O início da manhã pode não ser a melhor altura do dia, principalmente, quando temos crianças pequenas. As minhas crianças já estão a chegar a idades em que estão quase em auto-gestão, precisam apenas de pequenos incentivos para fazer as tarefas matinais. Mas sei bem como eram stressantes as manhãs antes de sair de casa quando eles eram mais pequeninos. Para deixar de me descabelar logo ao início da manhã, criei estratégias de como organizar as manhãs e foi adaptando-as às nossas necessidades. Hoje em dia, as manhãs são bem mais calmas e organizadas.
A chave para manhãs mais calmas é a antecipação. Senão queremos levantar-nos demasiado cedo ou andar a correr para acudir a todos os fogos, então temos de antecipar e pensar em todos os passos que temos de dar de manhã. Escolher a roupa e deixar o máximo dos pequenos-almoços preparados na noite anterior é algo que faço há muitos anos.
Houve uma altura, quando os meus miúdos eram bem pequenos, e era eu que levava os dois à creche, em que cheguei a deixar a roupa escolhida e colocada em cabides ao domingo à noite para o resto da semana. E colocava a papa/cereais em caixinhas individuais com a quantidade que comiam. Facilitava tanto a minha vida durante a semana que nem imaginam… Nem que fosse por saber, quando me levantava, que tinha as coisas orientadas. Entretanto, eles cresceram, as necessidades e problemáticas matinais são outras e já não aplico essa estratégia. Mas durante algum tempo foi mesmo o melhor que fiz para a minha saúde mental.
Para que não te sintas esgotada logo pela manhã, deixo-te algumas ideias de como organizar as manhãs.
11 Ideias para organizar as manhãs
Escolher a tua roupa e a das crianças na noite anterior
É tão mais fácil pegar na roupa e dirigir-me à casa de banho, do que logo pela manhã, ainda ter de ver o que vou vestir. Faço isto há anos e é um hábito tão enraizado que até nas férias o faço. O facto de ter a roupa das crianças já escolhida também ajuda a evitar possíveis birras, especialmente se elas participarem na noite anterior na escolha.
Deixar tudo preparado para os pequenos-almoços
Deixa tudo, o que for possível, preparado na bancada da cozinha para que no dia seguinte seja mais fácil. Como diriam os cozinheiros, deixa o mise-en-place feito. Se o pequeno-almoço vai ser cereais para os miúdos e papas de aveia (podem ver a receita aqui) para mim, deixo na noite anterior na bancada as taças com os cereais e a aveia e canela. Na manhã seguinte é só acrescentar o líquido respetivo e levar ao micro-ondas. Bebes café? Deixa já a chávena e o prato junto à máquina do café.
Pequenos-almoços definidos
Outro truque para organizar as manhãs, é ter os pequenos almoços definidos. Tal como com a roupa, o ideal é que o pequeno-almoço já esteja definido para que na altura de irem comer haja menos probabilidade de os pequenos fazerem fita. Aqui em casa, alguns dias são dias de cereais, outros são de pão e outros de ovos mexidos. Se, inicialmente, ainda reclamavam porque preferiam os cereais, hoje em dia já sabem que às 3ªfeiras e 6ª feira vão comer pão e não há reclamações. Há um mastigar mais lento, mas isso já é outra história…
Mochilas e mala prontas à porta
Assim que os trabalhos de casa são feitos e depois de verificado se têm tudo o que é necessário, as mochilas são colocadas na entrada da casa. No dia seguinte é só pegar nelas na hora da saída. Sem stresses, sem “Ai que me esqueci do livro” ou “Ai, que ainda tenho de pegar a mochila que está no quarto”.
Mudas frequentemente de mala? Deixa-na já escolhida e com tudo o que necessitas, na noite anterior, e também já à entrada de casa. Quando vou correr de manhã, levo uma mochila pequena, mas nos outros dias, vou mudando de mala. Para que não haja esquecimentos, na noite anterior, preparo a mala ou mochila com tudo o que preciso.
Levanta-te mais cedo e arranja-te primeiro
Se há algo que aprendi nestes anos com filhos é que nós também precisamos do nosso tempo. E de manhã conseguimo-lo, levantando-nos mais cedo. Pode custar um pouco, mas, na realidade, habituamo-nos. Eu acordo cerca de 25 minutos antes de os acordar, arranjo-me e vou tratar dos pequenos-almoços e lancheiras. Quando está tudo quase pronto, é a hora de os acordar. Sem o stress de os vestir, enquanto as torradas estão na torradeira ou os cereais estão a aquecer.
Contabiliza o tempo que necessitas
Se não tens noção do tempo que precisas, contabilize-o. Desde que te levantas até à chegada à escola, quanto tempo demoras? Dá mais alguns minutos de folga, porque imprevistos podem sempre acontecer e já sabes a janela de tempo que precisa.
Dêem-lhes tempo
Acorda as crianças com tempo para que possam fazer as coisas ao seu ritmo. As crianças têm o seu ritmo e temos de o respeitar. É claro que podemos apressar as coisas, mas se estivermos a acordá-los demasiado perto da hora de sair de casa, a manhã não vai resultar bem nem para os pais nem para as crianças.
Verifica as tarefas do dia seguinte
Antecipação é mais uma vez a palavra-chave. Para saber como vai correr o dia seguinte, na noite anterior, vê as tarefas que tens agendadas. É dia de compras? É dia de ir buscar os miúdos a alguma atividade? Tens de preparar os sacos da natação ou do futebol?
Prepara a marmita
Almoças fora de casa e levam marmita? Deixa a marmita o mais preparada possível. Nesta altura, estou em teletrabalho e almoço em casa. Mas, durante muitos anos, levei marmita para o escritório. Deixava sempre a lancheira já com os talheres e fruta dentro e no frigorífico a caixa de comida. No outro dia de manhã, era só colocar a barra de gelo e a caixa. E a marmita estava pronta.
Atrasa o despertador 5 minutos
Gostas de ficar mais 5 minutinhos na cama quando o despertador toca? Eu também. Então, coloca o despertador 5 minutos mais cedo do que se deveriam levantar e coloca outro alarme para a hora certa. Assim, mesmo que adormeças o segundo despertador vai acordar-te.
Antecipa o jantar
Ao preparar o pequeno-almoço, aproveita e vê o que vai ser o almoço e/ou jantar. Precisas de descongelar comida? Aproveita esta altura em que estás na cozinha para isso.
Espero que com estas ideias de como organizar as manhãs, estas se tornem numa altura mais fluída e pacífica do dia.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
2 comments