Não sou de longe uma expert no assunto (não sou nutricionista, não tenho formação na área), no entanto, sempre fui bastante atenta às questões de alimentação saudável e da manutenção do peso. As estratégias para perder peso que vos vou apresentar são resultado de alguns anos a seguir indicações de especialistas no assunto e da própria experiência pessoal. São apenas dicas que resultaram cá em casa (comigo e com o meu marido), mas que também poderão resultar com outras pessoas.
Perder peso é, talvez, das questões que mais nos ocupam a mente ao longo da vida. Em casa dos meus pais, sempre tive uma alimentação bastante saudável e nunca tive problemas de peso. Mas a vida de casada levou a que percebesse que nem sempre é fácil seguir a alimentação saudável que tinha e também que rapidamente caímos em hábitos menos aconselháveis.
Como sempre me preocupou a questão de seguir um estilo de vida saudável, já consultei alguns nutricionistas e li também um pouco sobre o tema. Assim, deixo-vos ideias que fui recolhendo aqui e ali e que podem ajudar na perda de peso, mas também em mantê-lo. Porque se perder peso não é fácil, manter esse peso ainda é uma tarefa mais complicada.
Evitar o açúcar
O açúcar é um malandro e está escondido em muitos alimentos quase sem nos apercebermos. Por isso, devemos evitar consumi-lo sempre que conseguirmos. E, às vezes, pequenos gestos fazem uma grande diferença. Ainda põem açúcar no café ou no chá? Comecem por diminuir a quantidade e vão ver que rapidamente conseguem beber qualquer um deles sem açúcar.
Sopa sempre feita
Cá em casa há sempre sopa feita. É ótimo para quando chegamos a casa e estamos já com fome, mas ainda temos de preparar o jantar. Em vez de comer qualquer coisa menos boa, é só aquecer um pouco de sopa. Acalmamos o estômago e comemos algo salutar.
Garrafa de água sempre à mão
Se forem como eu, criar o hábito de beber água não será nada fácil. Mas, calma, porque há esperança. Primeiro passo: comprar uma garrafa de vidro e ter a garrafa sempre ao pé de nós. Segundo passo: instalar uma aplicação no telemóvel para nos ajudar a lembrar de beber água. Há várias, vejam esta, por exemplo: Beba Água Lembrete. De tantos em tantos minutos a app lembra-nos que temos de beber água. Comigo resultou e hoje em dia já não preciso da aplicação (já nem a tenho instalada!).
Gelatina no frigorífico
Se jantam cedo e/ou se se deitam tarde, há sempre uma altura em que nos apetece comer qualquer coisa. Para essas ocasiões, tenho sempre gelatina feita no frigorífico. Faço a gelatina e divido por recipientes pequenos e dá para satisfazer aquela vontade de comer que teima em aparecer a horas mais tardias.
Não ter refrigerantes em casa
Se não queremos cair em tentação, o melhor é mesmo não a ter por perto … Deixem, simplesmente, de ter refrigerantes em casa e bebam água ou tisanas de frutas. Nesse sentido, há muitos anos que, cá em casa, adultos e crianças, só bebem água à refeição.
Chá sempre feito
É mais uma tentativa para evitar cair em tentação … Apetece beber algo diferente da água? Beba chá! Todos os dias faço um litro de chá e eu e o marido vamos bebendo ao longo do dia, seja a acompanhar o pequeno-almoço, seja ao lanche ou, só, porque sim!
Chocolate Negro
É outro dos habituais da nossa casa. Se houve alturas na vida em que o docinho de um chocolate branco me satisfazia, agora é mesmo o amargo do chocolate negro … E quando me apetece um doce, como um quadradinho 😁
Comprar fruta
Há quem defenda que não se deve comer muita fruta devido ao açúcar (frutose) que contem. Percebo, mas sempre será mais saudável do que comer um gelado ou um bolo cheio de chantilly. Eu adoro fruta! A fruta pode ser lanche, acompanhada de frutos secos, por exemplo, ou de manteiga de amendoim. Tal como pode fazer parte do pequeno-almoço ou servir de sobremesa.
Frutos secos
Sempre gostei de frutos secos e quando me apercebi que vários nutricionistas recomendavam que se comesse frutos secos fiquei feliz da vida. No escritório, tenho sempre uma caixinha com uma mistura de frutos secos ao natural, sem sal ou açúcar, com amêndoas, caju, nozes, pinhões e algumas passas, mas podem optar pelas inúmeras variedades e soluções que se encontram nos supermercados. São o snack ideal para quando estamos com alguma fome, mas ainda não é a hora da refeição. Ou podem mesmo ser um lanche acompanhados, por exemplo, de queijinho triângulo.
Tremoços
são uma leguminosa muito pouco calórica, e rica em proteína e fibra, além de rica em potássio, ferro e cálcio. Há sempre uma caixa com tremoços no nosso frigorífico. Requer pouca manutenção e duram bastante tempo, só temos que ir mudando a água de vez em quando.
Nunca esquecer que estas estratégias funcionam ainda muito melhor se as aliar à prática de exercício físico!
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
1 comment