Mais difícil do que criar um hábito, será quebrar um vício. A dependência é sempre difícil de reconhecer e de fazer “sair” do nosso sistema. A nossa presença constante nas redes sociais e a nossa ligação à tecnologia poderá ser um desses vícios difíceis de quebrar. E é, exatamente, sobre como conseguir desligar e descansar a mente de que te quero falar no artigo de hoje.
Porque é necessário desligar?
Sem nos apercebermos, estamos constantemente a desviar a nossa atenção para ver o que se passa nas redes sociais, para espreitar o e-mail que acabou de chegar ou verificar alguma notificação que recebemos no telemóvel. Porém, o tempo passado em frente ao ecrã pode causar-nos bastantes danos. Danos não só físicos (podes ver aqui como proteger a tua vista: 9 Dicas para te protegeres da exposição aos ecrãs), mas também mentais: tornamo-nos menos empáticos, com menos energia e com probabilidade de ter mais problemas físicos.
A dependência excessiva das redes sociais e da tecnologia, no geral, pode ainda:
- piorar a qualidade do nosso sono,
- diminuir a produtividade,
- levar a menor capacidade de concentração
- levar a depressão e ansiedade,
- criar maior probabilidade de ficar em burn out.
Para evitar consequências graves, devemos desligar e descansar a mente. É, claro, que, muitas vezes, não conseguimos deixar de todo os ecrãs porque é por lá que trabalhamos ou estudamos. Por isso, a noção de desligar não será a de um desligar completo, mas o de conseguir evitar chegar a um estado de vício ou dependência da tecnologia e das redes sociais.
Eu sinto alguma dificuldade neste desligar, principalmente, desde que tenho o blog e o canal de Youtube. Sinto sempre curiosidade em saber como estão as estatísticas ou como está a correr determinada publicação, o que me leva a estar mais online do que gostaria. Deixo-te, de seguida, 10 passos para desligar e ter uma vida mais plena!
10 passos para desligar
1. Reduz a tecnologia 10% de cada vez
Ficarias, provavelmente, chocada com a tua dependência da tecnologia e das redes sociais, se de um momento para o outro as deixasses de utilizar. Por isso, o ideal será ires cortando faseada e lentamente o tempo que nelas passas. Com passinhos de bébé, vai progressivamente diminuindo o tempo “online” e vais ver como tens mais tempo para outras atividades.
2. Define zonas sem tecnologia
Define zonas da casa onde não podes usar o telemóvel ou o computador. Cá em casa, nunca houve telemóveis ou tablets à mesa, nas horas da refeição, e continuam a não existir. Aquele tempo é para a refeição, mas também um tempo de partilha do dia e do que se passa no mundo, com o telejornal em pano de fundo.
3. Desliga as notificações no teu telemóvel de e-mails e redes sociais
Algo que me distrai bastante no dia-a-dia são as notificações do telemóvel. Porque se recebo uma notificação quero sempre saber o que se passa e isso faz com que pare o meu trabalho e perca o foco. A minha atenção passa para um assunto que poderá não ser nem o mais interessante nem o mais urgente.
Todas as aplicações têm a possibilidade de desligarmos as notificações, podemos também fazê-lo na nossa caixa de e-mail.
4. Define uma hora de não incomodar no teu telemóvel
Se por algum motivo importante não podes desligar as notificações do teu telemóvel, podes definir um horário de não incomodar, em que não recebes notificações. A partir da hora que determinaste e até à hora que configurares, não vais ser incomodada e podes aproveitar esse tempo para ti.
5. Evita dispositivos 1 a 2 horas antes de dormir
Devemos evitar o uso dos dispositivos eletrónicos no nosso tempo de descanso, em especial nas horas antes de adormecer. Tal como referi no artigo 6 Truques que uso para dormir melhor, o ideal será deixar o telemóvel de lado 1 a 2 horas antes de ir dormir. A luz destes dispositivos é bastante prejudicial para o sono, tal como o facto de estarmos focados no telemóvel impede a mente de descansar o necessário.
6. Apaga todas as aplicações que não usas
Os telemóveis de hoje são pequenos computadores cheios de aplicações úteis, é verdade. Mas também há muitas que não nos interessam. Assim, apaga todas as apps que não uses e evita receber notificações de algo que não te interessa e que só te vai distrair.
7. Tem sempre um livro contigo
Não ter o telemóvel ao pé para fazer scroll não significa não termos nada para fazer ou ser uma chatice. Cria o hábito de ler, em ti, se ainda não o tens, mas também nas tuas crianças. Eu sempre gostei muito de ler e, se vou a uma consulta ou a um local em que sei que vou esperar, levo sempre o livro que estou a ler para me entreter. Mesmo assim, de vez em quando, lá me apanho a olhar para o telemóvel.
8. Contabiliza o tempo que estás nas redes sociais
Se achas que estou a ser um pouco exagerada com esta ideia de desligar da tecnologia e das redes sociais, contabiliza quanto tempo realmente passas entre o Facebook, o Instagram e o Youtube. Há muitas aplicações gratuitas que te permitem perceber a dimensão do tempo perdido em scrolls e verificações de notificações.
9. Tem um acordar sem tecnologia
Se fores como eu, tens o telemóvel como despertador, por isso acordar sem tecnologia poderá ser difícil. Claro que podíamos ter um despertador sem ser o telemóvel, mas não estando a pensar nisso, podemos desligar o despertador do telemóvel e não ter a tentação de ir logo ver as notícias.
Para mim, é bastante difícil não o fazer porque sou “viciada” em notícias e em jornais. Todos os dias vejo as capas de jornal no telemóvel e depois vou ler as notícias que me interessam. O ideal será fazer isso mais tarde e, não, assim que acordamos.
10. Faz uma dieta digital
Se, realmente, te apercebes que passas demasiado tempo nas redes sociais, aproveita os dias de férias que se aproximam para uma dieta digital. Começa por te afastares apenas 1 dia. Experimenta! Um dia inteiro sem ver e-mails, sem ver o Facebook ou a última foto do Instagram. Se te sentires melhor, vai um pouco mais além e tenta estar mais um ou dois dias afastada e desligada e vais ver como tens mais tempo para ti e para quem está ao teu redor.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤