O caos alegre que é o Natal já passou. Já abrimos os presentes, já estivemos horas sentadas à mesa e já comemos as nossas sobremesas favoritas. Agora chegou aquela altura em que temos de pensar em colocar a casa em ordem. Não te apetece nada, não é? Como te compreendo, mas se fizermos uma tarefa de cada vez, sem pressa, num instante a casa está, novamente, organizada!
A semana entre o Natal e o fim de Ano parece muitas vezes um pequeno limbo em que andamos todos de ressaca destes dias intensos. Se fores trabalhar essa sensação é menor, mas se tiveres tirado uns dias de férias parece mesmo que é necessário descomprimir de todos os doces que se comeram e de todas as tarefas que tivemos de fazer. Mas podes também aproveitar esses dias depois do Natal para reorganizar tudo e teres a casa pronta para receber o novo ano.
Livra-te das embalagens
Quantos presentes trazem embalagens grandes e que ocupam espaço. São as caixas em que os presentes foram embrulhados, são as embalagens dos brinquedos, são os plásticos que as cobrem. Arranja um cantinho para as colocares todas e assim que as tiveres reunidas todas, leva-as logo para a reciclagem.
Arranja espaço para as novas coisas
Quer tenhas recebidos muitos ou poucos presentes, no Natal há sempre coisas novas a entrar em casa. Não as deixes ficar por muito tempo na sala ou na cozinha. Arranja rapidamente espaço para elas para que não se tornem um empecilho no sítio onde estão.
Tens algo para trocar, troca já!
Recebeste uma prenda que não era bem do teu gosto ou o tamanho não é o certo? Vai já trocar. Evitas, assim, que te esqueças ou deixes passar o prazo para trocar e depois acabes por ficar em casa com algo que não gostas ou não te serve.
Podes reduzir as decorações
Cá em casa as decorações de Natal só são tiradas depois de dia 6 de Janeiro, mas acredito que muitas pessoas o comecem a fazer antes. Eu adoro ver a casa decorada para o Natal, mas também compreendo que se posso tornar cansativo. Por isso, para sentires alguma ordem em casa, começa por reduzir um pouco as decorações.
Guarda, mas com critério
Ao guardar tudo o que envolve o Natal, vê se as coisas estão em condições para serem usadas no ano seguinte. Vale a pena guardar todos os restinhos de papel de embrulho? E todos os laços, mesmo que já não tenham cola? Em vez de esperares para fazer essa triagem no ano seguinte, fá-la já. Ficas com menos espaço ocupado e não pensas que tens coisas que podes usar, quando já não é o caso.
Arruma as decorações em caixas e etiqueta-as
Ao tirar as decorações, arruma-as todas juntas por tipo. As decorações de Natal numa caixa, as luzes todas juntas, as decorações da casa noutra caixa. Depois etiqueta-as para no próximo ano ser mais fácil saberes onde está tudo.
Muitos brinquedos novos? Roda-os
O Natal é das crianças. É, por isso, natural que tenhas brinquedos novos em casa. Se te parecerem muitos não os dê todos de uma vez para os mais novos brincarem. Dá alguns agora, guarda os restantes e vai rodando de tempos a tempos. Os mais pequenos vão ficar contentes por irem tendo novos brinquedos e a casa vai parecer menos confusa.
Depois do Natal, num instante chegas ao fim do ano com a casa muito mais organizada! Já tens ementa decidida para o Fim de Ano? Vê aqui como fazer esta deliciosa Tarte de Limão Merengada e Vídeo – Sangria de Frutos Vermelhos.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤