O período entre o Natal e meio de Fevereiro é um período complicado cá por casa para manter a alimentação correta e saudável. Chamemos-lhe os “Três Meses Terríveis”. Primeiro, o Natal com todas as suas tentações, depois o Fim de Ano e, logo de seguida, os meus anos. No mês seguinte, temos o Dia dos Namorados e os anos da minha filhota… Por mais que se tente fugir às calorias e ao açúcar torna-se difícil. Ainda para mais o açúcar é viciante e quanto mais ingerimos, mais o nosso organismo quer. Assim, agora que passaram todas essas datas, estou a precisar mesmo de algo para ajudar a manter o foco. Por isso, decidi experimentar este Batido de Maçã e Espinafres.
Gosto muito de batidos, principalmente, para beber ao pequeno-almoço ou a seguir ao exercício físico. O meu preferido é, sem dúvida, o Batido de Frutos Vermelhos, mas também gosto muito do Smoothie de Laranja e Mirtilo e do Smoothie de Ananás, Pepino, Salsa e Limão. Os batidos têm a vantagem de serem muito fáceis e rápidos de preparar e conseguimos ingerir muitos nutrientes de uma só vez.
Além disso, podemos dar asas à nossa imaginação e fazer as misturas que mais gostarmos ou com os ingredientes que tivermos disponíveis em casa. Para fazer um bom batido, devemos ter uma base líquida, uma fonte de fibra (presente nas frutas e legumes), de hidratos de carbono complexos (aveia, quinoa, amaranto, por exemplo), proteína (sementes de linhaça, por exemplo) e gordura (mas da saudável, como manteiga de amendoim).
Assim sendo, o ideal será termos cerca de 25% de proteínas, 40 a 50% de gordura saudável e 25% de carbohidratos à base de plantas, segundo um artigo do site do Dr.Sears.com. Claro que podemos nem sempre incluir um grupo ou outro, depende um pouco se o batido é para substituir uma refeição na íntegra ou para acompanhar algo mais ao pequeno-almoço.
Sugestões para a composição de um batido
Base Líquida
- Leite ou Bebidas Vegetais
- Água de Coco
- Chá ou Infusões
- Água
- Sumos Naturais
Gordura Saudável
- Manteiga de Amendoim (ou outra oleaginosa ou semente)
- Abacate
- Óleo de Coco
- Óleo de Linhaça
Proteína Saudável
- Iogurte Grego
- Manteiga de Amendoim (ou outra oleaginosa ou semente)
- Sementes de Chia ou Linhaça
- Proteína em pó
- Clara de ovo
Fruta e Vegetais (podes combinar mais do que um)
- Frutos Silvestres
- Banana
- Abacate
- Ananás
- Maçã
- Manga
- Meloa, Melão
- Papaia
- Pêssegos
- Pêra
- Uvas
- Espinafres
- Pepino
- Salsa
- Alface
- Couve, Nabiças
Para sabor e nutrientes extra
- Cacau
- Canela
- Gengibre
- Sementes Variadas (papoila, de sésamo, girassol, cânhamo, chia)
- Coco ralado
- Figos
- Menta
- Limão ou Lima
- Frutos Secos
Na receita que hoje te deixo, conseguimos encontrar hidratos de carbono complexos na aveia, fibra na maçã e nos espinafres, proteína na bebida de soja, além de nutrientes extra nas sementes! Com este batido, de certeza, que vais aumentar a tua energia e vitalidade!
Os Ingredientes
Para este batido de maçã e espinafres, vais precisar de 1 maçã média a grande, cerca de 6 folhas de espinafres (não, não precisas do saco todo que aparece na foto 😁), 3 colheres de sopa de flocos de aveia e sementes. Neste caso, escolhi sementes de papoila e sementes de sésamo.
A Preparação
Fazer um batido é fácil, fácil. Neste caso, só precisas de lavar e cortar em pedaços a maçã e colocar no liquidificador. Em seguida, lava as folhas de espinafres e junta à maçã. Acrescenta também a bebida de soja, a aveia e as sementes. Com todos os ingredientes juntos, só precisas de colocar a liquidificadora a trabalhar e misturar tudo muito bem. Se vires que o batido está demasiado espesso, basta acrescentar mais bebida de soja até ficar com a consistência que desejas. Por fim, se gostas dos batidos fresquinhos, podes acrescentar uma ou duas pedras de gelo. Bebe logo de seguida!
Batido de Maçã e Espinafres
Ingredientes
- 125 ml bebida de soja ou outra bebida vegetal a gosto
- 3 col. de sopa de flocos de aveia finos
- 6 folhas de espinafres
- 1 maçã grande
- sementes variadas
Preparação
- Lavar as folhas de espinafres e colocar no liquidificador.
- Cortar a maçã em pedaços pequenos e acrescentar aos espinafres.
- Juntar os restantes ingredientes no liquidificador e misturar bem.
- Se necessário, acrescentar mais bebida de soja.
- Acrescentar uma pedra de gelo e misturar novamente, caso gostes do batido fresquinho.
Gostas de batidos, como eu? Então, não te esqueças que os devemos consumir quase logo a seguir a ser feito. Mas, se os acondicionarmos bem, podemos fazê-lo de manhã e levá-lo para o trabalho. Deves apenas escolher uma garrafa ou frasco de vidro (de preferência escuro para não entrar luz) e deves fechar bem e evitar que entre ar no recipiente para a bebida não oxidar.
Durante algum tempo, ia ao ginásio de manhã bem cedo e ia trabalhar para Lisboa a seguir. Aproveitava a viagem de comboio para tomar o pequeno-almoço, que era sempre um batido e um pão de cereais 😀
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤