Na semana que passou houve aniversário do mais pequeno da casa e, apesar de ter sido uma comemoração muito diferente do habitual devido à pandemia, fiz um bolo de chocolate como ele pediu e decorei a sala. E lembrei-me que escrever algumas dicas para organizar uma Festa de Aniversário para Crianças seria um bom artigo para trazer ao blog. Sim, porque os bons tempos vão voltar e vamos poder comemorar os aniversários à grande!
Gosto de festas de aniversário. São alturas alegres e de boa-disposição. Mas gosto, principalmente, da preparação e de pensar em todos os pormenores: como vai ser o bolo, qual vai ser o local da festa, como vai ser a decoração, quantos convidados, o que fazer para comer…
Enfim, adoro tudo o que envolve a organização e depois ver que o aniversariante está satisfeito. Trabalhei durante algum tempo na organização de eventos e acho que o bichinho ficou e sempre que há aniversário cá por casa, dou largas ao meu gostinho 😊
Quando os meus miúdos eram mais pequeninos fiz sempre as festas em casa, com os avós e os nossos amigos. Quando começaram a ficar mais crescidos, decidimos que o ideal seria fazer a festa fora porque a nossa casa não é assim tão grande. E já fizemos festas em espaços bastante giros e animados para os mais pequenos. No entanto, sendo em casa ou num espaço alugado há sempre pormenores e timings a que deves estar atenta para que tudo corra bem.
11 dicas para organizar uma festa de aniversário para crianças
Definir um orçamento
Era bom que o dinheiro esticasse e pudéssemos dar largas à nossa imaginação sem que o dinheiro fosse uma preocupação. No entanto, a questão do que vamos gastar está bem presente no nosso pensamento. E definir logo no início um orçamento é meio caminho andado para evitar gastos muitas vezes desnecessários. Se só podes gastar 200€, não ultrapasses esse valor só porque querias dar uns brindes mais catitas.
Decidir com antecedência o local
Cerca de 2 meses antes da data da festa, deves decidir se fazes a festa em casa ou se num local exterior. Se for noutro local, deves começar a investigar o tipo de espaço que o aniversariante iria gostar. São crianças aventureiras? Desportistas? Ou são meninas bem vaidosas? Para todas estas temáticas há espaços disponíveis, mas se têm um gosto muito específico convém reservar com antecedência. Além do local, deves definir também a data e a hora.
Fazer a lista de convidados
Saber o número de convidados é muito importante para conseguires planear devidamente o resto da festa. Podes convidar muitas pessoas? Vais apenas convidar família e amigos próximos? Quantos amiguinhos da escola o aniversariante quer convidar? A minha miúda sempre foi muito seletiva e quando começamos a fazer festas fora e tentávamos que não ultrapassasse muito o número estabelecido para ela nunca foi problema. Já no caso do meu filhote se pudesse convidar todos os colegas da turma mais a turma da sala ao lado…
Planear a ementa
Cerca de um mês antes da data e se a festa for em casa, começo a pensar no que quero fazer de ementa. Acho que é a parte de que gosto mais 😍 Porque me dá oportunidade de fazer sobremesas e entradas que normalmente não faço. Dependendo do número de convidados e se são mais crianças ou mais adultos, vou decidindo se faço sobremesas mais elaboradas ou algo mais simples, como gelatinas e mini-pizzas.
Também deves tentar adaptar a tua ementa à altura do ano. É uma festa de verão? Faz sentido teres muitas bebidas frescas e sobremesas frias (um ano em que fiz a festa do meu pequeno em casa, estava tanto calor que as sobremesas iam derretendo todas…). A festa é no Inverno? Então, bolos e bebidas quentes são bem-vindos.
Outra questão a definir nesta altura, é o que vai ser feito em casa e o que vai ser encomendado. Vais encomendar o bolo de aniversário e os salgados, por exemplo? Começa a procurar fornecedores, analisa valores, escolhe o fornecedor e verifica a disponibilidade.
Escolher o tema da festa
Há muito tempo que as festas de criança têm quase todas um tema. Se no início eu levei muito à risca esta ideia, confesso que a fui deixando ir com o tempo. No 1º aniversário da minha miúda, o tema foi a Hello Kitty e o bolo, os guardanapos, os pratos, os copos,… Tudo era da Hello Kitty. Mas comecei a aperceber-me que os mais pequenos não ligavam muito a isso (bem, especialmente no 1º aniversário ahahahah). E com o tempo fui aligeirando esta questão e passei apenas a fazer o convite, umas bandeirolas e o bolo dentro do tema.
Escolher o bolo
Se ter um tema e um bolo que condigam é importante, cerca de um mês antes, deves começar a ver o bolo que gostavas e procurar quem o possa fazer. Durante muito tempo tive uma querida amiga que fazia os bolos de aniversário para os meus filhotes. Eram verdadeiras obras primas.
Entretanto, ela deixou de fazer os bolos e como os meus miúdos já estavam mais crescidos, optei por ser eu a fazer. São bolos simples, claro, mas são de acordo com o gosto deles. Quando querem decoração de acordo com o tema, faço uma imagem no Photoshop e depois vou à Docinho de Açúcar imprimir em papel de hóstia. Eles ficam todos contentes e eu também!
Convites
Cerca de 15 dias antes, começa a pensar nos convites. Com a temática já definida, será mais fácil comprares ou fazeres tu mesma os convites. Hoje em dia há uma panóplia grande de escolhas possíveis, desde o convite bastante simples ao super personalizado. Eu gosto muito de fazer este tipo de trabalhos e por isso, tenho sido eu a fazer os convites dos meus miúdos. Há muitos sites com material gratuito e que nos permite depois adaptar ao que queremos. No convite, deve estar bem definido o local, a hora de início e hora de fim e uma data para confirmar a presença. Na confirmação da presença, não te esqueças de perguntar se a criança tem alergias.
Brindes
Algo que deves decidir é se ofereces ou não brindes aos mais pequenos. Não sei quando se tornou hábito, mas a realidade é que está bastante enraizado no nosso país oferecer um pequeno brinde aos convidados no fim da festa. É uma maneira de agradecermos a presença e demonstrar que a valorizámos. Também aqui ter um orçamento definido é muito importante porque os brindes são apenas uma pequena lembrança, não é necessário exceder-nos. Se tivermos tempo e paciência podemos ser nós mesmas a fazer saquinhos quer com alguns doces, como com livrinhos e lápis para colorir, por exemplo. Podemos também decidir não avançar com esta ideia. Houve uma altura que os meus miúdos iam a festas quase todos os fins de semana e os sacos com doces acumulavam-se sem que eles lhe ligassem muito…
Lista de Compras
Se a festa for em casa, cerca de uma semana antes faço uma lista de tudo o que é necessário comprar. Vou rever as receitas de tudo o que decidi cozinhar e verifico se tenho todos os ingredientes, verifico também se é necessário comprar copos, pratos, talheres descartáveis (sobram sempre dos anos anteriores). Sem esquecer a vela de aniversário!
Orientar as preparações
Se a festa for fora de casa, é tudo mais fácil. Só temos de controlar as presenças e levar o aniversariante ao local. No entanto, se a festa for em casa, uns 3 dias antes deves definir o que vais começar por fazer. Vais fazer, por exemplo, gelatina? Podes fazer no dia anterior porque precisa de tempo para solidificar. Tal como podes fazer, outras sobremesas que necessitem de frio. O mesmo se aplica ao bolo de aniversário. Normalmente, faço-o no dia anterior e no próprio dia é só decorar. Se vires que tens muito para fazer pede ajuda. Há sempre um bom/boa amigo/a disposto a ajudar.
Aproveita a festa
Mesmo que seja uma pequena festa, envolve sempre muita preparação: a decoração, o bolo, as compras, o convite. Mas chegaste ao dia e já está tudo preparado. Então, respira fundo e aproveita a festa! Diverte-te com quem está presente.
Gostas de organizar festas de aniversário como eu? Ou preferes recorrer sempre a um serviço externo? Tens dicas para partilhar comigo de como organizar uma Festa de Aniversário para Crianças? Partilha comigo na caixa de comentários mais abaixo.
Dicas de Organização são algo que te interessa? Vê o artigo Ementa Semanal – Descomplica o teu dia-a-dia para organizares melhor as tuas refeições ou lê 11 Hábitos para uma Vida Mais Organizada para conseguires menos stress na tua rotina.
Até à próxima,
Irene