Fazer bolos e sobremesas sempre foi o que mais gostei de fazer na cozinha. Durante os confinamentos, com mais tempo disponível, consegui fazer o “gosto ao dedo” e fazer muitas receitas que nunca tinha experimentado fazer antes. Uma dessas receitas foi dos Rolinhos de Canela ou Cinnamon Rolls. Quem conhece um pouco da cultura americana sabe que esta receita faz parte dela, mas também os podemos conhecer através das lojas do Ikea. É, aliás, um dos meus “prazeres secretos” (bem, não sei se será assim tão secreto 😅) quando vou ao Ikea, comer um rolinho de canela.
Como cá por casa, há outra gulosa com gostos muito parecidos com os meus, eu e a minha filha deliciamo-nos com estes Rolinhos de Canela. Depois do confinamento, já voltamos a fazer a receita e continuamos com a mesma sensação: é receita para repetir e ficar no Caderno das Receitas. Apesar de requerer algum tempo de espera não é uma receita difícil de fazer e o cheirinho a canela com que a casa fica é maravilhoso e vale bem a pena.
Os Ingredientes
Para estes deliciosos rolinhos de canela, vais precisar:
Para a Massa:
- 500g de farinha
- 1 saquinho de fermento de padeiro (utilizei da Vahiné)
- 1 ovo
- 70 g de açúcar
- 150 ml de leite
- 100 g de manteiga à temperatura ambiente
- 50 ml de água morna
Para o Recheio:
- 100 g de manteiga derretida
- canela
- açúcar
A Preparação
Começa por estimular o fermento: numa taça pequena, coloca o fermento e acrescenta a água morna. Mexe com um garfo, bem mexido, e depois espera cerca de 5 minutos. Vais saber que o fermento está pronto quando começar a fazer bolhinhas.
Junta todos os ingredientes numa taça grande e mistura. Podes bater a massa com uma batedeira elétrica ou à mão. (Eu prefiro fazê-lo à mão.) Se preferires fazê-lo à mão, começa por amassar com uma colher de pão, quando a massa se começar a desprender amassa à mão. Assim que a massa esteja bem misturada e tiveres uma bola coesa, põe uma toalha por cima da taça e deixa a massa descansar num sítio quente até que dobre de tamanho. Deverá demorar cerca de 1h30 a 2h.
Quando a massa estiver pronta, polvilha a bancada com farinha e volta a amassar um pouco mais a massa. Depois, com a ajuda do rolo, estende a massa em formato de retângulo.
Com um pincel, espalha a manteiga derretida e acrescenta, de seguida, a canela e o açúcar.
Enrola a massa pelo lado mais comprido até teres um rolo. Corta o rolo em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Dispõe os rolinhos num tabuleiro de forno e acrescenta no topo de cada um mais um pouco de manteiga derretida. Leva-os ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 15 minutos.
Rolinhos de Canela
Utensílios
- 1 rolo da massa
Ingredientes
Massa
- 500 gr. de farinha
- 1 ovo
- 1 saquinho de fermento de padeiro
- 70 gr. de açúcar
- 150 ml. de leite
- 100 gr. de manteiga à temperatura ambiente
- 50 ml. de água morna
Preparação
- Começa por estimular o fermento: numa taça pequena, coloca o fermento e acrescenta a água morna. Mexe com um garfo, bem mexido, e depois espera cerca de 5 minutos. Vais saber que o fermento está pronto quando começar a fazer bolhinhas.
- Junta todos os ingredientes numa taça grande e mistura. Podes bater a massa com uma batedeira elétrica ou à mão. (Eu prefiro fazê-lo à mão.) Se preferires fazê-lo à mão, começa por amassar com uma colher de pão, quando a massa se começar a desprender amassa à mão. Assim que a massa esteja bem misturada e tiveres uma bola coesa, põe uma toalha por cima da taça e deixa a massa descansar num sítio quente até que dobre de tamanho. Deverá demorar cerca de 1h30 a 2h.
- Quando a massa estiver pronta, polvilha a bancada com farinha e volta a amassar um pouco mais a massa. Depois, com a ajuda do rolo, estende a massa em formato de retângulo. Com um pincel, espalha a manteiga derretida e acrescenta, de seguida, a canela e o açúcar.
- Enrola a massa pelo lado mais comprido até teres um rolo. Corta o rolo em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Dispõe os rolinhos num tabuleiro de forno e acrescenta no topo de cada um mais um pouco de manteiga derretida. Leva-os ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 15 minutos.
Notas
- Podes colocar a taça com a massa para levedar dentro do forno: liga o forno no mínimo e deixa lá dentro ou podes também colocar dentro do micro-ondas. O importante é ser um sítio morno e sem mudanças de temperatura.
- Podes optar por pincelar o topo dos rolinhos com manteiga depois de estarem cozidos e não antes de irem ao forno, como indico na receita.
- A espessura de corte dos rolinhos depende se os queres mais ou menos altos.
- Podes usar açúcar amarelo em vez de branco no recheio. Fica ainda melhor!
- Há quem goste dos rolinhos simples, mas também há quem goste da versão totalmente americana com uma cobertura de queijo creme.
- Modo mais eficaz de fatiar o rolo? Com linha de costura, fio pesca ou fio dental. É mesmo eficaz!
- Se já tens o fermento há muito tempo em casa, poderá não funcionar no seu melhor. Talvez seja melhor testar antes de avançares com a receita.
- Se, por acaso, não gostas de canela (como é possível???), podes trocar a canela por chocolate em pó.
- Inspirei-me na receita da Pão, Bolos e Cia. Podes ver como fazer a massa com a máquina do pão.
Com vontade de comer um? Se fizeres a receita, diz nos comentários mais abaixo se gostaste.
Podes ver mais receitas deliciosas como esta: Pêssegos Recheados, Torcidos de Massa Folhada com Nutela ou Bolo de Iogurte com Cobertura de Mascarpone e Frutos Vermelhos.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤