Gerir uma casa quase que merecia um curso de gestão. São contas para pagar, roupa para tratar, compras para fazer e um orçamento para gerir! Só as compras necessárias para uma casa davam um grande módulo desse curso. Quando é só o casal nem é muito difícil, mas quando a família cresce e começas a ter de pensar no que cada um come e nos produtos de cada um necessita, começa a aumentar o grau de dificuldade. Há, claro, várias maneiras de tentar orientar as compras de supermercado.
Há quem faça uma compra bastante grande no início do mês, há quem vá todas as semanas. Qual o mais eficaz e em que se consegue poupar mais? Penso que depende bastante dos supermercados a que se gosta de ir e a disponibilidade que se tem para andar às compras. Eu sou adepta das compras do mês, se bem que, nos últimos tempos, alterei um pouco o sistema.
Comecei, inicialmente, por fazer as compras no Continente com entrega em casa. Depois, rapidamente aderi ao online. Entretanto, cansei-me de cartões e cupões e deixei de fazer as compras no Continente e experimentei as entregas do Mercadão, comprando no Pingo Doce, e estava bastante satisfeita. As compras de frescos eram feitas pelo Hugo durante a semana no Lidl. Mas, entretanto, veio a pandemia. As entregas estavam com prazos loucos e optamos por fazer as compras na Makro (temos cartão). A pandemia acabou e continuamos a ir lá fazer compras. E assim, as compras grandes de início do mês passaram a ser de dois em dois meses e, semanalmente, vou ou ao Lidl, ou ao Aldi ou ao Pingo Doce comprar o restante.
E como me oriento eu para que não falte nada?
Tenho um sistema já implementado há algum tempo em que utilizo: um inventário do que tenho na despensa, um inventário do que tenho no congelador, a ementa semanal e uma aplicação para criar listas no telemóvel. Os inventários são em papel porque eu gosto muito de escrever e é-me mais natural apontar as coisas no papel. No entanto, para ir às compras é muito mais prático ter as listas no telemóvel. Assim, criei uma lista geral, com os produtos que sei que posso encontrar em qualquer supermercado e depois uma lista para cada supermercado. Uso o Listonic que permite criar as listas que queremos e até se consegue ordenar os produtos por categoria.
Durante o mês vou atualizando os inventários, o que torna mais fácil fazer a lista de compras. No fim de cada mês, faço uma verificação de tudo que está em falta (produtos de higiene, produtos de limpeza,…) e acrescento às listas, conforme o sítio a que as vou comprar.
Como durante a pandemia, criei uma segunda despensa (podes ver como aqui), onde guardo os alimentos que não se estragam facilmente e também alguns detergentes, sempre que fico com menos unidades desses produtos assinalo na lista de compras geral para estar atenta a promoções.
Como conseguir fazer uma boa lista de supermercado
Criar inventários com os produtos existentes em casa
Antes de irmos fazer compras, devemos ter noção dos produtos que temos em casa. Sem saber o que é necessário comprar não faz muito sentido ir às compras, pois não? Além disso, acabamos por gastar muito mais dinheiro se não tivermos essa noção. A realização da lista de compras será mais fácil se durante o mês formos atualizando os inventários da despensa e do congelador.
Ter a lista num local acessível
Mais uma vez, para nos facilitar a vida, a lista e os inventários devem estar acessíveis. Eu tenho os meus num quadro magnético numa parede da cozinha. Sempre que faço atualizações é só ir buscar a folha.
Fazer a ementa da semana
Noutro artigo (Ementa Semanal – descomplica o teu dia-a-dia), já vos contei o meu método de preparar a ementa semanal. Ao saber o que vou cozinhar para a semana é mais fácil otimizar a lista de compras e não comprar produtos só por comprar, acabando por não os usar, desperdiçando, assim, dinheiro e comida….
Organizar a lista por categorias
Se organizarmos a nossa lista de compras por categorias, vamos conseguir fazer mais rapidamente as compras na loja. Em vez de andarmos para trás e para frente, conseguimos chegar a todos os produtos de forma mais rápida. O mesmo acontece se for numa compra online, aí em vez de andarmos de corredor em corredor, andamos de categoria em categoria de modo mais organizado, logo mais rápido.
Ter atenção às quantidades necessárias
Um produto que seja muito usado vai acabar mais rapidamente, logo devemos comprar mais unidades. No entanto, se for um artigo com pouco uso a quantidade a comprar poderá ser menor. Ovos, por exemplo, é algo que tenho de ter sempre em bastante quantidade. Consumimos mesmo muitos e, por isso, não dá para deixar acabar. Por outro lado, garrafas de sumo são muito pouco consumidos, e, portanto, não vale a pena comprar em grande quantidade pois sei que vai demorar até os gastarmos.
Perceber quais os produtos essenciais
O chocolate pode estar a acabar, mas a fruta será mais importante. Devemos dar primazia aos artigos essenciais e que serão de uso de todos, em detrimento dos artigos que apenas um dos elementos da família consome (que se note que para mim o chocolate é essencial 😂), principalmente quando temos um orçamento a respeitar.
Indicar o supermercado onde comprar o produto
Ao fazermos a lista de compras, será mais fácil se indicarmos logo em que supermercado vamos comprar o produto. Como disse, eu tenho várias listas criadas e vou colocando lá o que sei que preciso de cada local. Por exemplo, no Lidl compro o pão; no Aldi, compro vegetais congelados; no Pingo Doce, compro uma compota de morango da marca deles. Sei que estes produtos não vou comprar noutro supermercado.
Ser prudente com as promoções
Hoje em dia, os supermercados têm dias certos para fazerem as promoções: no Lidl é à 2ª e à 5ª feira, no Aldi à 4ª feira e ao sábado, no Pingo Doce começa à 3ª feira e ainda ao fim semana, e por aí fora… Se fossemos a todas as promoções, primeiro, não fazíamos mais nada senão andar nas compras, depois, iriamos gastar muito mais dinheiro, em vez de poupar, porque dificilmente saímos do supermercado só com o que tínhamos em mente comprar. Não sou nada contra as promoções, bem pelo contrário. Penso, no entanto, que as devemos utilizar apenas para aquilo que realmente é necessário e não irmos em loucuras de trazermos 30 champôs de marcas diferentes só porque estavam em promoção, por exemplo.
Questiona, antes de ir
Antes de ir às compras, pergunta aos outros membros da família se precisam de alguma coisa. Isso vai evitar que depois tenhas de voltar às compras, se for, realmente, algum produto urgente.
Podes criar a tua ementa semanal e os inventários, mas, se não tiveres tempo, eu dou-te uma ajuda. Faz o download do Kit Organiza-te!, que contem várias listas e uma ementa semanal.
Kit Organiza-te!
O "Kit Organiza-te" é composto por:
- Lista de Tarefas a Fazer
- Ficha de Projetos em Casa
- Registo da Atividade Física
- Ementa semanal
- Inventário da Despensa
- Inventário do Congelador
Para teres acesso exclusivo ao Kit, só tens de clicar na caixa "Download Gratuito", colocar o teu email na caixa abaixo e clicar no botão "Enviar Link".
Logo de seguida, receberás na tua caixa de email o link para poderes fazer download do "Kit Organiza-te". Verifica se não vai parar à caixa de SPAM.
Depois de fazer o download é só imprimires e, de certeza, que vais passar a ter um dia-a-dia mais organizado.
Enviar link de download para:
Tens técnicas para poupar nas compras do supermercado? Quais são? Deixa comentário mais abaixo.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
4 comments
Muito útil, este post. Vou ver melhor essa app.
Bjs
Obrigada, Mariana 😊
Vê, sim. Já a uso há muito tempo e é mesmo muito boa!
Beijinhos e obrigada por comentares