Com a entrada em Setembro, começa o rebuliço da preparação do ano escolar. É verificar se a encomenda dos livros chega, é a compra do material escolar, é perceber o dia certo do início das aulas e das reuniões. Enfim! São muitas as tarefas que ocupam as famílias com crianças/adolescentes durante este mês. Muitas vezes com a mudança de escola e/ou de ciclo, há ainda que criar novos hábitos e rotinas familiares. (Queres umas dicas nesse sentido? Vê o artigo Regresso às aulas – Reorganiza as Rotinas!). Um hábito importante a criar, logo no início das aulas, para que a casa se mantenha minimamente arrumada, é manter o material escolar organizado.
Entre lápis, canetas, cadernos disto e daquilo, livros e cadernos de exercícios, poderá não ser fácil conseguir manter todo o material escolar organizado, ainda mais se se tiver mais do que uma criança. Cá em casa, depois de 8 anos de 2 filhos a estudar, fomos desenvolvendo alguns hábitos para que se consiga ter uma zona de estudo limpa e acessível, mas também para se que saiba facilmente onde está tudo, quando necessário. Deixo-te alguns desses hábitos de seguida:
Local específico para o estudo
Existir um local específico na casa para que os mais pequenos estudem é meio caminho andado para conseguir concentrar o material escolar num só local e com isso, conseguir organizá-lo mais facilmente. O ideal será uma secretária para a criança, mas a ideia resulta na mesma se for na mesa da cozinha ou na mesa da sala de jantar, desde que o material esteja sempre perto desse local.
Cá em casa reunimos todas as secretárias no escritório e conseguimos estar os 4 juntos, uns a trabalhar, outros a estudar.
Estante ou espaço para guardar livros e um local para guardar o material de reserva
Para facilitar a arrumação, tanto do material escolar como dos livros, a existência de uma estante para esse efeito ajuda bastante. Assim, todo o material relacionado com os assuntos escolares está reunido no mesmo local. Além de ajudar à organização e à própria arrumação da casa, é também benéfico para o desenvolvimento da autonomia em relação ao estudo. Se todo o seu material de estudo estiver sempre no mesmo local será muito mais fácil a criança começar a ir buscar o que precisa e depois a arrumar no lugar.
Estojo de tamanho adequado
Conforme o nível de ensino, há necessidade de levar mais ou menos lápis, canetas e afins. Se o tamanho do estojo for adequado à quantidade de material necessário, será mais fácil para a criança ter tudo sob controlo. Se for necessário levar muito material, poderá ser mais fácil dividir por dois estojos:
- um estojo para lápis de carvão, canetas, borracha, afia e tesoura
- outro estojo para canetas de feltro e lápis de cor.
Esvaziar a mochila com frequência
A mochila de uma criança ou adolescente pode ser pior do que a mala do “Sport Billy”. Tudo acaba por “morrer” lá. Para evitar que assim seja podemos criar o hábito de que semanalmente haja um esvaziar da mochila: retirar tudo o que não é necessário e rearrumar o material.
Dossier para guardar as fichas e testes com separadores por disciplina
Cá por casa, os meus miúdos gostam de usar dossier para levar para as aulas. Têm depois um dossier maior, que fica sempre em casa, para onde vão passando a matéria e onde arquivam as fichas e testes.
Mesmo que utilizassem um caderno por disciplina, ter um dossier onde arquivar as fichas e testes seria um bom sistema para conter toda a papelada que um ano escolar cria.
Pasta para as micas e um dossier para as folhas pautadas e quadriculadas
Na estante do escritório, temos uma pasta com micas e um dossier com as folhas pautadas e quadriculadas para serem utilizadas. É verdade que podiam ficar nas suas embalagens, mas, normalmente, são de plástico e de difícil manuseio. Ao estar “arquivadas” torna-se mais fácil estarem arrumadas e os miúdos sabem sempre onde estão.
Caixa para guardar o material de reserva
No início do ano, é natural que compremos material escolar em maior número para não ter de estar sempre a comprar. Porém, não vamos colocar 3 borrachas no estojo dos mais pequenos ou dois corretores. Para ter o material escolar todo reunido, tenho uma caixa (também na estante do escritório), onde guardo todo o material a mais. Digamos que é o economato cá de casa 😁
Mais uma vez, assim, é possível ter o material todo reunido, mas também ajuda a que os miúdos saibam onde ir quando precisam de uma nova caneta azul (ou preta ou vermelha).
Como está a correr a preparação do ano letivo em tua casa? Já fizeste todas as compras? Utilizas algumas destas ideias para manter o material escolar organizado?
As tuas manhãs ainda são um stress com os mais pequenos? Vê o vídeo Rotina de Fim de Dia para evitar Manhãs Loucas para te ajudar a criar uma rotina mais calma.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤