Se há doce de Natal que gostamos de fazer cá em casa é as bolachas de Natal. Ao longo dos anos, já experimentei várias receitas, umas com mais ingredientes, outras com menos e umas ficaram melhores do que as outras. Acabei por adaptar esta receita, que vos trago hoje, por não ter ovo e, assim, ser possível oferecer as bolachinhas sem ter o problema de alguém ser alérgico ao ovo.
Nem sempre os meus miúdos querem colaborar na cozinha, mas se lhes digo que está na altura de fazer as bolachas de Natal, eles saltam logo do sofá e vêem para a cozinha comigo. Tanto gostam de escolher as formas, como depois decorar as bolachas. Faz sempre parte das nossas atividades do Calendário do Advento.
Há verdadeiras artistas na arte de decorar bolachas. Nós por cá, somos mais simples e gostamos de decorar com pintarolas. Este ano, descobri umas decorações engraçadas na Tiger, mas mesmo, assim, os miúdos preferiram as pintarolas.
Os Ingredientes
Estas bolachinhas, não precisam de muitos ingredientes. Para a massa, apenas precisas de 250 gr. de farinha, 120 gr. de açúcar, 70 ml de leite, 150 gr. de manteiga e 1 colher de chá de essência de baunilha (ou um bocadinho mais se gostares muito de baunilha😉) .
Na decoração, podes escolher o que mais gostares. Podes fazer uma pasta com açúcar em pó, clara de ovo e limão e corante da cor que preferires ou optar por algo mais simples como eu e decorar com pintarolas e decorações em açúcar.
A Preparação
Primeiramente, amolece a manteiga, sem a deixar demasiado derretida (uns segundinhos no micro-ondas). De seguida, numa taça, junta a manteiga com o açúcar. Aos poucos, vai adicionando a farinha e o leite. Por último, acrescenta a essência de baunilha.
Em seguida, mistura bem, primeiro com uma colher de pau e, depois, quando a massa já estiver mais homógenea, mistura com as mãos.
Coloca um pouco de farinha na bancada da cozinha ou noutra superfície, e amassa bem a massa. De seguida, envolve a massa em película aderente e leva ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
Logo que a massa esteja mais consistente, retira do frigorífico e volta a colocar a massa na bancada da cozinha, novamente com farinha espalhada. Estende a massa com a ajuda do rolo da massa. Escolhe os cortadores que pretendes, corta a massa e coloca as bolachas num tabuleiro de ir ao forno.
Decora com as pintarolas ou outras decorações a gosto e leva ao forno a 190º durante 10 minutos.
Por fim, retira do forno, deixa arrefecer e depois é só comer 😁
Bolachas de Natal
Utensílios
- cortadores de bolachas
- rolo da massa
Ingredientes
- 250 gr. de farinha
- 120 gr. de açúcar
- 70 ml. de leite
- 150 gr. de manteiga
- 1 col. de chá de essência de baunilha
- decorações
Preparação
- Começa por amolecer a manteiga. Numa taça, junta a manteiga ao açúcar.
- Aos poucos, adicionada a farinha e, a seguir, o leite também devagarinho. Por último acrescenta a essência de baunilha.
- Mexe bem com uma colher de pau. Quando a massa começar a ficar homogénea, amassa com as mãos.
- Entretanto, espalha farinha numa superfície lisa e termina de amassar a massa aí.
- Envolve a massa em película aderente e leva ao frigorífico, pelo menos durante 30 minutos, para a massa ganhar consistência.
- Volta a espalhar farinha na superfície e com a ajuda de um rolo da massa, estica a massa.
- Escolhe os cortadores que pretendes, corta a massa e coloca as bolachas num tabuleiro de ir ao forno.
- Decora com pintarolas ou outras decorações ao teu gosto e leva ao forno, pré-aquecido a 190º, cerca de 10 minutos.
- Retira do forno e deixa arrefecer.
Notas
- A massa rendeu cerca de 35 bolachinhas, mas depende do tamanho dos cortadores que escolhemos.
- Encontras facilmente este tipo de cortadores para bolachas. Este ano, já vi à venda na Tiger e no E. Leclerc.
Também costumas fazes bolachas de Natal? Qual a receita que utilizas? Deixa comentário, na caixa de comentários mais abaixo.
Já tens todos os presentes comprados? Se precisares de ideias, vê o artigo: Sugestões de Prendas de Natal. Andas às voltas com todas as tarefas natalícias? Vê o vídeo sobre o Kit Natal sem Stress, de certeza que te ajuda na organização do teu natal.
Até à próxima,
Irene