Sempre gostei de fazer listas, de escrever as tarefas que tenho para fazer e calendarizar tudo. Já tive agendas grandes, pequenas, físicas, digitais… Mas em nenhuma delas tive a possibilidade de personalização como existe num Bullet Journal.
O Bullet Journal é um método de organização que nasceu da necessidade de um rapaz americano (Ryder Carrol), com um grande deficit de atenção, quando entrou para a Universidade, se conseguir concentrar nas várias disciplinas . Carrol criou um sistema que lhe permitiu aumentar a produtividade e a capacidade de estar focado no importante.
Ultimamente, eu utilizava a agenda do telemóvel e um pequeno caderno. No entanto, este método não me estava a agradar. E, após ler alguns artigos sobre o assunto e ver exemplos espalhados pelas redes sociais, decidi tentar fazer o meu próprio Bullet Journal.
Por norma, os Bullet Journal são feitos em cadernos de páginas lisas, no entanto, decidi aproveitar uma grande quantidade de folhas coloridas que tenho cá em casa (e que os miúdos cada vez usam menos), cortei-as ao meio e comprei um dossier A5. E Voilá! Fiquei com um Bullet Journal só meu!
Vantagens do Bullet Journal em Dossier:
- maior flexibilidade
- grande possibilidade de personalização
- vários tipos de anotações
- criação dos espaços que necessitamos para cada secção
- mudança de layout a qualquer altura
- alteração da ordem das páginas
- rasgar a folha e deitar fora, quando os pequenos desenhos não saem bem (ahahahah!)
- dar largas à nossa imaginação na decoração dos títulos
Existe um conceito base do Bullet Journal, no entanto, o que é interessante é que podemos adaptar essa base para aquilo que realmente usamos ou realmente precisamos e depois é só dar largas à imaginação para conseguirmos organizar o nosso dia-a-dia!
Assim, no meu Bullet Journal (ou Bujo, como carinhosamente alguns lhe chamam) tenho na 1ª página o Índice e a Legenda com a definição dos símbolos que uso. Tenho depois o Future Log, que mais não é do que a visão dos meses futuros, onde podemos anotar tarefas ou eventos que com antecedência sabemos que irão acontecer. A seguir, tenho as páginas dos meses, ou Monthly Log, e o Daily Log, o registo diário das tarefas e eventos.
Criei também várias listas:
- Tarefas da Casa
- To Do (tarefas variadas)
- Lista de Prendas de Natal
- Periodicidade de Tarefas da Casa
- Lista de Supermercado
Inicialmente, as minhas folhas eram totalmente lisas, mas descobri que o pontilhado ajuda muito, principalmente, nos pequenos desenhos que gosto de fazer. Então, imprimi nas folhas que tenho o pontilhado e agora vai ficar tudo muito mais direitinho 🙂
Como vêm não é preciso muito material para começar no Bullet Journaling. É um conceito bastante flexível e podemos adaptar o material que temos por casa para iniciarmos esta ideia.
Boa organização!
5 comments