A mudança de estação, do Inverno para a Primavera, implica mudanças também nos nossos guarda-roupas. Se nos adultos pode ser fácil, principalmente, se se tiver espaço de arrumação suficiente em casa. Esta questão já não é tão linear quanto à roupa das crianças. Mesmo que o espaço não seja problema, as crianças crescem rapidamente e, de uma estação para a outra, há sempre a necessidade de atualizar a roupa. Com duas crianças, tenho alguma experiência de como preparar o guarda roupa dos mais pequenos nas mudanças de estação, mas também como o destralhar facilmente. Este artigo é exatamente sobre como destralhar o guarda-roupa das crianças.
Sem ter uma data definida para esta tarefa, começo a pensar no assunto quando o tempo mais agradável começa a surgir, que pode não coincidir, com a chegada da Primavera. Tento antecipar um pouco a tarefa para ter tempo de ir às compras, sem ser numa correria porque um deles precisa de t-shirts ou calções e já nada do ano anterior lhes serve. Tendo em conta que esta tarefa requer, em parte, a participação das crianças, tento escolher um dia e um horário que não coincida com sestas ou alturas do dia em que possam acusar mais cansaço. A idade dos meus filhos já não apresenta bem estes problemas, mas quando eram pequeninos tinha essa atenção. Então, como podes organizar e destralhar o guarda-roupa das crianças?
1- Reserva tempo na agenda para a tarefa
Define uma manhã ou uma tarde, sem outros compromissos, para analisares toda a roupa dos pequenos. Dependendo da quantidade de roupa que as tuas crianças tenham, esta poderá ser uma tarefa mais ou menos demorada. Convém teres mesmo um bloco de tempo livre para não o fazeres à pressa, mas também para não stressares os mais pequenos.
2 – Reúne toda a roupa
Na data escolhida, reúne toda a roupa da(s) criança(s): a da estação que está a acabar e a da estação que está a chegar (se tiveres roupa guardada de irmãos ou que amigos te passaram). Aviso que pode ser um processo um pouco caótico, especialmente se tiverem muitas peças de roupa. Mas será mais fácil teres tudo à vista e fazer a tarefa toda de uma vez. Se ficar roupa por verificar, podes pensar que determinada roupa ainda serve e ser o contrário. Como disse mais acima, convém que neste processo tenhas os pequenos por perto e que eles estejam bem-dispostos.
3 – Analisa as várias peças
Depois de teres a roupa toda junta, começa a verificar tudo: o que serve, o que está assim-assim, o que já não é possível guardar para o ano. Se a criança for muito pequena e se o vestir-despir de cada peça se tornar cansativo, podes ver o tamanho por uma peça que já saibas que está no tamanho certo. Torna tudo mais fácil e requer menos colaboração dos miúdos.
4 – Organiza tudo e divide
Ao mesmo tempo que analisas a roupa, vai logo colocando em montes diferentes: o que vais dar, o que vais guardar ainda para o ano que vem ou o que vai passar para um irmão mais novo ou filho de algum amigo. A arrumação a seguir será mais eficaz, sendo que costumo colocar a roupa que fica para o ano seguinte em caixas do Ikea, com a indicação da estação do ano e o tamanho respetivo.
5 – Revê a condição em que as peças de roupa estão
Mesmo que as roupas ainda sirvam ou possam ser para dar, há sempre que verificar em que condições estão. Têm todos os botões? Têm algum rasgo? Estes pequenos problemas podem ser de fácil resolução, se te ajeitas faz logo para não ficar esquecido e na hora de vestir estar com problemas.
6 – Mantem à mão peças de manga comprida
Destralha, mas não tudo. Não te esqueças que a Primavera é uma estação instável e há sempre dias mais frescos e de chuva, tal como as noites ainda são frias. Deixa à mão alguma roupa ainda de manga comprida e um ou outro casaco, que não seja demasiado quente.
7 – Não sejas sentimental
Todas as peças que não servirem, dá ou guarda, para um irmão mais novo. Mas, se não for o caso, não guardes só por ter um significado sentimental. Eu sei que, principalmente, quando os nossos filhos são mais pequenos, há muitas peças que ganham um significo diferente, no entanto, não nos podemos esquecer que o espaço das casas é limitado. Se queres mesmo guardar algumas peças, guarda aquelas mais importantes e tenta que não sejam em grande número.
Dica:
Algo que faço há algum tempo, é ter um sítio para ir colocando a roupa que deixa de servir a meio da estação. Imagina, por exemplo, uma peça que ainda serve mais ou menos quando começa a primavera, mas como já era da estação anterior, entretanto deixa de servir. Em vez de a voltar a arrumar na gaveta, vai logo para o sítio que designei, não criando confusão nem ocupando espaço. Faz também com que esta altura de trocas de roupa seja mais rápida. O destralhe vai sendo feito à medida que as peças deixam de servir.
Como lidar com a roupa que te é passada?
Tive sorte de ter amigas com filhos mais velhos do que os meus e que muitas vezes passavam a roupa que já não servia aos filhos. Mas a boa vontade dos amigos, pode tornar-se numa situação complicada, se não tivermos muito espaço em casa. Em vez de guardares tudo sem distinção, analisa logo a roupa. Vê o que serve e o que não serve, o que gostas e o que não gostas. Se não gostas de algumas peças, coloca logo num saco e passa a outra amiga ou doa a alguma instituição.
Pronta para destralhar o gaurda-roupa da(s) tua(s) criança(s)? Se sentes que o teu filho tem demasiada roupa, o que leva a muita roupa para levar e mais trabalho para ti? Vê Como criar um guarda-roupa cápsula e manter a quantidade de roupa limitada.
Vê ainda 12 dicas – Prepara o Guarda-Roupa para a Mudança de Estação e Roupa bem dobrada, gaveta bem arrumada para organizares a tua roupa.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤