O exercício físico não apareceu na minha vida como algo natural. Sempre fui uma criança ativa, mas pouco dada ao desporto e durante a adolescência preferia o conforto do sofá a mexer o corpinho. Mas depois começou a surgir a perceção clara de que se não praticasse exercício físico não seria tão saudável quanto desejava ser. Percebi que o sedentarismo dos meus tempos livres aliado ao da vida profissional só trariam contrariedades no futuro e decidi saltar do sofá para o ginásio.
Com a vida atribulada que todos temos, no entanto, nem sempre é fácil conseguir motivação para isso ou mesmo conseguir mentalizar-nos que conseguimos, efetivamente, organizar a nossa vida de modo a incluir nela o exercício físico. O mais difícil, na maioria das vezes, é mesmo capacitar-nos de que realmente conseguimos. Sabendo isto por experiência própria, deixo algumas dicas que vos poderão ser úteis para conseguirem de uma vez por todas que o exercício físico passe a fazer parte do vosso dia-a-dia.
5 Dicas
Fazer um Check-Up
A tomada de decisão de fazer exercício já só por si é bastante importante, mas antes de começar a praticar o que quer que seja, devemos consultar um médico e fazer um pequeno check up. Devemos assegurar-nos de que está tudo bem a nível de saúde e que podemos avançar com a decisão tomada.
Escolher um horário
Ao pensar em praticar exercício físico devemos começar por encontrar no nosso horário qual a melhor altura para o praticar. Conseguem levantar-se mais cedo e ir treinar? Ou pode ser a seguir ao trabalho? Cá em casa, como temos crianças, treinamos os dois e gostamos de treinar de manhã, tivemos de fazer um plano alternado. Em dias determinados, levo eu os miúdos à escola, nos outros leva o meu marido. E, assim, nos dias em que não levamos os miúdos, podemos ir treinar sem problema.
Definir a frequência
Depois do horário escolhido, devemos analisar o nosso dia-a-dia e perceber qual a frequência com que conseguimos despender tempo nesta atividade. Conseguiriam 3 vezes por semana? Todos os dias? Ou pelo contrário, só conseguem 2 vezes? O Importante é definir uma frequência e não desistir. Se são duas vezes que conseguem não vejam isso como problemático. Pode parecer pouco, mas já é bom para criar o hábito de praticar exercício físico.
Escolher o tipo de exercício e o local
O tipo de exercício que querem praticar também é bastante importante. Pretendem fazer corrida? Musculação? Vão para um ginásio ou conseguem fazer em casa? Estão parados há muito tempo? Se nunca fizeram exercício físico e não têm noção do que melhor se adequa a vocês, o ideal será frequentar um ginásio. Por norma, todos os ginásios oferecem a criação de um plano de treino que vos ajudará no início.
No entanto, se já têm alguma experiência, treinar em casa é uma possibilidade. A Internet possibilita-nos treinos de todo e qualquer tipo. Há vídeos no Youtube, aplicações que podemos instalar (podem ver 🔗 neste artigo várias sugestões), … Uma infinidade de oportunidades! No entanto, por experiência própria, acredito que seja mais difícil dar continuidade à prática do exercício quando o queremos fazer em casa. As desculpas e as distrações são mais fáceis de arranjar, além de que o fato de pagarmos algo também é motivação suficiente para lá irmos.
Registo Fitness
Depois de definidos estes passos, o ideal é assinalar os dias em que realmente conseguiram fazer exercício físico. Façam uma espécie de registo fitness pois vai-vos ajudar a perceber como está o vosso comprometimento. Após um mês, por exemplo, analisem esse registo. Se não conseguirem atingir os objetivos, tentem perceber porquê. É a hora que não é adequada? É o tipo de exercício? E façam as alterações necessárias e possíveis para que não desistam.
Espero que estas dicas vou sejam úteis e que saltem rapidamente do sofá para o ginásio (ou para a rua)!
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
4 comments
Obrigada por indicar o artigo 🙂 Gostei muito das dicas, tenho de repensar e fazer um plano como vou recomeçar 🙂
Beijinhos