O país enfrenta uma onda de calor e todo o território atravessa a pior seca de que há registo. Este cenário leva-nos a pensar o que podemos fazer individualmente para ajudar a situação. No sentido de tentar um estilo de vida um pouco mais sustentável e consciente, tentei adotar medidas em casa para evitar gastar água desnecessariamente, mas também para tentar poupar na conta da água no fim do mês.
Muitas vezes, temos hábitos em que gastamos mais água do que o necessário e nem nos apercebemos. É tão fácil termos como garantido que a água vai sempre correr na torneira que nem pensamos muito sobre se estamos a desperdiçar ou não este bem tão precioso.
Alguns hábitos, como fechar a torneira quando se lava os dentes (ou utilizar um copo) ou diminuir o fluxo do autoclismo, acredito que a maioria já o faça. Mas com a ideia de um consumo mais consciente, tal como no sentido de ajudar a poupar na conta final da água, deixo-te algumas dicas práticas e que facilmente podes implementar em tua casa!
1 – Aproveita a água fria do início dos duches
Quando tomamos duche há sempre água que se desperdiça porque sai fria e, normalmente, queremos a água quentinha. Num minuto de chuveiro aberto gastam-se cerca de 25 litros de água. É muita água limpa desperdiçada, não é? A solução? Teres um balde ou um outro recipiente grande junto ao duche para recolheres essa água.
O que podes fazer depois com a água recolhida? Podes reutilizar para:
- lavar o chão
- lavar a loiça
- limpezas no geral
- regar
- cozinhar
- colocar no depósito da máquina de café
- fazer chá
2 – Aproveita a água de lavar legumes para regar as plantas
Desde que faço as compras dos legumes e frutas na feira, passo mais tempo a preparar os legumes. No supermercado, comprava quase tudo embalado e cortado e agora vem tudo a granel. Com isso, gasto também mais água para os preparar.
Quando me apercebi disso, comecei a lavar os legumes dentro de uma taça grande e, de seguida, aproveito essa água para regar as minhas plantinhas.
3 – Reaproveita a água das cozeduras
Cozeste apenas legumes? Em vez de a deitares cano abaixo, pensa que é água limpa e que pode ser aproveitada para, por exemplo, regar plantas. No entanto, não te esqueças de deixar arrefecer a água antes de regar para não cozeres as plantinhas.
Podes também aproveitar essa água para deixar leguminosas de molho, como feijão ou grão de bico. Também podes aproveitar para fazer arroz ou massa. Tens apenas de ter alguns recipientes para conservar a água.
4 – Lava a loiça na máquina de lavar
À primeira vista, poderíamos pensar que lavar a loiça à mão seria mais económico, porém não é verdade. Ao lavar a loiça à mão gastamos 8 a 12 litros por minuto, enquanto que uma máquina da loiça gasta entre 8 a 12 litros no total de uma lavagem.
Eu lavo algumas peças à mão, mas tento ao máximo lavar a maioria na máquina.
5 – Evita pré-lavar a loiça
Ao fazer a pré-lavagem estamos a gastar água sem necessidade. Se os pratos estão muito sujos ou com muita gordura, passa um papel de cozinha absorvente ou uma folha de jornal (e assim estás a reaproveitar algo que já ia para o lixo) para retirar a sujidade.
Não nos podemos esquecer que num minuto de torneira aberta, gastamos 10 litros de água.
6 – Descongela os alimentos com água só em último caso
O ideal para descongelar qualquer alimento é fazer a descongelação no frigorífico. No entanto, em dias de correria podemos esquecer-nos de tirar a comida do congelador e chegamos a casa a querer rapidamente ter os alimentos prontos a cozinhar, não é? Evita descongelar com água pois é um verdadeiro desperdício. Descongela ao ar livre ou numa tábua de descongelação como esta, que podes comprar no AliExpress:
7 – Instala um compressor redutor de caudal
Já poupas água de muitas formas e mesmo assim achas que continuas a gastar muito? Podes instalar um redutor de caudal nas principais torneiras. O desperdício de água pode diminuir cerca de 50%.
8 – Utiliza um vassoura em vez da mangueira ao limpar o exterior
Tens um quintal ou um espaço exterior? Em vez de o lavares à mangueirada, opta por limpar com a vassoura. Pode não ser tão rápido de limpar, mas consegues poupar muita água.
9 – Rega as plantas a horas específicas
Se regarmos as plantas de casa ou do jardim nas horas de maior calor vai ser quase como não o ter feito porque a maioria da água vai evaporar. Opta por uma rega eficaz, ao fazê-lo de manhã cedo ou ao final do dia.
Não te esqueças que não deves regar em excesso. Além do gasto de água, as plantas têm só uma certa capacidade de absorver a água e pode levar mesmo a apodrecer as raízes.
10 – Poupa ao lavar o carro
Ainda lavas o carro à mangueirada? Experimenta antes encher um balde de água e lavares o carro com uma esponja e detergente. Fica mais bem lavadinho e consegues poupar bastante água.
Com a mangueira podes chegar a gastar 500 litros de água, enquanto com o balde gastas apenas 50 litros.
E tu, o que fazes para poupar água?
Vê também o artigo Combater o desperdício alimentar – 12 dicas e 10 Ideias para diminuir a tua pegada ecológica. Ah, e vê o Vídeo – 7 Hábitos mais Sustentáveis.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤