Há já algum tempo que tínhamos nos nossos planos criar uma despensa, um local onde pudéssemos armazenar as compras não perecíveis em maior quantidade. Mas foi durante o primeiro confinamento que sentimos mesmo essa necessidade. A ideia não era para açambarcar, mas, sim, para evitar ir tantas vezes às compras e, quando fossemos, que fosse no menor tempo possível.
Na nossa cozinha, não temos muito espaço para guardar compras em maior quantidade. Temos uma pequena despensa ao lado da cozinha, mas não é muito grande. Assim, arregaçamos as mangas, rearrumámos a nossa arrecadação (deitamos caixas vazias fora, demos algumas coisas, …) e conseguimos criar um espaço para ter um pouco mais de stock daqueles produtos que sabemos que estamos sempre a precisar.
O confinamento acabou e continuamos a utilizar este recurso porque dá mesmo muito jeito e tornou-se um hábito. E ainda bem porque neste 2º confinamento já estamos mais bem preparados!
Como criar uma despensa
- escolher o local para armazenar os produtos;
- determinar o tipo de produtos que se consomem mais e que não se estragam facilmente – Arroz, massas, cereais, leite, água, enlatados, papel higiénico, produtos de limpeza…;
- fazer uma lista desses produtos e de cada vez que for às compras comprar algumas unidades a mais e guardar na despensa;
- aproveitar artigos em promoção e que costuma comprar para guardar na despensa;
- criar uma lista no Bullet Journal, num caderno da cozinha ou na aplicação para listas do telemóvel (uso o Listonic) com o inventário existente na despensa.
O que fazer para que se torne funcional
Ter a lista de inventário atualizada
Retiraste um produto da despensa? Dá baixa na lista. Adicionaste algum artigo? Acrescenta na lista.
Tentar que todos os produtos estejam visíveis
A arrumação é importante para que nenhum produto fique esquecido.
Colocar sempre os mais antigos à frente
First In, First Out (primeiro a entrar, primeiro a sair) é uma regra do HACCP e que se aplica tanto na organização da despensa, como na organização do frigorífico, por exemplo.
Arrumar os produtos por categoria
Agrupa os produtos conforme categorias ou uso que lhe dás: junta todos os enlatados, todas as massas, os produtos de higiene,…
Evitar comprar em demasia
Ter noção das quantidades que se guardam é muito importante. Devemos ter uma noção das necessidades reais da família. Uma família de 6 consumirá muito mais do que uma família de 4. Esta noção é importante para evitar o desperdício (se compramos em demasia, não consumimos e passa da validade) e também para evitar o açambarcamento.
Estar atenta às datas de validade
A ideia é guardarmos produtos com datas de validade grandes, mas mesmo assim há sempre a hipótese de não os consumirmos dentro da data de validade. Devemos ir dando uma vista de olhos para evitar o desperdício.
Boa organização!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
4 comments