Sempre vi a decisão do que fazer para comermos como umas das grandes preocupações da minha mãe em relação às tarefas de casa. Uns dias estava inspirada e as ideias saiam-lhe facilmente, noutros dias ficava sem saber o que cozinhar. Quando me casei e passei a ser eu e o Hugo a decidirmos todas as refeições, percebi-a perfeitamente. No entanto, enquanto a minha mãe tinha tempo para pensar e decidir o que fazer, eu e o Hugo trabalhamos fora de casa e temos uma rotina bem mais movimentada. Assim, decidimos criar uma ementa semanal para nos orientarmos durante a semana.
Confesso que em alturas mais complicadas das nossas vidas deixamos de o fazer, mas, hoje em dia, é um hábito bastante enraizado cá em casa. Há umas semanas atrás não tive tempo para o fazer. No domingo, deu-me a preguiça e pensei: “Faço amanhã à hora de almoço.” Mas não fiz, como seria de esperar, e, durante semana, senti-me perdida porque não tinha a minha cábula já pronta para me ajudar …
Então, e como faço eu a preparação da ementa?
Não é nada de muito complicado: só precisamos de uns 15, 20 minutos, os inventários e a folha da ementa. Assim, ao domingo ao fim do dia, sento-me na secretária ou na mesa da sala e pego no inventário da despensa, no inventário do congelador e na ementa semanal e tento inspirar-me. Primeiro, vejo se há sobras no frigorífico (podes ver aqui como Combater o Desperdício Alimentar) e para quantas pessoas ainda dá. Depois, analiso o que tenho na despensa e no congelador. E tento que saia uma ementa nutritiva para todos. Tenho sempre em atenção que há dias em que só eu e o Hugo almoçamos em casa, mas noutros já temos a S. a fazer-nos companhia.
Dou, também, uma vista de olhos às ementas das semanas anteriores para não repetir demasiado os pratos que fiz recentemente. E, se estiver com poucas ideias, recorro a uma lista que criei no pc com os pratos que mais gostamos. Tenho também uma outra lista com links para receitas que quero experimentar.
Apesar de tentar completar ao máximo a ementa, nem sempre preencho todos os espaços porque podem sempre haver sobras do que vou cozinhando durante a semana.
Ao mesmo tempo que faço a ementa semanal, faço também a lista de compras do que sei que vai ser necessário comprar para a semana. Normalmente, no início do mês, faço as compras grandes, mas, semanalmente, vou abastecer-me de vegetais, fruta e frescos (os iogurtes e os ovos parece que desaparecem por magia).
Quais as vantagens de fazer uma ementa semanal?
Poupas tempo
É verdade que gastamos algum tempo a fazer a ementa. No entanto, durante a correria da semana não temos de pensar em mais nada. É só olhar para ementa e ver o que fazer, o que acaba por nos poupar tempo. Convém a folha estar colocada num sítio visível (eu tenho a minha colocado na porta do frigorífico). Costumo também assinalar com cor diferente quando é necessário descongelar alguma coisa, não vá esta cabecinha esquecer-se de tirar a comida do congelador (coisa que, claro, já aconteceu).
Evitas o desperdício (poupas dinheiro)
Além disso, não vamos às compras sem saber o que comprar. Com a ementa feita e, por sua vez, a lista de compras, sabemos o que precisamos e não compramos coisas sem sentido. É só ficarmos pelo que está na lista. Acabamos, assim, por poupar e evitamos o desperdício alimentar.
Comes melhor
Quando temos as refeições definidas, deixamos de ter aqueles dias em que não sabemos bem o que vamos fazer e sem tempo para pensar em muito, acabamos por optar por refeições não tão boas… Conseguimos pensar que podemos fazer vegetais a acompanhar o frango ou que podemos fazer uma quiche com as sobras do dia anterior, em vez de acabar por ter de acompanhamento batata frita de pacote.
Está visível para todos
Outra vantagem é o facto de que a informação está disponível para todos verem, não apenas na nossa cabeça. Cá em casa cozinhamos os dois e com a elaboração da ementa facilmente um ou o outro sabe o que cozinhar. Se um de nós se atrasar a chegar a casa, o outro sabe o que está estabelecido para o jantar e pode começar a preparar a refeição.
Há também quem faça a Meal Prep, isto é, a preparação dos alimentos. Depois de elaborar a ementa semanal, prepara os alimentos quase todos de uma vez, de modo a que seja chegar ao dia e só cozinhá-los. Ainda não cheguei a esse nível, mas confesso que gostava 😍
Podes criar a tua ementa semanal, mas, se não tiveres tempo, eu dou-te uma ajuda. Faz o download do Kit Organiza-te!, que contem várias listas e uma ementa semanal. É só preencheres os quadradinhos com o que queres cozinhar e já está 😁 Vê aqui em baixo 👇
Kit Organiza-te!
O "Kit Organiza-te" é composto por:
- Lista de Tarefas a Fazer
- Ficha de Projetos em Casa
- Registo da Atividade Física
- Ementa semanal
- Inventário da Despensa
- Inventário do Congelador
Para teres acesso exclusivo ao Kit, só tens de clicar na caixa "Download Gratuito", colocar o teu email na caixa abaixo e clicar no botão "Enviar Link".
Logo de seguida, receberás na tua caixa de email o link para poderes fazer download do "Kit Organiza-te". Verifica se não vai parar à caixa de SPAM.
Depois de fazer o download é só imprimires e, de certeza, que vais passar a ter um dia-a-dia mais organizado.
Enviar link de download para:
E tu, costumas fazer uma ementa semanal? Como orientas as refeições para todos? Conta-me as tuas rotinas, mais abaixo, nos comentários.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
18 comments
Olá irene ja tentei fazer download do kit e dá erro podias ver isso pk gostava mt de reveber esse kit gratuito para eu me organizar cá em casa, e antes de mais gostei mto conhecer teu plano semanal . Obrigada bjins.
Olá, Tânia
Fico muito contente por teres gostado do vídeo.
Vou ver o que se passa com o Kit e envio-te por email.
Beijinhos
Bom dia Irene gostei muito ter assistido teu vídeo de planeamento semanal,e por isso fui fazer download gratuito do kit e não tou a conswguir abrir diz erro sempre ja tentei 2 vezes podias ver o que se passa por favor queria muito receber para começar uma organização . Obrigada e bjins.
Olá, Tânia
Fico muito contente por teres gostado do vídeo.
Vou ver o que se passa com o Kit e envio-te por email.
Beijinhos
Realmente com organização e um pouco de preparação, conseguimos fazer uma melhor gestão das nossas refeições e comer melhor!
Um beijinho*
http://by-pattyy.blogspot.com/
É mesmo. Com organização e com antecedência, conseguimos melhorar a nossa alimentação e também libertar a nossa mente da preocupação constante do que fazer para comer…
Beijinhos e obrigada pelo teu comentário,
Irene
Olá!
Uau! Fiquei abismada isso é que é organização, nunca consegui ser tão organizada assim, geralmente só quando tenho fome é que penso o que vou comer (que vergonha). Obrigada pela dicas 😉 🙂
Olá, Marta
Compreendo-te 😁 Houve uma altura que também era assim. Mas depois a tendência é sempre para comermos pior e percebi que não
podia ser e tinha de me organizar. Além disso, ter filhos a perguntar o que vai ser o jantar também ajuda a querermos organizar-nos 😋
Beijinhos e obrigada pelo comentário,
Irene
Olá Irene, eu como sabes sou muito pouco organizada, mas como somos muitos cá em casa lá tive de me organizar… Além do meal prep faço o chamado “batch cooking” que é cozinhar logo tudo de uma vez para no dia apenas aquecer e fazer o acompanhamento. Nem toda a gente gosta, mas cá em casa é o que funciona melhor…
Já tenho o meu kit Organiza-te e a ementa da semana na porta do frigorífico (antes escrevia numa folha sem graça nenhuma eh eh eh)
Bjs e obrigada pelas dicas!
Olá, Mariana 😊
Com muitas pessoas em casa ainda mais necessária é a organização das refeições.
Agora que mencionas, também faço um pouco de Batch Cooking, nunca cozinho só para aquela refeição. Se faço arroz, faço logo para várias vezes, quando faço frango a mesma coisa. Mas pelo que percebo, tu cozinhas em quantidade num só dia, certo? Isso ainda não faço…
Ainda bem que gostas do kit. Assim, ficamos com frigoríficos mais bonitinhos.
Beijinhos,
Irene
Exacto. Normalmente à 2ª feira faço dois ou três pratos diferentes, sendo que cada um é para duas refeições no mínimo. Muitas vezes são coisas de forno que é só temperar e por no forno.
Assim ao longo da semana só cozinho os acompanhamentos e salada. A sopa também faço duas por semana – ao domingo e 4ª feira, normalmente.
É realmente uma boa ideia. Eu também recorro muito a pratos de forno. É só temperar, colocar no forno e não tens de preocupar com mais nada… Adoro!
Sopa faço só uma vez por semana, mas faço quase em quantidade industrial 🤣