com película aderente por cima (mesmo colado ao creme) até arrefecer e ficar à temperatura ambiente.
Entretanto, podes pré-aquecer o forno a 190º e colocar a massa folhada na tarteira. Depois de moldares a massa à tarteira, faz picos no fundo da massa com um garfo.
Quando o creme já tiver arrefecido, coloca-o na tarteira e leva ao forno até ficar bem tostada por cima. Em termos de tempos, a receita original indicava 30 a 35 minutos, mas no meu caso, coloquei o forno em modo pastelaria e demorou 50 minutos.
Antes de desenformares, espera que a tarte arrefeça na totalidade. Depois é só cortar uma fatia e apreciar 😄
Tarte de Nata
Utensílios
- 1 tarteira 22 cms.
Ingredientes
- 1 massa folhada
- 500 ml. de leite
- 200 ml. de natas
- 300 gr. de açúcar
- 40 gr. de amido de milho
- 2 ovos inteiros
- 4 gemas
- 1 pau de canela
- 6 tiras de casca de limão fininhas
Preparação
- Começa por peneirar as 40 gramas de amido de milho para dentro de um tacho (para evitar ficares com grumos no creme) e de seguida acrescenta as 300 gramas de açúcar. Com uma vara de arames, mistura bem os dois ingredientes.
- Acrescenta depois os 2 ovos inteiros e as 4 gemas e volta novamente a mexer muito bem até teres um creme espesso e homogéneo. Junta de seguida os 500 mililitros de leite e os 200 mililitros de natas e mistura mais uma vez até estarem bem incorporados no creme.
- Junta as 6 cascas de limão e 1 pau de canela e leva a lume médio, sempre a mexer durante cerca de 10 minutos. O creme vai começar a ficar mais espesso. Quando ferver, deixa ficar 1 minuto e desliga o lume.
- Para evitar, mais uma vez, grumos e conseguires um creme liso, mas também para retirar as tiras da casca de limão e o pau de canela, passa o creme por um passador e coloca-o numa taça com película aderente por cima (mesmo colado ao creme) até arrefecer e ficar à temperatura ambiente.
- Entretanto, podes pré-aquecer o forno a 190º e colocar a massa folhada na tarteira. Depois de moldares a massa à tarteira, faz picos no fundo da massa com um garfo.
- Quando o creme já tiver arrefecido, coloca-o na tarteira e leva ao forno até ficar bem tostada por cima. Em termos de tempos, a receita original indicava 30 a 35 minutos, mas no meu caso, coloquei o forno em modo pastelaria e demorou 50 minutos.
- Antes de desenformares, espera que a tarte arrefeça na totalidade. Depois é só cortar uma fatia e apreciar 😄
Nota
- Podes colocar o papel vegetal que acompanha a massa folhada na tarteira e depois colocar a massa folhada. Vai ser mais fácil na altura de desenformares a tarte de nata.
- Como já referi, o tempo de cozedura depende do teu forno e do modo em que o fazes. No meu caso, o forno tem vários modos e optei pelo modo pastelaria. No entanto, demorou mais tempo do que o indicado na receita. O importante para saberes se a tarte está pronta é o quão tostada está por cima (o que depende também um pouco do gosto de cada um – há quem goste mais tostada, há quem goste menos queimada). Se ao retirares do forno, o creme ainda abanar um pouco não te preocupes, é mesmo assim. Depois acaba por solidificar.
À procura de mais sobremesas deliciosas? Vê a Tarte de Limão Merengada e a Tarte de Maçã Americana.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤